sábado, 6 de outubro de 2012

Eleições 2012 - Quarta rodada em Goiânia

-->
Está no ar a quarta rodada da pesquisa Rádio 730 am/Grupom com dados sobre a cidade de Goiânia. A pesquisa tem o objetivo de avaliar a intenção de voto da população eleitora da cidade, além de traçar um paralelo com as outras três rodadas da pesquisa.  A pesquisa foi registrada sob protocolo número: 00456/2012 de 25/09/2012.

LEVANTAMENTO ESPONTÂNEO (quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor)
            Com a proximidade das eleições, o número de entrevistados que não avaliou caiu dez pontos percentuais em relação à primeira rodada. Apesar de os números continuarem altos, aos poucos os eleitores têm definido em qual candidato votar.
            O número de intenções de voto para o atual prefeito Paulo Garcia subiu 7 pontos percentuais, deixando o candidato com 41,7%. Em relação à primeira rodada, Paulo subiu 28 pontos percentuais.
            Jovair Arantes teve o numero de suas intenções pouco mudadas: subiu, da terceira para a quarta rodada, 0,3 pontos percentuais, número pouco significativo. Elias Junior subiu aproximadamente 2 pontos percentuais, se aproximando aos poucos do candidato do PTB Jovair Arantes.
            O número de eleitores que disseram votar em branco/nulo também caiu. Enquanto na primeira rodada 6,4% dos entrevistados dizia pretender votar em branco/nulo, na quarta rodada apenas 1,4 dos entrevistados disseram o mesmo.



LEVANTAMENTO ESTIMULADO (quando é mostrado ao eleitor um leque com os candidatos a prefeito)
            No levantamento estimulado, as intenções de Paulo Garcia subiram aproximadamente 5 pontos percentuais. O atual prefeito continua na liderança da pesquisa com uma diferença de 35 pontos percentuais entre ele e o candidato no segundo lugar, Jovair Arantes.
            O número de eleitores que pretendia votar em branco/nulo/rejeitava todos está em queda desde a primeira rodada, ficando com 12,9% nesta quarta rodada. O número de eleitores que não avaliou também diminuiu: caiu para 11,3%, seis pontos percentuais abaixo do resultado da terceira rodada.
            Jovair Arantes teve uma pequena queda da terceira rodada para esta. Apesar disso, tal queda tem feito os números de Elias Junior se aproximarem cada vez mais, sugerindo um resultado diferente do que havia sido considerado até a rodada anterior.  



Não votariam (quando é oferecido ao entrevistado um leque com os candidatos a prefeitura e é pedido que ele selecione aqueles em que não votaria – múltipla escolha)
             Nesta rodada, em todos os casos, o número de eleitores que disseram não votar nos candidatos diminuiu em média cinco pontos percentuais.
            Jovair Arantes agora é o candidato no qual os eleitores mais disseram que não votariam. Isaura lemos, que na rodada anterior estava em primeiro lugar, agora está em terceiro, com 39%.
            Paulo Garcia continua sendo o candidato com menos avaliações de “não votaria”, com 25,3%. O número de eleitores que vota em todos aumentou somente 0,5 pontos percentuais.


            No levantamento espontâneo, esta rodada, assim como a terceira, indica que devido ao alto índice de eleitores que não avaliaram, serão eles a decidir o rumo da eleição. O levantamento estimulado sugere que talvez não haja um segundo turno, já que os números de Paulo Garcia estão subindo cada vez mais.
            Acompanhe nosso Blog para notícias pós-eleições e, caso haja, sobre o segundo turno.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Eleições 2012: Regionalização das Intenções em Goiânia - Terceira Rodada


Faltando quatro dias para o primeiro turno das eleições deste ano, a Grupom dá continuidade às rodadas da pesquisa de intenções de voto na capital goiana. O objetivo é aferir a aceitação dos eleitores em relação aos candidatos à Prefeitura. No estudo, foi avaliada a intenção de voto segundo a estratificação dos entrevistados, dividindo-os, em sexo, grau de escolaridade, idade e região onde mora. A pesquisa foi registrada sob protocolo número: 00249/2012 de 12/09/2012.


