quarta-feira, 5 de março de 2014

A régua da hora é a do futebol

Por Alberto Carlos Almeida

Nelson Rodrigues eternizou o complexo de vira-latas como sendo um monumental complexo de inferioridade que nós, brasileiros, sentimos quando nos comparamos com outras nacionalidades, em particular com os naturais de países europeus ou da América do Norte. Ele afirmou que não encontramos razões históricas ou até mesmo pessoais para cultivarmos a autoestima quando nos comparamos com os países desenvolvidos. É fácil imaginar por que Rodrigues viu uma explosão de autoestima quando fomos campeões em 1958. Pela primeira vez, o Brasil era melhor do que os povos desenvolvidos em algo que é valorizado por nós e por eles.
Ser inferior ou superior depende sempre da régua, depende sempre daquilo que se mede. A China é a campeã mundial, e sempre será - a não ser que o país se esfacele em vários -, em termos populacionais. A Rússia tem o maior território, os Estados Unidos têm o maior PIB, talvez a França tenha os melhores vinhos e a Itália, as melhores massas. Da mesma maneira, do ponto de vista individual, há os mais ricos, os mais inteligentes, os mais felizes. Tudo isso pode coincidir em uma só pessoa, mas o mais provável é que não seja assim.


No que diz respeito a países, a comparação se torna mais complexa quando adicionamos a história. Pela régua econômica, a Coreia do Sul foi até muito recentemente um país subdesenvolvido e se tornou parte do clube dos países desenvolvidos. Não se sabe o que se perdeu nesse processo. Terão sido eles mais alegres no passado? Não importa. Ora, não importa se considerarmos que algumas réguas de medição valem mais do que outras. O desenvolvimento econômico e a riqueza per capita são mais valorizados do que, por exemplo, ter a melhor culinária. Muitos dirão que o julgamento da culinária é inteiramente subjetivo, ao passo que o desenvolvimento se mede por meio de números. Isso é tão verdadeiro quanto afirmar que escolher uma régua de comparação e não outra também é subjetivo.
Max Weber consagrou a análise que aponta o predomínio das relações econômicas sobre as antigas relações de parentesco, locais, de vizinhança, entre outras. Hoje, quando alguém pergunta o que fazemos, respondemos dizendo qual é nossa profissão e com o que trabalhamos. Nem sempre foi assim. Foi-se o tempo em que nossa identidade principal era conferida pelo pertencimento a uma tribo, ter nascido em determinada cidade ou região, ou ser membro de uma família ou clã. Após o surgimento do protestantismo, os sobrenomes, ou nomes de família, passaram a ter como base a profissão. O sobrenome mais comum no Reino Unido e nos Estados Unidos, Smith, vem da profissão de ferreiro. Já o sobrenome mais comum em Portugal é o mesmo deste colunista, Almeida, e significa planície, chão plano ou mesa. Não tem nada a ver com profissão.
Não pertencemos à tradição protestante, luterana ou calvinista, muito menos somos parte da família de países anglo-saxões, mas o mundo, e não somente nós, brasileiros, é constantemente mensurado pela régua do sucesso econômico. Os brasileiros acreditam ser piores do que as nações desenvolvidas quando mensurados pela régua do sucesso econômico. A grande maioria de nossa população, 58%, considera que o Brasil é um país mais pobre do que Alemanha, França, Inglaterra e Estados Unidos. Somos piores do que eles também em um atributo frequentemente associado ao desenvolvimento, a capacidade de organização: 49% dos brasileiros têm a percepção de que somos menos organizados. Diante dessa autoimagem, aqueles que ainda acreditam em uma Copa do Mundo organizada deveriam deixar de lado suas esperanças.
Se a régua for outra, a visão que temos de nós mesmos em nada se assemelha ao complexo de vira-latas; é o oposto. Nada menos do que 80% dos brasileiros acham o país mais alegre do que Alemanha, França, Inglaterra e Estados Unidos. Pensamos da seguinte maneira: somos pobres, mas somos felizes. Outra leitura é que acreditamos que de nada adianta ser rico se a vida não for alegre. O Carnaval está aí e não se vê nada semelhante nos países desenvolvidos. Os brasileiros admitem que a vocação de nosso país não é o sucesso econômico, mas desfrutar de uma vida alegre. Isso é reforçado pela visão de 71% da população de que, em se tratando de futebol, somos melhores do que eles.
