quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Eleições 2012: Senador Canedo

Camila Teles


                Foi divulgada a primeira rodada da pesquisa Rádio 730am/Grupom com dados de Senador Canedo, que vai avaliar a intenção de voto nas eleições para prefeito que vão acontecer em outubro.
Foi perguntado aos entrevistados se, caso a eleição fosse hoje, em quem votariam para prefeito de Senador Canedo. No levantamento espontâneo (quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor), os eleitores que não avaliaram foram maioria, com 37,5% dos votos. Em relação aos candidatos, Misael ficou à frente das intenções, com 35,2%. O número de eleitores que pretendem votar em branco/nulo é muito baixo, diferente do que aconteceu em outras pesquisas de intenção feitas pela Grupom em Goiás.

                No levantamento estimulado (quando é apresentado ao eleitor um leque com as quatro opções de candidato), Misael saiu à frente com 41,3% dos votos, seguido por Franco Martins, com 21,9%. Itamar agora aparece, mas com um número de intenções pouco significativo.



                Entre os eleitores, não houveram diferenças significativas entre homens e mulheres nas intenções do voto em candidatos. As mulheres, porém, se mostraram mais indecisas que os homens: enquanto 28,6% delas não avaliou, 16,7% deles não o fizeram.

           

SENTIMENTO DOS ELEITORES

                Em relação ao atual prefeito, Dr. Tulio (que não é candidato à reeleição), a maioria dos eleitores entrevistados avaliaram positivamente o prefeito: 68,7% disseram se sentir satisfeitos, compreensivos ou confiantes. Quando foi pedido que dessem uma nota de 1 a 10, também neste caso a maioria votou positivamente: 70,3% deram nota acima de 6. A média total foi de 6,6.


               

                Ao avaliar o governador Marconi Perillo, os eleitores de Senador Canedo votaram, em maioria, nos índices de decepção, rejeição e desconfiança: 62% dos eleitores. Em relação à nota, 57,3% deram nota abaixo de 6 para o administrador federal.  A média geral foi de 4,9.

                 Em relação à presidente Dilma Rousseff, a maioria dos eleitores fizeram avaliações positivas: 75% dos eleitores, tendo a maioria deles (47% de todos os entrevistados) escolhido o sentimento de “satisfação” para descrever o sentimento em relação à Presidente. Quando pedidos para dar a nota à administração da presidente, 76% deram nota acima de 6. A média geral foi de 7,4.



                A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 9 de setembro de 2012. Foram entrevistados 421 eleitores divididos em 43 bairros de Senador Canedo. A pesquisa está registrada sob protocolo de número: 00187/2012 de 05/09/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário