quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

8 filmes de empreendedores para você se inspirar.

O cinema tem a incrível capacidade de nos encantar com histórias que são verdadeiras inspirações de vida.


Muito mais do que entretenimento, o cinema, muitas vezes, conta histórias que são verdadeiras inspirações. Conhecer casos de profissionais de sucesso e saber como surgiram algumas empresas (fictícias ou reais) pode ser excelente para o empreendedor que está em busca de novas ideias para seu negócio ou mesmo de uma fonte de motivação para continuar sua empreitada no mundo dos negócios.
Confira a seguir uma lista de filmes que contam histórias realmente inspiradoras sobre empreendedorismo:

1 – Jobs

filme-jobs
O filme estrelado por Ashton Kutcher conta a história de quando, em 1976, Steve Jobs abandonou a faculdade e junto com seu amigo, o gênio da tecnologia, Steve Wozniak, iniciou uma revolução nos computadores com a invenção do Apple 1, o primeiro computador pessoal.
O longa é inspirador, pois o personagem Jobs é um grande empreendedor, conhecido mundialmente, movido por paixões. Ele é a essência do seu negócio. Desconsiderando o temperamento, o que fica é uma visão estruturada e grandiosa de quem começou em uma garagem e sabia onde queria chegar.

2 – À procura da felicidade

filme-a-procura-da-felicidade
Este filme de 2006, protagonizado por Will Smith, conta a história de vida de Chris Gardner, que é despejado de seu apartamento e único responsável por cuidar de seu filho. Sem dinheiro, os dois são obrigados a viver em abrigos, mas Chris está determinado a criar um vida melhor para ele e a criança. Chris consegue um estágio não remunerado em uma firma de prestígio e é aí que ele vê sua sorte mudar e sua vida tomar um rumo completamente novo.

3 – Walt antes do Mickey

filme-walt-antes-do-mickey
Quando ainda era uma criança, Walt Disney costumava desenhar os animais da fazenda onde morava. Ao crescer, ele decide tentar a sorte como animador na cidade grande. Com seu espírito empreendedor, ele tinha certeza de que teria a sua própria empresa. Sendo assim, enfrentou diversos obstáculos até ter a grande ideia de sua vida: um pequeno rato chamado Mickey Mouse.
O longa de 2014 é uma grande inspiração para quem começa pequeno e almeja um dia se tornar um grande empresário.

4 – A rede social

filme-a-rede-social
O filme de 2010 conta a história de Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, interpretado por Jesse Eisenberg. O longa mostra a criação da rede dentro da universidade de Harvard, em 2003, que fez com que, em apenas seis anos, Mark Zuckerberg se tornasse o mais jovem bilionário da história.
O longa serve de inspiração, pois mostra vários pontos envolvidos na criação de um negócio, desde o desenvolvimento da ideia até o crescimento acelerado e as desavenças. Além disso, é ideal para entender como a rede social foi idealizada e como ela funciona, além de compreender a visão do criador da rede, servindo de inspiração para o desenvolvimento de novas ideias.

5 – Chef

filme-chef
Chef conta a trajetória de superação do chef Carl Casper, que depois de perder seu emprego, abre um foodtruck. Dirigido por Jon Favreau, que também interpreta o papel principal, o longa conta com um elenco de peso,  com atores como Sofía Vergara, Scarlett Johansson e Robert Downey Jr.
O filme é uma grande lição para mostrar que podem ser tortuosos os caminhos para o sucesso, mas que, apesar de tudo, podem ser trilhados com felicidade e esperança.

6 – Julie e Julia

filme-julie-julia
Julie & Julia, de 2009, é uma comédia dramática dirigida por Nora Ephron e estrelada por Meryl Streep e Amy Adams. O filme conta a história de Julie, uma funcionária pública frustrada com a sua carreira, que resolve se inspirar em um livro de receitas de uma antiga chef chamada Julia. Ela publica os resultados no seu blog pessoal e consegue reconhecimento por esse trabalho. Um aspecto importante do filme é mostrar como Julie acaba encontrando um sentido em sua carreira, seguindo aquilo que ela realmente ama fazer.

7 – Joy – O nome do sucesso

filme-joy
O filme de 2016, estrelado pela vencedora do Oscar, Jennifer Lawrence, conta a história da criadora de um esfregão como solução para facilitar o processo de limpeza da casa. Como uma grande lição de empreendedorismo, o filme contempla aqueles que começam um negócio próprio do zero, sem ninguém que apoie sua ideia, até mesmo os membros da própria família.

7 – O aviador

filme-o aviador
O filme de 2005, dirigido por Martin Scorsese, conta a história de Howard Hughes, interpretado por Leonardo DiCaprio, que ficou milionário aos 18 anos, devido à herança que seu pai, um inventor texano, deixou para ele. Pouco depois se mudou para Los Angeles, onde passou a investir na indústria do cinema. Hughes ajudou a carreira de vários astros, como Jean Harlow (Gwen Stefani), e ainda trabalhou em filmes de grande sucesso, como “Hell’s Angels”, que dirigiu. Paralelamente se dedicou a uma de suas maiores paixões, a aviação, e se envolveu com as atrizes Katharine Hepburn (Cate Blanchett) e Ava Gardner (Kate Beckinsale).
O cinema tem a capacidade incrível de encantar e inspirar por meio de histórias ficcionais ou não. Um filme é capaz de mudar sua percepção de mundo e até mesmo da própria vida. E você, empreendedor, conseguiu se identificar com alguma dessas histórias? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário