terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Mercado automobilístico: os seminovos estão perdendo espaço?

Em janeiro a oferta anunciada de veículos usados cresceu 57% em 4 meses. 

O mercado automobilístico está passando por uma reviravolta. Devido a todas as facilidades oferecidas pelas concessionárias na hora da compra, a venda de carros seminovos tem se tornado cada vez menos rentável. Uma reportagem publicada no portal Band mostra que optar por um carro novo traz menos dores de cabeça ao proprietário: a taxa baixa (e às vezes nula) oferecida pela concessionária e a garantia são dois pontos chaves que devem pesar na hora da escolha.
A pesquisa da Grupom com dados dos maiores jornais diários impressos de Goiás, mostrou que o volume de ofertas de carros aumentou drásticamente nos últimos meses. Confira nos gráficos abaixo:
O gráfico acima, indica um aumento progressivo na oferta de veículos usados iniciando esta escalada no mês de setembro de 2011 atingindo no mês de janeiro de 2012 a quantia de 78.796 ofertas publicadas. Apesar deste crescimento de 57,2% neste período, ainda esta abaixo do mês de janeiro de 2009, quanto atingimos a maior quantidade de ofertas de veiculos à venda que foi 88.281 ofertas.
 
             O gráfico acima, mostra que os dias da semana, com mais ofertas, são as terças e quintas feiras cujo volume representa em média 30% sobre os demais dias da semana, inclusive domingo.

 Um paralelo entre a pesquisa e a opinião dos analistas faz perceber que o preço dos seminovos tende a diminuir, já que existe mais oferta que procura no mercado. Ainda assim, existem aqueles que não tem condições de comprar um carro novo. A reportagem da Band dá a seguinte dica: "o ideal é comprar um seminovo que tenha realizado todas as revisões e inspeções necessárias. Além disso, deve-se checar se ele ainda possui sua própria garantia. O aspecto geral do carro também deve ser analisado, procurando saber se ele não foi rebaixado ou modificado de alguma outra forma."
A pesquisa

Além de avaliar as condições de oferta de automóveis, a pesquisa também indica mudanças no meio em que estão inseridos os anúncios. Segundo o gráfico acima, o jornal Diário da Manhã teve o maior crescimento em relação à publicação de venda de automóveis nos classificados.

A contagem de ofertas (anúncios classificados) apresentado pela Grupom é um tipo de pesquisa denominado Desk Research, que tem por objetivo indicar a tendência do mercado pelo volume de ofertas publicadas nos jornais. A contagem é diária e as avaliações são semanais, mensais, trimestrais e anuais.
As variações nas quantidades de ofertas de veículos indicam qual ou quais direcionamentos e tendencias os gestores empresariais e governamentais podem tomar. A contagem identifica a tendência histórica ao longo do tempo. O volume de ofertas de veículos indica, também, o grau de confiança do meio "jornal" em ser o canal para vender veículos automotores e permite observar a correlação entre a situação da economia e as ofertas.
Este trabalho é realizado e divulgado mensalmente na íntegra em gráficos específicos. Os resultados apresentados antecipam as informações correlacionadas com as vendas de veículos novos.
Solicite o relatório mensal completo pelo seguinte e-mail: atendimento@grupom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário