terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Tendências por área - Carreiras em alta para 2018


A agência Robert Half, especializada em recrutamento, fez um levantamento das tendências de contratação no mercado brasileiro por área de trabalho.
As tendências são separadas por área (Engenharia, Finanças e Contabilidade, Recursos Humanos, Mercado Financeiro etc) e abordam perspectivas de melhora do cenário econômico.

Engenharia

Há alguns anos o mercado já vem avaliando e valorizando o perfil pessoal dos candidatos aos diversos cargos de engenharia. A tendência deve ser mantida em 2018, principalmente por conta dos objetivos de negócios das empresas. Depois de um período de incertezas e instabilidade, os profissionais com perfis comerciais, mais analíticos, com flexibilidade e jogo de cintura ganham destaque, já que as empresas estão ampliando as áreas de vendas com o objetivo de conquistar novos clientes.

Finanças e Contabilidade

Depois de alguns períodos buscando saída e alternativas para um cenário mais restritivo e desafiador, as empresas começam a sinalizar uma retomada em seus planos e a área de finanças ganha um papel essencial para atingir o principal foco das companhias para os próximos anos: aumentar a rentabilidade do negócio. A pressão para melhorar o desempenho e as margens, junto com a falta de recursos, está entre os principais desafios dos CFOs, o que aumenta a responsabilidade dos profissionais da área.

Jurídico

As oportunidades nos escritórios de advocacia seguem em alta. Enquanto nos últimos anos as áreas de contencioso e recuperação judicial geraram bastante trabalho e grande volume de contratação de profissionais com estas expertises, as áreas empresariais – societário, fusões e aquisições, contratos – voltaram a ganhar espaço no mercado nos últimos meses, indicando uma boa expectativa. A tendência deve ser mantida em 2018 e a busca é por profissionais com senso de dono e perfil empreendedor.

Mercado Financeiro

Apesar de muito dependente dos rumos da economia, as contratações no mercado financeiro têm apresentado uma retomada. Há apetite por investimentos e as maiores oportunidades continuam aparecendo em Fintechs, meios de pagamentos, fundos e áreas de crédito – esta última, inclusive, tem demandado muitos profissionais com conhecimentos específicos, como análises financeiras profundas, operações de reestruturação e fluência no inglês para operações e relatórios globais.

Recursos Humanos

Substituir um colaborador, principalmente aqueles em posição-chave, demanda, além de recursos financeiros, tempo, dedicação e impacta diretamente a produtividade do restante da equipe. Diante dessa realidade, surgem oportunidades em todos os subsistemas da área de Recursos Humanos. Destaque para o setor de Remuneração e Benefícios, focado em estruturar cargos e salários e em elaborar pacotes atrativos de benefícios, com o objetivo de reter talentos importantes na companhia.

Seguros

Desde 2014, com a entrada em vigor da Lei Anticorrupção (Lei no 12.846/2013), que pune empresas envolvidas em práticas de corrupção, as seguradoras têm passado por várias adaptações para aderir aos novos procedimentos. Essa mudança aquece o mercado de trabalho da área e tem um impacto direto sobre o perfil do profissional de seguros. A função de analista de compliance, listada entre as profissões em alta em 2017, segue aquecida em função do momento e das adequações do mercado.

Tecnologia

Há tempos a área de tecnologia não é vista somente como suporte para entrar no patamar estratégico dentro das empresas. Os empregadores querem funcionários analíticos, que trabalhem na resolução de problemas, e que atuem como verdadeiros parceiros de negócios. Neste sentido, existe um grande aquecimento em posições que revertam em venda e receita, como aquelas ligadas a Business Intelligence (BI), Big Data e Transformação Digital, áreas nas quais as empresas estão investindo

Vendas e Marketing

Atentas aos movimentos do mercado, as empresas precisam se reinventar para manter seus resultados e gerar novas oportunidades, mesmo em um cenário menos favorável. A área de vendas e marketing, importante na atração e geração de novos negócios, se destaca neste sentido, mas os profissionais também precisam estar atentos às novas tendências para atender às necessidades do mercado. Diariamente surgem novos termos, atribuições e especializações possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário