sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Eleições 2012: Regionalização das intenções de voto para a Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Camila Teles


Contratada pela Rádio 730 am, a Grupom tem feito uma série de pesquisas para avaliar o nível de aprovação dos eleitores em relação aos candidatos. Ainda nesta semana, foi divulgada a primeira rodada da pesquisa trazendo resultado para Aparecida de Goiânia. Além de avaliar as intenções de voto, o estudo também buscou estratificar os resultados de acordo com o perfil dos entrevistados, dividindo-os em sexo, região, acesso à internet, etc. A pesquisa foi registrada sob o Protocolo de número 00111/2012 de 16/08/2012.

REGIÕES DE APARECIDA DE GOIÂNIA
                A primeira rodada da pesquisa foi realizada em 112 bairros da capital, divididos entre leste, oeste, norte e sul. Esta divisão visa atender o princípio estatístico da significância dos dados e não é equivalente à regionalização oficial da cidade. Os candidatos estão ordenados de acordo com o resultado da pesquisa espontânea.

Maguito Vilela
                O atual prefeito de Aparecida aparece à frente no levantamento espontâneo, com 27,2% das intenções dos entrevistados. Em se tratando da regionalização, os dados mostram que os eleitores de Maguito estão bem equilibrados em todas as regiões, não havendo diferença significativa entre os números aferidos – pouco menos de seis pontos percentuais entre a região com mais intenções (sul) e a com menos (norte).

 
 
No levantamento estimulado, a situação pouco mudou. Os números aumentaram, mas a diferença entre eles continua pequena. Neste caso, porém, as regiões sul e leste (com maior número de intenções para Maguito) abriram vantagem maior sobre as outras, mantendo aproximadamente 10 pontos percentuais acima da com menos intenções (região norte).

 

Ademir Menezes
                O candidato do PSD, Ademir Menezes, ficou em segundo lugar no levantamento espontâneo, com 17,6% das intenções. Neste caso, a região que mais se destacou com intenções de voto foi o oeste de Aparecida, com 22,2%. Assim como no caso do atual prefeito, as diferenças entre os números foram pequenas. Entre o oeste e o leste (menor número de intenções), houve diferença de 10 pontos percentuais.


                No levantamento estimulado, a diferença percentual fica ainda menor. O oeste continua como a região com mais intenções para Maguito e o leste, a região com menos. A diferença entre eles agora é de aproximadamente 4 pontos percentuais.


Outros Candidatos
                Como os candidatos Tanner de Melo, Bernardo Bispo e Alberico obtiveram, juntos, menos de 3% nos levantamentos espontâneo e estimulado, os números não foram tratados neste texto. 

Estratificação
                A pesquisa mostrou que a região norte de Aparecida de Goiânia tem a maioria dos eleitores que pretendem votar em branco/nulo (9,2%) e também um grande número de eleitores indecisos (39,3% que não avaliaram os candidatos). Em contrapartida, a região é a com menos eleitores desinformados: somente 8,1% não souberam quem são os candidatos prefeitáveis.

                Os mais indecisos e desinformados se encontram na região leste: 39,8% não avaliaram e 18,7% não souberam dizer quem são os candidatos. A região oeste foi a que registrou os menores níveis de anulação do voto: somente 0,6% dos eleitores que disseram pretender votar em branco/nulo estavam na região.


 
                No levantamento estimulado, a maioria dos eleitores indecisos estava na região oeste: 25,6%. Em contrapartida, somente 6,1% dos eleitores que pretendem votar em branco/nulo estavam na mesma região. Os dados mostram que a maioria dos que pretendem anular o voto estavam na região norte, assim como no levantamento espontâneo.

 

                Os dados para esta estratificação foram baseados na primeira rodada da pesquisa 730 am / Grupom relativa a Aparecida de Goiânia. Foram entrevistados 621 eleitores e a margem de erro é de 3,9%. Continue acompanhando o Blog Grupom para mais detalhes desta pesquisa.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Eleições 2012: Aparecida de Goiânia


Foi divulgada a primeira rodada da pesquisa Rádio 730am/Grupom envolvendo Aparecida de Goiânia, que tem como objetivo avaliar a intenção de voto nas eleições para prefeito que vão acontecer em outubro.
Aos entrevistados foi perguntado se, caso a eleição fosse hoje, em quem votariam para prefeito de Aparecida. No levantamento espontâneo (quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor), o atual prefeito, Maguito Vilela, aparece à frente das intenções, com 27,2%, seguido por Ademir Menezes, com 17,6%. Os outros candidatos aparecem com poucas intenções de votos: 1,3% no total. O número de entrevistados que não sabem quem são os candidatos é relativamente baixo: 12,2%, enquanto o número daqueles que pretendem votar em branco/nulo é ainda menor: 3,9%.






Entre os entrevistados, as mulheres se mostraram as que mais desinformadas: aquelas que não sabem quem são os candidatos e as que não avaliaram somam 60,4%. O índice masculino no mesmo caso foi menor: 38,9%. Em relação às intenções por candidatos, não houveram diferenças significativas entre homens e mulheres.




No levantamento estimulado (quando é mostrado ao eleitor as opções de candidatos), Maguito Vilela e Ademir Menezes continuam à frente das intenções, com 38,2% e 28%, respectivamente. Quanto aos outros candidatos, não houveram mudanças significativas. O número de indecisos caiu para 17,9%. O que mais chama atenção são os números relativos aos eleitores que pretendem votar nulo: dos 3,9% do levantamento espontâneo, subiu para 13% - aproximadamente quatro vezes maior.





Na estratificação por sexo do levantamento estimulado, os números se aproximaram: o número de mulheres indecisas continua maior (22% delas, contra 13,4% deles), mas a diferença agora já não é tão gritante. A quantidade de mulheres que pretendem votar em branco/nulo, continua a mesma, enquanto a de homens subiu de 9,7% para 11,4%.

Os dados coletados mostram que, até o momento, Maguito Vilela tem a dianteira nas intenções. O fato, porém, não deixa clara a vitória do candidato – os números de Ademir Menezes se aproximam dos do atual prefeito, deixando espaço para diversas possibilidades.

A pesquisa, classificada como quantitativa descritiva, foi realizada em 112 bairros de Aparecida de Goiânia e ouviu, entre 18 e 21 de agosto deste ano, 621 eleitores. Apresenta margem de erro de 3,9%. Registro da pesquisa: Protocolo número 00111/2012 de 16/08/2012.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Eleições 2012: Sentimentos em relação à Presidente

Camila Teles


Concluindo a primeira rodada de pesquisas sobre as Eleições , a Grupom buscou avaliar o sentimento dos eleitores em relação à administração do prefeito, governador e, agora, da presidente. Os dados são baseados na primeira rodada da pesquisa Radio730am / Grupom, realizada entre 21 a 24 de julho em Goiânia, quando 621 pessoas foram entrevistadas. A pesquisa foi registrada sob protocolo número: 00079/2012 de 21/07/2012.

SENTIMENTO DA PRESIDENTE

                Do mesmo modo como aconteceu nas pesquisas de sentimento do Prefeito e sentimento do Governador, os entrevistados tiveram que responder qual o sentimento deles em relação à presidente Dilma Rousseff. Os critérios de avaliação foram os mesmos utilizados para avaliar os outros administradores: satisfação, confiança, compreensão, rejeição e decepção. Também foi perguntado aos eleitores que nota dariam para a administração de presidente.
                No geral, a presidente Dilma teve os maiores índices positivos entre os administradores avaliados: 73,2% disseram estar satisfeitos, confiantes ou compreensivos em relação à presidente. Entre os 26,8% que avaliaram Dilma negativamente, somente 5,5% mostraram rejeição.

                As notas dadas à presidente também foram em maioria positivas: 72,2% dos entrevistados deram notas acima de 6. A média geral foi 6,9, nota maior que a dos dois administradores avaliados anteriormente (5,7 para o prefeito e 4,4 para o governador).




Sentimento da Presidente x Eleitor por candidato
                Na relação de eleitores por candidatos, as avaliações se mostraram mais positivas que negativas: os níveis de satisfação, confiança e compreensão são maiores que os de decepção, rejeição e desconfiança em todos os casos, inclusive entre os que rejeitam todos os candidatos à prefeitura.
                Ainda não foi divulgado qual dos candidatos terá o apoio da Presidente nas campanhas. Mesmo assim, a popularidade de Dilma Rousseff tem sido explorada por Paulo Garcia, Isaura Lemos e Jovair Arantes – cada um afirmando ser o escolhido pela Presidente. De qualquer forma, tais boatos não têm gerado resultados significativos nas avaliações feitas pelos eleitores. Independentemente de quem seja o apoiado pela Presidente, os eleitores de todos os candidatos fizeram avaliações positivas da administradora Federal, principalmente quando se trata do sentimento de “satisfação”.



Com o começo da propaganda eleitoral na TV e no Rádio e também da divulgação do apoiado pela Presidente, a situação pode mudar para os candidatos. Já os índices de Dilma devem continuar altos, considerando o histórico de popularidade da Presidente.
                Não deixe de acompanhar o blog para mais informações sobre as Eleições 2012. Confira também as avaliações dos sentimentos dos eleitores pelo Prefeito aqui e pelo Governador, aqui.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Eleições 2012: Sentimentos em relação ao Governador

Camila Teles


Baseando-se nos dados da primeira rodada da pesquisa Radio730am / Grupom, a Grupom buscou avaliar o sentimento dos eleitores em relação à administração do prefeito, governador e presidente. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 a 24 de julho em Goiânia, e 621 pessoas foram entrevistadas. A pesquisa foi registrada sob protocolo número: 00079/2012 de 21/07/2012.

SENTIMENTO DO GOVERNADOR
Seguindo o mesmo padrão da pesquisa de sentimento do Prefeito, foi perguntado aos entrevistados qual o sentimento em relação ao Governador Marconi Perillo. Os critérios foram avaliados segundo os níveis de satisfação, confiança, compreensão, rejeição e decepção. Além disso, os entrevistados deram uma nota de 1 a 10 para a administração do governador.
                Os sentimentos dos eleitores que envolvem o governador de Goiás são, em maioria, negativos: 74,4% dos entrevistados – tal número representa aproximadamente 624mil eleitores goianienses. Confira o detalhamento da avaliação do sentimento em relação ao Governador no gráfico.



Ao darem uma nota, entre 1 e 10, para o governador, os entrevistados também avaliaram negativamente: 65,9% deram notas abaixo de seis. A média geral foi a menor entre os executivos avaliados (prefeito, governador e presidente): 4,4.




Sentimento do Governador x Eleitor por candidato
                Na relação dos eleitores por candidato, o que mais chama atenção é o fato de que os entrevistados que disseram pretender votar em Paulo Garcia são os que têm sentimentos mais negativos em relação ao governador: 20,2% dos entrevistados – porcentagem maior que a de eleitores que rejeitam todos os candidatos a prefeito ou pretendem votar em branco/nulo (18,6%).
                Os eleitores de Jovair Arantes, do PTB, que foi escolhido como candidato da base do governador, avaliaram Marconi Perillo com mais sentimentos negativos que positivos: 4,3% entre decepção, rejeição e desconfiança, contra 2,6% entre satisfação, confiança e compreensão.
                O mesmo aconteceu com os eleitores dos outros candidatos: em todos os casos, as avaliações negativas superaram as positivas. Sobre os índices negativos, entre as avaliações de eleitores por candidato x sentimento do governador, a rejeição foi a menos citada em todos os casos.


Até o momento, o apoio do governador aos candidatos não tem representado um fator determinante na escolha por quem votar. Mesmo assim, os números são significativos: apesar das eleições deste ano não envolverem a escolha pelo governador, a situação pode indicar problemas nas eleições de 2014.
                Continue acompanhando o blog para mais informações sobre as Eleições 2012, além da próxima rodada de avaliações sobre os sentimentos dos eleitores pelos atuais administradores do município, do estado e do país.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Eleições 2012: Sentimentos em relação ao Prefeito

Camila Teles

Dando seguimento às pesquisas relacionadas às eleições deste ano, a Grupom buscou avaliar o sentimento dos eleitores em relação à administração do prefeito, governador e presidente. Os dados são baseados na primeira rodada da pesquisa Radio730am / Grupom, realizada entre 21 a 24 de julho em Goiânia, quando 621 pessoas foram entrevistadas. A pesquisa foi registrada sob protocolo número: 00079/2012 de 21/07/2012.

SENTIMENTO DO PREFEITO
                Foi perguntado aos entrevistados qual é o sentimento dele/a em relação ao atual prefeito, Paulo Garcia. Os critérios de resposta fugiram do habitual “ótimo”, “bom”, “regular” e “ruim”, abordando de forma mais abrangente os níveis de satisfação, rejeição, confiança, compreensão e decepção.  Foi pedido, também, que o entrevistado desse uma nota de 1 a 10 para a administração do prefeito.

