terça-feira, 15 de agosto de 2017

Regulamentação da profissão de Marketing divide opiniões


Projeto de lei aprovado pela Câmara pode criar figura do “mercadólogo”.

Eis que surge, em meio a muitas notícias ruins, a aprovação, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, de um projeto de lei que regulamenta a profissão de marketing, a partir de um texto (PL 1.226/07) de autoria do ex-deputado Eduardo Gomes, que recebeu parecer favorável do deputado Esperidião Amin (PP/SC).
Visto com cautela por profissionais do mercado, o projeto disciplina, digamos assim, a profissão de “mercadólogo”, o profissional que trabalha com marketing – que, segundo o texto aprovado, desempenha atividade especializada de caráter técnico-científico, criativo e artístico, com o objetivo de criar e redigir textos publicitários, roteirizar chamadas publicitárias e comerciais no rádio e TV. Ainda segundo o texto, esse profissional também cuida do planejamento de investimentos e inserções de campanhas publicitárias na mídia, atendimento de anunciantes e administração de agências publicitárias. O profissional também poderá atuar no magistério.
Como tramita em caráter conclusivo, o projeto poderá ser enviado para o Senado, a menos que haja recurso para que o texto seja votado, antes do envio, no Plenário da Câmara dos Deputados.
O advogado de entidades como a Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), João Luiz Faria Netto, define o projeto de lei como “uma grande bobagem” por ter criado a figura do “mercadólogo” com atribuições de um publicitário já definidas na Lei 4.680. “Esse projeto só beneficia o lobby de escolas privadas de comunicação para abrir cursos mambembes”, diz.
Para ele, por sinal, a profissão de publicitário – como outras afins, inclusive a de marketing – não precisa de regulamentação. “É um equívoco, herança da Idade Média. Profissões que necessitam de regulamentação são, por exemplo, medicina ou engenharia”.
O presidente da ABMN e diretor de marketing da RecordTV Rio, Thomaz Naves, lembra que lá pelos idos de 2005 o então deputado Eduardo Paes tinha um projeto semelhante, que gerou polêmica no mercado por igualar o profissional de marketing ao publicitário. O que o projeto de Eduardo Gomes também parece fazer. “O projeto sempre foi motivo de divergências. Para criar um projeto dessa esfera seria fundamental ouvir o mercado, as associações que representam a atividade, a academia e outros setores envolvidos”, disse Naves, que não aprova o nome “mercadólogo”, que soa, em sua opinião, algo ligado a mercadoria. “Nós, profissionais de marketing, temos sofrido com o equívoco, muitas vezes causado por desconhecimento, que confunde o profissional de marketing com o que se chama de ‘marqueteiro’. Na maioria das vezes, o marqueteiro está ligado aos políticos e não tem formação em marketing”.
Já Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), afirma que a entidade tem se esforçado ao longo dos anos para valorizar o profissional de marketing e tudo o que for feito com esse intuito é importante para o setor. Em sua visão, a regularização é um grande ganho. “Hoje, sabemos que o profissional de marketing deve ter habilidades cada vez mais complexas para acompanhar essa nova geração de consumidores conectados, com marcas cada vez mais expostas”, observa.

Por Cláudia Penteado para Propmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário