sexta-feira, 1 de junho de 2012

Mercado Imobiliário de Goiânia: Apartamentos de 2 quartos.

Preço baixo e facilidade na hora da compra fazem do
 dois quartos o mais vendido.


                               Os imóveis com dois dormitórios representam a maioria dos lançamentos imobiliários na capital goiana. A maior participação desse segmento se deve às facilidades oferecidas na hora da compra – como, por exemplo, o programa Minha Casa, Minha Vida –, que favorecem os recém-casados e os jovens em busca do primeiro imóvel. Só em 2011, foram vendidas 6.168 unidades, representando um crescimento de 187% em relação a 2007.


                                O preço dos apartamentos também é de grande peso na hora da decisão por esse tipo de imóvel. O preço médio do m² nos dois quartos é 23% menor em relação aos imóveis com um dormitório. O valor, entre 2007 e 2011, porém, sofreu uma valorização de 62%.

A grande diferença entre o valor mínimo e o máximo do m² nessa categoria mostra que os apartamentos de dois dormitórios atendem a todo tipo de necessidade. A variação chega a 291%.


                A localização é sempre um fator muito importante na hora da escolha do apartamento. Mas no caso do dois quartos,  a pesquisa ADEMI/Grupom mostra que não existem bairros de preferência entre os compradores. Entre os quatro com maior participação nas vendas, estão setores considerados distantes dos chamados “bairros nobres” de Goiânia.


Localização dos bairros com maior representação nas vendas em 2011 (Clique para ver maior)

                Quando se trata da área privativa, os apartamentos de tamanho médio (até 75m²) são os mais escolhidos. Entre 2010 e 2011, houve um aumento de 17% no número de aquisições desses apartamentos, enquanto os de área maior que 76m² não tiveram aumento significativo nas vendas.
                O programa “Minha Casa, Minha Vida” pode ser considerado uma das principais causas desse aumento nas vendas. Criado para diminuir o déficit habitacional, o programa oferece um subsídio na compra de imóveis, de acordo com a renda familiar do comprador.  Tal subsídio auxilia as famílias de classe média na aquisição de imóveis novos e explica o crescimento da porcentagem de apartamentos vendidos.



A pesquisa Ademi/Grupom mostra as imobiliárias com maior participação na venda dos imóveis de dois quartos:



                 O gráfico mostra claramente que a expansão das vendas desse tipo de imóvel gerou pulverização nessa vertente do mercado. Isso pode trazer benefícios aos compradores de apartamentos, já que a pulverização estimula a competitividade entre as empresas.

Leia também: Mercado Imobiliário de Goiânia e os Apartamentos de 1 quarto.

Camila Teles

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