                No geral, o sentimento mais citado em relação ao prefeito  Paulo Garcia é a resposta “desconfiança” com  23,8% dos entrevistados.  O que significa ‘desconfiança’:  O eleitor  pode não ter a certeza que o Prefeito Paulo Garcia possua condições de administrar a cidade . Esta hipótese pode ser verdadeira ou falsa, mas deixou-nos uma interrogação para que em pesquisas qualitativas tentarmos descobrir o porquê da resposta.

Paulo tem uma avaliação positiva dos entrevistados em 51,2% (Soma da Satisfação, Confiança e Compreensão) e 48,8% de avaliação negativa (Soma de Decepção, Rejeição e Desconfiança). Veja os dados detalhados no gráfico abaixo.


Quando perguntados que nota dariam hoje à administração da prefeitura, a avaliação foi positiva: 57,7% dos entrevistados deu nota acima de 6. Mesmo assim, a média geral ficou um pouco abaixo: 5,7.




Sentimento do prefeito x Eleitor por candidato

                Na relação de eleitores por candidatos, entre os entrevistados que rejeitam todos ou pretendem votar em branco/nulo, 17,4% apresentam sentimentos negativos em relação ao prefeito Paulo Garcia. Isso representa cerca de 148 mil eleitores goianienses.

                Um fato curioso, é que 3,7% dos entrevistados, apesar de apresentar algum sentimento negativo em relação ao Prefeito, disseram ter a intenção de votar em Paulo Garcia nesta eleição. Outro ponto significativo: os eleitores de Isaura Lemos são aqueles que apresentam o maior índice de visão negativa, 7,4% dos entrevistados.



                A campanha ainda está no começo, mas a avaliação do sentimento do eleitor é importante para que se possa avaliar o possível impacto do Prefeito no contexto eleitoral, como o eleitor vota em função de sua percepção em relação ao administrador municipal. Continue acompanhando o blog para informações sobre o sentimento do eleitor em relação ao Governador Marconi Perillo e à Presidente Dilma Rousseff, além de outras informações sobre as Eleições 2012.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Eleições 2012: Os eleitores na Internet

Camila Teles

                Nas últimas semanas, a Grupom tem feito várias pesquisas para obter resultados sobre a aceitação dos eleitores em relação aos candidatos para a eleição deste ano, como tem sido divulgado aqui no Blog e no portal 730. A coleta de dados foi realizada entre 21 a 24 de julho em Goiânia e 621 pessoas foram entrevistadas. A pesquisa foi registrada sob protocolo número: 00079/2012 de 21/07/2012.


INTERNET
               As campanhas eleitorais já começaram na web há algumas semanas.  Os candidatos têm visto nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Youtube , além dos blogs e newsletter, uma boa oportunidade de se aproximar do eleitor fora do Horário Eleitoral Gratuito. Por esse motivo, a Grupom buscou aferir o nível de receptividade dos eleitores usuários da internet em relação aos não usuários. 

Perfil dos entrevistados
                Segundo os dados da pesquisa, grande parte dos entrevistados possui computador em casa: 84,1%, contra 15,9% de entrevistados que não possuem. Porém, quando foi perguntado se o próprio entrevistado usa a internet, os números caíram: 61,4% acessam, enquanto 38,6% não acessam.



                Entre estes, o público masculino é o que mais acessa a internet, representando 68% dos entrevistados. Entre as mulheres, 56% delas acessam.



                Em relação à idade, os entrevistados com menos de 25 anos são os que mais acessam a internet: 94,1% acessam, enquanto apenas 5,9% não acessam. A porcentagem de eleitores entre 25 e 40 anos cai, mas continua significativa: 72,6% utilizam a internet, contra 27,4% que não a utilizam. A margem entre os entrevistados entre 40 e 55 anos é pequena, sendo que 52,1% acessam e 47,9% não acessam. Para os eleitores com mais de 55 anos, a situação muda: somente 29,5% tem acesso à internet, enquanto os outros 70,5% não tem.



                Quando se trata da renda mensal, a renda dos entrevistados que afirmaram acessar a internet é quase o triplo dos que não acessam: R$ 3692,00, contra R$ 1285,60.



Intenção de voto
                No levantamento espontâneo, o fator que mais marca a diferença entre os dois grupos de entrevistados foi o nível de conhecimento dos candidatos: dos que acessam a internet, 26,0% afirmou não conhecer os candidatos, contra 37,9% dos que não acessam.  Além disso, no grupo dos que acessam, apesar de 3,9% ter votado em não candidatos, todos os nomes foram citados. No caso dos que não acessam, os nomes de Elias Junior, Isaura Lemos, Simeyson Silveira e Rubens Donizetti não apareceram.


Outras diferenças podem ser notadas no levantamento estimulado. Mesmo que na avaliação dos candidatos não tenha havido diferença percentual significativa, os entrevistados com acesso à web se mostraram mais decididos na hora da escolha: apenas 13,6% deles estavam indecisos, contra 25,4% dos que não acessam a internet. O grupo dos eleitores que acessam a internet também se mostrou mais crítico: 27,0% deles disseram pretender votar em branco ou nulo. Apenas 14,2% dos que não acessam demostraram a mesma intenção



 A campanha eleitoral ainda está no começo, mas tais resultados mostram que o eleitorado da internet não está satisfeito e espera mais dos candidatos. Esta pesquisa foi baseada nos resultados do primeiro levantamento Rádio 730am/Grupom, que você pode ler clicando aqui. Confira também a estratificação por regiões de Goiânia, aqui.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Eleições 2012: Regionalização das intenções de voto para a Prefeitura de Goiânia

Camila Teles



Contratada pela Rádio 730AM, a Grupom realizou uma série de pesquisas para aferir a aceitação dos eleitores em relação aos candidatos à Prefeitura de Goiânia, cuja eleição será realizada em outubro deste ano. No estudo, foi avaliada a intenção de voto segundo a estratificação dos entrevistados, dividindo-os, por exemplo, entre sexo, grau de escolaridade e idade. A pesquisa foi registrada sob protocolo número: 00079/2012 de 21/07/2012.

REGIÕES DE GOIÂNIA
                A pesquisa foi realizada em 117 bairros da capital, divididos em grande centro, sul, leste, oeste, norte e noroeste. Esta divisão visa atender o princípio estatístico da significância dos dados e não é equivalente à regionalização oficial da cidade. Os candidatos estão ordenados de acordo com o resultado da pesquisa espontânea.


Paulo Garcia
                Em se tratando do levantamento espontâneo, Paulo Garcia (PT), que ficou à frente na intenção de votos espontânea com 13,4%, teve o maior intenção na região leste de Goiânia: 19,9% dos entrevistados. Entretanto, dos eleitores avaliados na região noroeste da capital, apenas 9% mostraram intenção de votar no atual prefeito, sendo a região com menos intenções para o atual prefeito.  
No levantamento estimulado, Paulo Garcia que apresentou um índice de 26,2%, também saiu à frente na região leste de Goiânia, com 31,6% das intenções. Já a região com menos intentos foi o grande centro, com 20,4% das intenções, seguido de perto pela região noroeste, com 20,5%.


Jovair Arantes
                O candidato Jovair Arantes (PTB) fica em segundo lugar no levantamento espontâneo, com 2,6%. A região sul de Goiânia foi a que mais apontou intentos para votar em Jovair, 6,8%. As regiões leste e oeste vêm logo em seguida, com 2,9% e 2,8% de intenções, respectivamente. O grande centro apresenta 1,9% de eleitores que pretendem votar no candidato e a região norte apresenta apenas 1%.
                No levantamento estimulado, Jovair Arantes cai para a quarta posição entre os candidatos com mais intenções de voto, com 6,9% do total. A região com mais intentos em votar no candidato do PTB também muda, sendo, neste caso, a região oeste, com 9,6% das intenções. As regiões leste e sul vêm em seguida, com 8,1% e 8,2%. A região norte, que no levantamento espontâneo obteve menor número de intentos, desta vez teve 4,9%, dando o ultimo lugar à região noroeste, com 2,6%.


Isaura Lemos
                Isaura Lemos (PCdoB) ficou com 0,5% das intenções de votos na pesquisa espontânea. A região sul foi onde a candidata teve mais intenções de voto, com 2,6% do total de entrevistados da área. No noroeste da capital, Isaura teve 1,3% das intenções e, no oeste, 0,6%.
                Quando se trata do levantamento estimulado, Isaura Lemos ficou em segundo lugar entre os candidatos, com 12,9% das intenções. A região sul da capital é a com mais eleitores dispostos a votar na candidata, com 17,8% das intenções. As regiões noroeste e oeste vêm em seguida, com 15,4% e 15,2%, respectivamente. Na região norte, Isaura tem 11,8% dos intentos, enquanto na região do grande centro, 9,3% dos eleitores disseram pretender votar nela. A região sul vem por último, com 6,8% das intenções para a candidata.


Elias Júnior
                Elias Junior (PMN), assim como Isaura Lemos, ficou com 0,5% das intenções de voto no levantamento estimulado. A região com maior apoio ao candidato foi o noroeste da capital, com 2,6% das intenções. O sul da capital vem em seguida, com 1,4%.
                No levantamento estimulado, Elias Júnior ficou em terceiro lugar, com 8,2% das intenções de voto em Goiânia. O noroeste da capital, neste caso, continua com a maior quantidade de intentos, 15,4%, seguido pela região leste, com 9,6%. O norte e o sul vêm com 6,9% e 6,8%, respectivamente. 7,3% dos entrevistados do oeste de Goiânia disseram que votariam em Elias. O grande centro vem por último, com 1,9%.


Simeyson Silveira
                Simeyson Silveira (PSC) teve 0,3% das intenções de voto no levantamento espontâneo, ficando em quinto lugar entre os candidatos. Entre as regiões, somente na norte e na oeste houveram resultados, com 1,0% e 0,6% (respectivamente) dos eleitores tendo apontado Simeyson como escolha de voto.
                Na pesquisa estimulada, Simeyson aparece em sexto lugar, com 1,4% do total de intenções. O noroeste de Goiânia foi a área onde o candidato mais apresentou votos, com 2,6% do total de intenções da região. O oeste e o norte vêm em seguida, com 2,2% e 2,0%, respectivamente. O grande centro ficou por último, com 1,9% de intenções para o candidato.


Rubens Donizetti
                O último candidato a aparecer no levantamento espontâneo foi Rubens Donizetti (PSTU), com 0,2% das intenções. A única região em que o nome de Rubens aparece, neste caso, é a região oeste de Goiânia, com 0,6% dos intentos entrevistados.
                Rubens Donizetti teve 1,0% das intenções de votos no levantamento estimulado. A região sul foi a que obteve mais votos para o candidato, com 4,1% do total da região. O grande centro e o noroeste vêm em seguida, com 1,9% e 1,3%, respectivamente. A região oeste manteve a quantidade de intentos do levantamento espontâneo, e segue com 0,6% das intenções.



José Netho
                José Netho (PPL) não apareceu no levantamento espontâneo. Já no levantamento estimulado, ficou em quinto lugar entre os mais votados, com 1,9% das intenções. Entre as regiões de Goiânia, o nome do candidato apareceu mais na região sul, com 4,1% do total de eleitores entrevistados na área. Na região noroeste teve 3,8% das intenções, enquanto no norte teve 2,0%. O grande centro e o sul aparecem em seguida, com 1,9% e 1,7%, respectivamente.

Professor Pantaleão
                Professor Pantaleão (PSOL) também não apareceu entre os candidatos do levantamento espontâneo, ficando em sétimo entre os nomes do levantamento estimulado, com 1,1%. A área com mais votos para o candidato foi a da região sul, com 2,7% das intenções. O grande centro aparece seguido pelo leste, com 1,9% e 1,5%, respectivamente. A região norte vem em seguida com 1,0% das intenções, e a oeste logo atrás, com 0,6% dos intentos.

Estratificação
                O alto índice de desconhecimento constatado no levantamento espontâneo da pesquisa 730am/Grupom teve os seguintes números: 30,6% dos entrevistados não conheciam os candidatos, enquanto 3,1% votaram em não candidatos; 42,5% não avaliaram ou estavam indecisos e 6,4% disseram votar nulo ou em branco.
                Na estratificação regional, a região com mais votos em não candidatos foi o sul da capital, com 11,0%. Em contrapartida, a região noroeste teve mais eleitores dizendo não conhecer os candidatos: 46,2% dos entrevistados. 50,0% dos intentos avaliados no grande centro não avaliaram ou estavam indecisos e 8,4% dos entrevistados no oeste de Goiânia disseram que votariam nulo/branco.
                No levantamento estimulado, 18,2% dos eleitores entrevistados não avaliaram ou se mostraram indecisos, enquanto 22,1% disseram rejeitar todos, votar nulo ou em branco. Em se tratando das regiões, o grande centro foi o que mais obteve votos branco/nulos, com 33,3%. Já a região norte foi a com mais eleitores indecisos: 24,5% dos entrevistados.




                Os dados foram todos baseados na primeira rodada da pesquisa 730 am/Grupom. Acompanhe o Blog Grupom para mais informações sobre as eleições e para conferir as próximas rodadas da pesquisa.