quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Eleições 2012: Terceira Rodada de Goiânia

Camila Teles


                Está no ar a terceira rodada da pesquisa Rádio 730 am/Grupom com dados sobre a cidade de Goiânia. A pesquisa tem o objetivo de avaliar a intenção de voto da população eleitora da cidade, além de traçar um paralelo com as outras duas rodadas da pesquisa.  A pesquisa foi registrada sob protocolo número: 00249/2012 de 12/09/2012.


LEVANTAMENTO ESPONTÂNEO (quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor)
                Nesta terceira rodada, o número de entrevistados que não avaliou se manteve com poucas mudanças nas três rodadas. Mesmo assim, a quantidade de eleitores neste grupo é surpreendente e sugere que o resultado do pleito pode surpreender aqueles que consideram a eleição em Goiânia como já definida.
Paulo Garcia segue na frente no levantamento espontâneo, com 34,8% das intenções. Em relação à primeira rodada da pesquisa, os números do atual prefeito subiram aproximadamente 10 pontos percentuais. 
Os eleitores que não sabiam quem são os candidatos diminuíram significativamente: na primeira rodada, eles representavam 30,6% dos candidatos; na terceira, 1,9%. Os eleitores que votaram em não candidatos, eram 3,1% na primeira rodada. Na segunda e terceira rodadas não houveram votos de intenções para não candidatos. Isso mostra que o eleitor está mais informado, sugerindo que a campanha eleitoral tem surtido efeito.
Os números de Jovair Arantes e Elias Junior, subiram da primeira para a terceira rodada, 6 e 4 pontos percentuais, respectivamente. Jovair agora ficou com 8,1% das intenções.
Os índices dos demais candidatos também evoluíram, mas como o somatório das intenções de voto espotânea não foi superior a 5%, decidimos não representá-los no gráfico.
Confira o gráfico para os dados detalhados:

















LEVANTAMENTO ESTIMULADO (quando é mostrado ao eleitor um leque com os candidatos a prefeito)
                No levantamento estimulado, não apresenta grandes mudanças em relação ao levantamento espontâneo.. Paulo Garcia subiu de 13 pontos percentuais num comparativo entre a primeira e a terceira rodada, continuando à frente dos outros candidatos.
O número de eleitores que pretendiam votar em branco/nulo caiu 5 pontos percentuais, da primeira para a terceira rodada. Caso siga essa tendência, é possível que este número diminua ainda mais nestes 15 dias que antecedem as eleições. Jovair Arantes subiu 6 pontos percentuais e ficou com 11,1%. Mesmo assim, os números da pesquisa sugerem que o provável é que não haja um segundo turno. O candidato Elias Junior caiu de 8,2% para 7,4%.
Os índices dos demais candidatos também evoluíram, mas como o somatório das intenções de voto espotânea não foi superior a 8%, decidimos não representá-los no gráfico.




Não votariam (quando é oferecido ao entrevistado um leque com os candidatos a prefeitura e é pedido que ele selecione aqueles em que não votaria – múltipla escolha)
Quando perguntados em quem não votariam, a maioria dos eleitores em todas as rodadas disseram não votar em Isaura Lemos. Mesmo ficando em segundo lugar, Professor Pantaleão teve a razão entre eleitores na primeira e terceira rodadas maior: 15,6 pontos percentuais.
                Jovair Arantes subiu 13 pontos percentuais, ficando com 46,1%. José Netho e Rubens Donizetti ficaram em quarto e quinto lugares, respectivamente, avançando aproximadamente 14 pontos percentuais cada. Simeyson Silveira subiu 13 pontos percentuais e ficou em sexto lugar.
                O número de eleitores que não pretende votar em Elias Junior subiu pouco: somente 6,4 pontos percentuais. Os números de Paulo Garcia sofreram queda: apesar de subirem de 29,5% na primeira rodada para 33,7% na segunda, terminaram a terceira rodada com 29% - 0,5 pontos percentuais abaixo da primeira rodada.



                No levantamento espontâneo, os números da pesquisa indicam que o resultado da eleição ainda não pode ser afirmado com certeza. O elevado número de eleitores que não avaliaram decidirá o rumo que as eleições irão tomar. Já o levantamento estimulado sugere que talvez não haja um segundo turno, já que os números de Paulo Garcia estão subindo cada vez mais.
                Continue acompanhando o Blog Grupom para mais informações sobre as Eleições 2012.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Eleições 2012: Senador Canedo

Camila Teles


                Foi divulgada a primeira rodada da pesquisa Rádio 730am/Grupom com dados de Senador Canedo, que vai avaliar a intenção de voto nas eleições para prefeito que vão acontecer em outubro.
Foi perguntado aos entrevistados se, caso a eleição fosse hoje, em quem votariam para prefeito de Senador Canedo. No levantamento espontâneo (quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor), os eleitores que não avaliaram foram maioria, com 37,5% dos votos. Em relação aos candidatos, Misael ficou à frente das intenções, com 35,2%. O número de eleitores que pretendem votar em branco/nulo é muito baixo, diferente do que aconteceu em outras pesquisas de intenção feitas pela Grupom em Goiás.

                No levantamento estimulado (quando é apresentado ao eleitor um leque com as quatro opções de candidato), Misael saiu à frente com 41,3% dos votos, seguido por Franco Martins, com 21,9%. Itamar agora aparece, mas com um número de intenções pouco significativo.



                Entre os eleitores, não houveram diferenças significativas entre homens e mulheres nas intenções do voto em candidatos. As mulheres, porém, se mostraram mais indecisas que os homens: enquanto 28,6% delas não avaliou, 16,7% deles não o fizeram.

           

SENTIMENTO DOS ELEITORES

                Em relação ao atual prefeito, Dr. Tulio (que não é candidato à reeleição), a maioria dos eleitores entrevistados avaliaram positivamente o prefeito: 68,7% disseram se sentir satisfeitos, compreensivos ou confiantes. Quando foi pedido que dessem uma nota de 1 a 10, também neste caso a maioria votou positivamente: 70,3% deram nota acima de 6. A média total foi de 6,6.


               

                Ao avaliar o governador Marconi Perillo, os eleitores de Senador Canedo votaram, em maioria, nos índices de decepção, rejeição e desconfiança: 62% dos eleitores. Em relação à nota, 57,3% deram nota abaixo de 6 para o administrador federal.  A média geral foi de 4,9.

                 Em relação à presidente Dilma Rousseff, a maioria dos eleitores fizeram avaliações positivas: 75% dos eleitores, tendo a maioria deles (47% de todos os entrevistados) escolhido o sentimento de “satisfação” para descrever o sentimento em relação à Presidente. Quando pedidos para dar a nota à administração da presidente, 76% deram nota acima de 6. A média geral foi de 7,4.



                A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 9 de setembro de 2012. Foram entrevistados 421 eleitores divididos em 43 bairros de Senador Canedo. A pesquisa está registrada sob protocolo de número: 00187/2012 de 05/09/2012.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Eleições 2012: Sentimentos dos eleitores de Aparecida de Goiânia em relação à Presidente

Camila Teles


Concluindo a primeira rodada de pesquisas sobre as Eleições , a Grupom buscou avaliar o sentimento dos eleitores em relação à administração do prefeito, governador e, agora, da presidente. Os dados são baseados na primeira rodada da pesquisa Radio730am / Grupom, realizada entre 18 e 21 de agosto em  Aparecida de Goiânia, quando 621 pessoas foram entrevistadas. A pesquisa foi registrada sob protocolo número: 00111/2012 de 16/08/2012.


SENTIMENTO DA PRESIDENTE
                Os entrevistados tiveram que responder qual o sentimento deles em relação à presidente Dilma Rousseff. Os critérios de avaliação foram os mesmos utilizados para avaliar os outros administradores: satisfação, confiança, compreensão, rejeição e decepção. Também foi perguntado aos eleitores que nota dariam para a administração da presidente.

                Dilma Rousseff teve os melhores índices entre os administradores avaliados – 72,6% das avaliações da Presidente foram positivas (sendo a “satisfação” mais citada pelos entrevistados).  Confira o gráfico que detalha as avaliações:


                Foi pedido aos eleitores, também, que dessem uma nota de 1 a 10 para a administradora federal. As avaliações também foram em maioria positivas: 69,8% deram notas acima de 6 para a presidente Dilma.



 Sentimento do Prefeito x Eleitor por candidato

                Na relação de eleitores por candidatos, não houveram diferenças significativas entre os entrevistados: os eleitores de um ou outro não se destacaram com mais qualificações positivas ou negativas.

 
                Dilma Rousseff não declarou apoio formal a nenhum dos candidatos a prefeito de Aparecida de Goiânia, mas mesmo assim, isso não parece influenciar nas avaliações dos eleitores. Apesar das eleições deste ano não envolverem o pleito para presidente, os números de Dilma a colocam como uma grande candidata à reeleição em 2014.

                Continue acompanhando o blog para mais informações sobre as eleições.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Eleições 2012: Sentimentos dos eleitores de Aparecida de Goiânia em relação ao Governador do Estado


Baseando-se nos dados da primeira rodada da pesquisa Radio730am / Grupom, a Grupom buscou avaliar o sentimento dos eleitores de Aparecida de Goiânia em relação à administração do prefeito, governador e presidente. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 21 de agosto em Aparecida, e 621 pessoas foram entrevistadas. A pesquisa foi registrada sob protocolo número: 00111/2012 de 16/08/2012.


SENTIMENTO DO GOVERNADOR
                Seguindo o padrão de pesquisa do sentimento em relação ao prefeito, aos entrevistados foi perguntado qual o sentimento em relação ao governador Marconi Perillo. Os eleitores responderam segundo níveis de satisfação, confiança, compreensão, rejeição e decepção. Também foi pedido que os entrevistados dessem nota de 1 a 10 para o administrador do Estado.

                O sentimento mais citado pelos entrevistados aparecidenses foi a “decepção” – 33%. Junto aos outros sentimentos negativos (rejeição e desconfiança), estes somam 60,8% – pouco mais da metade dos eleitores entrevistados. Neste ano não haverá eleição para escolher o Governador, mas tais números podem indicar dificuldades para Marconi.

                Veja os dados detalhados no gráfico:   

               

                Ao darem notas de 1 a 10 para o Governador , os entrevistados também avaliaram, em maioria, negativamente: 56,8% dos eleitores deram nota abaixo de 6. A média geral foi de 4,9.



                Sentimento do Prefeito x Eleitor por candidato

                Na relação de eleitores por candidatos, é possível ver que aqueles que pretendem votar em Ademir Menezes são os que disseram ter mais sentimentos positivos pelo atual Governador (45,5% de satisfação, 46,6% de confiança e 31,5% de compreensão).

                Já os eleitores que pretendem votar no candidato Maguito Vilela, são os que possuem mais sentimentos negativos: 37,6% de decepção, 49,2% de rejeição e 45,5% de desconfiança – mais até mesmo que os eleitores que pretendem votar em branco/nulo. 



                Marconi Perillo não declarou apoio a nenhum dos candidatos aparecidenses. Mesmo assim, os eleitores de Ademir Menezes têm mostrado maior sintonia em relação a administração do Governador. Continue acompanhando o blog para mais informações sobre as eleições, e também para conferir qual é o sentimento dos eleitores de Aparecida de Goiânia em relação à presidente Dilma Rousseff.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Eleições 2012: Sentimentos em relação ao Prefeito de Aparecida de Goiânia

Camila Teles


A Grupom buscou avaliar o sentimento dos eleitores aparecidenses em relação à administração do prefeito, governador e presidente. Os dados são baseados na primeira rodada da pesquisa Radio730am / Grupom, realizada entre 18 e 21 de agosto em Aparecida de Goiânia, quando 621 pessoas foram entrevistadas. A pesquisa foi registrada sob protocolo número: 00111/2012 de 16/08/2012.


SENTIMENTO DO PREFEITO
                Aos entrevistados, foi perguntado qual é o sentimento em relação ao atual prefeito, Maguito Vilela. Os critérios escolhidos avaliaram níveis de satisfação, rejeição, confiança, compreensão e decepção. Foi pedido, também, que o entrevistado desse uma nota de 1 a 10 para a administração do prefeito.

                Entre todos, o sentimento mais citado em relação à Maguito Vilela foi a “decepção” (27,1%). Isso sugere que o eleitor pode ter esperado mais do prefeito nesses quatro anos de administração que se passaram – fator que pode influenciar na decisão dos eleitores na hora de votar.

                De modo geral, os sentimentos ficaram equilibrados: a soma dos negativos (51%) superou por pouco a soma dos positivos (49%). Veja os dados detalhados no gráfico:
 
 

                Quando foi perguntado aos eleitores que nota dariam ao administrador municipal, pouco mais da metade dos entrevistados deram nota acima de 6: 51,2%. A média geral foi de 5,6.



Sentimento do Prefeito x Eleitor por candidato
                Na relação de eleitores por candidatos, o que chama atenção é o fato de que, os mesmo eleitores que disseram pretender votar no atual prefeito, afirmam estar decepcionados (7,7%), rejeitarem (13,2%) ou desconfiarem (24,3%) de Maguito Vilela.

                Os eleitores que pretendem votar em Ademir Menezes demonstraram os maiores níveis de sentimentos negativos – 38% estão decepcionados, 55,3% rejeitam o atual prefeito e 34,2% sentem desconfiança. Os números são maiores até mesmo que os dos eleitores que rejeitam todos ou votam em branco/nulo. Confira os dados na tabela: 
 
 
                Com a avaliação do sentimento pelo prefeito, é possível traçar como o eleitor vota em função de sua percepção em relação ao atual administrador. Ainda falta um mês para o primeiro turno das eleições e os dados ainda podem mudar. Continue lendo o Blog Grupom para mais informações sobre os candidatos, além dos sentimentos dos eleitores em relação ao Governador e à Presidente.