REGIÕES DE GOIÂNIA
                A pesquisa foi realizada em 145 bairros da capital, divididos em grande centro, sul, leste, oeste, norte e noroeste. Esta divisão visa atender o princípio estatístico da significância dos dados e não é equivalente à regionalização oficial da cidade. Os candidatos estão ordenados de acordo com o resultado da pesquisa espontânea da terceira rodada.


Paulo Garcia
                No levantamento espontâneo (quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor), na maioria dos casos não houve mudanças significativas em relação aos bairros com mais ou menos eleitores intentos a votar em Paulo Garcia. A região leste, na primeira rodada era a que possuía mais eleitores que diziam votar em Paulo Garcia. Na terceira rodada, a região noroeste passou a ter mais intentos, com pouca diferença em pontos percentuais das regiões seguintes.


                 No levantamento estimulado (quando é apresentado ao eleitor um leque com as opções de candidatos), a situação pouco mudou. Apesar de em ambos os levantamentos haverem mais intenções de voto, a distribuição dessas intenções por regiões continuou em proporções muito parecidas no gráfico. Isso pode indicar que Paulo Garcia tem conseguido atingir pessoas de diferentes classes sociais.


Jovair Arantes
                Com Jovair Arantes, quando se trata do levantamento espontâneo, houve uma inversão nos números das regiões. Enquanto na primeira rodada Jovair estava com mais intenções na região sul e com menos na região norte, na terceira rodada a região norte foi onde o candidato obteve mais intenções, e a região sul, a com menos intenções.



                No levantamento estimulado, houveram muitas variações nas três rodadas. Na primeira, as regiões leste, oeste e norte obtiveram foram as que obtiveram mais intenções para o candidato, com pouca diferença em pontos percentuais entre uma e outra. Na segunda rodada, o grande centro foi a região com mais intentos, deixando uma diferença de 5 pontos percentuais até a segunda região com mais intenções. Já na terceira rodada, a região sul foi a com mais candidatos para Jovair – com uma diferença de 8 pontos percentuais até a segunda região com mais intenções.

                

                Elias Junior

                No caso de Elias Junior, as diferenças entre a primeira rodada e a terceira são bastante visíveis. Na primeira rodada, apenas duas regiões de Goiânia possuíam eleitores que pretendiam votar em Elias. Na segunda e terceira rodadas, houveram eleitores em todas as seis regiões dizendo pretender votar no candidato. Isso sugere que a campanha do candidato tem surtido efeitos positivos para Elias Junior.


                No levantamento estimulado, os eleitores que tinham a intenção de votar em Elias e estavam na região do grande centro, aumentaram entre a primeira e a terceira rodada.  Os eleitores do noroeste diminuíram, mas esta continuou sendo a região com mais intenções na terceira rodada.

  

Outros Candidatos
                Como a soma de intenções no levantamento espontâneo da terceira rodada dos outros candidatos foi inferior a 5%, decidimos não incluí-los nesta avaliação.


Não Avaliou
                O índice de eleitores que não avaliou no levantamento espontâneo se manteve em proporções parecidas, visualmente no gráfico. Na primeira rodada, a diferença em pontos percentuais entre a região com mais e menos eleitores que não avaliaram foi de 20 pontos percentuais – grande centro (mais) e sul (menos). Na terceira rodada, essa razão diminuiu para 15 pontos. Esse número mostra que existe homogeneidade na quantidade de eleitores por região que ainda não avaliaram em quem votarão.

  

                Na primeira rodada do levantamento estimulado, a região norte teve a menor quantidade de eleitores que não avaliaram os candidatos. Já na terceira rodada, a mesma região teve um número considerável de eleitores. A situação nesta rodada também ficou mais homogênea: a diferença entre os números da região com menos eleitores que não avaliaram e a com mais foi de 11 pontos percentuais.



                Com a proximidade das eleições, a situação mudou para muitos candidatos, mas ainda assim não se pode afirmar com certeza qual será o resultado do pleito. Continue acompanhando o blog para ler o resultado da 4ª rodada da pesquisa Rádio 730am / Grupom em Goiânia.