Estão aí os ingredientes de uma Copa do Mundo de sucesso no Brasil: ser mais alegre do que os outros e ser melhor no futebol. É preciso mais? Se a resposta for afirmativa, então caminharemos para o fracasso - porque não seremos capazes de prover para a Copa uma organização germânica ou saxã. De alguma maneira, é essa a exigência que a Fifa nos faz. A sede da entidade máxima do futebol é na Suíça de Calvino. Nada contrasta mais com o Brasil. É bem provável que os dirigentes da Fifa considerem que já relaxaram bastante seus critérios e exigências para o Brasil. Creio que poderiam relaxar mais ainda e poderiam passar a exigir de nós aquilo que fazemos melhor.
Surpreende a incapacidade de nossa elite de tirar proveito de um evento como uma Copa do Mundo. Diante de nossas características nacionais, diante de nossa autoimagem, o mais adequado seria buscar ressaltar nossos pontos fortes e deixar de lado nossas fraquezas. Os americanos não divulgaram aos quatro cantos que aqueles que fossem assistir lá à Copa de 1994 corriam o risco de serem assassinados por um "serial killer" ou mesmo de serem vítimas em massacres semelhantes ao de Columbine. Menos grave, não disseram que seria grande o risco de ser processado por assédio sexual se, ao comemorar um gol de sua seleção, o torcedor tentasse abraçar ou beijar uma americana que estivesse ao seu lado.
Todos os países têm virtudes e defeitos. Um grande evento tem o alcance de aumentar no longo prazo a visibilidade do país e, com isso, o fluxo de turistas estrangeiros. Se for assim, todos ganham. A melhor maneira de atingir esse objetivo é salientar as virtudes e esquecer os defeitos. Mas nossa elite e grande parte de nossos formadores de opinião fazem justamente o inverso. Trata-se do famoso tiro no pé. Copa do Mundo e Olimpíada são eventos raros, únicos. Dificilmente o Brasil será novamente sede de tais competições. É difícil compreender porque não poderíamos tirar o maior proveito possível de ambos.
O gasto com os estádios se tornou o grande símbolo de desperdício de recursos públicos. As mazelas que temos não seriam resolvidas se toda a energia e recursos investidos na Copa fossem direcionados para transporte, saúde e segurança pública. Os manifestantes que associam os gastos com a Copa a tais problemas deveriam ter como alvo a previdência. É para ela que vão os recursos que faltam em outras áreas.
Em alguma medida, há uma partidarização, ao menos junto a certos públicos, quando o tema é a Copa do Mundo. Aqueles que desejam que Dilma seja derrotada em outubro torcem para que a Copa seja um fracasso retumbante, que sua organização seja um desastre e que o Brasil seja eliminado, preferencialmente cedo, na segunda fase, quando tende a cruzar com Holanda ou Espanha. Diante disso, os protestos seriam inevitáveis e, a exemplo do que ocorreu em junho de 2013, a popularidade do governo despencaria e a oposição caminharia para vencer as eleições.
Façamos um exercício. Imaginemos que a Copa e a Olimpíada tivessem sido trazidas para o Brasil durante o governo Fernando Henrique e tivessem ocorrido também neste período. Pode ser que muitas das críticas hoje existentes não tivessem tanto eco. Note-se que a eventual partidarização da Copa do Mundo não beneficia ninguém, nem ao governo nem à oposição. Os protestos ocorridos em junho fizeram desabar a popularidade do governo Dilma, mas também de todos os outros governantes. Na época, a oposição não veio a público, nem para defender os manifestantes nem para atacar o governo. Isso não ocorreu por acaso. Todos estão no mesmo barco - tanto no que se refere aos protestos e seu alvo, quanto à Copa do Mundo e seus beneficiários.
Em tempo de Carnaval, vale recordar o verso de Noel Rosa ao defender a escola de samba de seu coração, a Vila Isabel, quando disse que a Vila não quer abafar ninguém, só quer mostrar que faz samba também. Apliquemos isso ao Brasil e admitamos que nós, brasileiros, não queremos ser melhores do que ninguém, só queremos mostrar que também somos capazes de fazer uma Copa de sucesso, à nossa maneira.
Alberto Carlos Almeida, sociólogo, é diretor do Instituto Análise e autor de "A Cabeça do Brasileiro". alberto.almeida@institutoanalise.com www.twitter.com/albertocalmeida

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