terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Câmara Municipal na lanterna

Comportamento
Câmara Municipal na lanterna
Erros dos parlamentares, denúncias de corrupção e a defesa de interesses próprios prejudicam a imagem da instituição.  

08 de janeiro de 2012 (domingo) Jornal O Popular


Instituição mais desacreditada entre as citadas na pesquisa do Instituto Grupom, a Câmara Municipal de Goiânia tem um longo caminho pela frente se quiser contar com a confiança da população.

Em alguns extratos da pesquisa, como a que estabelece o nível de confiança segundo o grau de instrução do entrevistado, a Câmara aparece com 1,7% de credibilidade entre os que têm 3º grau, por exemplo.


“É lamentável, mas infelizmente acontece o mesmo com todas as casas legislativas do País”, comenta o vereador Clécio Alves, vice-presidente e corregedor da Câmara de Vereadores de Goiânia. “O resultado é consequência dos atos dos próprios agentes públicos. Não podemos condenar a população por esta visão, embora eu faça parte do poder político. É muita corrupção e desvio de verba. Cabe aos políticos mudar essa imagem”, afirma.

Credibilidade

A Câmara de Vereadores de Goiânia foi palco de fatos recentes capazes de abalar a credibilidade do Legislativo Municipal. O próprio vereador Clécio Alves esteve no centro de um deles, em 2010, quando seu filho envolveu-se num acidente de trânsito quando retornava de uma festa no carro oficial da Câmara.

Em 2009, a defesa dos parlamentares, interessados em aprovar o 15º salário para os vereadores, também arranhou a imagem do Legislativo.

O caso mais recente foi a promulgação, pela Câmara, no fim do ano passado, de um projeto de lei que acrescentava uma hora no horário de abertura e fechamento dos estabelecimentos de Goiânia, tornando sem efeito o horário de verão.

Reportagem do POPULAR mostrou, na ocasião, uma sequência de cinco erros cometidos pelos parlamentares na condução do projeto. “É o povo que põe lá – na Câmara – o bom e o ruim. É preciso ter em mãos uma lupa para analisar os políticos na hora de votar”, sugere Clécio Alves. “Mas é preciso dizer, também, que há muita injustiça. As pessoas pensam que todo político é picareta.”

Bombeiros: o campeão

O Corpo de Bombeiros Militar em Goiás tem um contingente de 2,4 mil homens e está presente, com unidades físicas, em 35 municípios goianos. São eles os campeões de confiança junto à população de Goiânia, segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Grupom.

“Não é só porque o bombeiro salva vidas que a população confia, mas porque faz isso com eficácia, em menor tempo. Quando o bombeiro vai – para uma ocorrência –, vai com o coração”, comenta o tenente-coronel Martiniano Gondim, assessor de Comunicação do Corpo de Bombeiros em Goiás.

Segundo ele, os equipamentos usados, veículos bem estruturados e treinamentos contribuem para a percepção da população e para a credibilidade com que contam. “A população sabe que pode contar com o Corpo de Bombeiros.”

Veja materia completa:
Blog Grupom: População não confia nas instituições

Câmara de Vereadores de Goiânia gasta R$ 62 mi e discute 384 projetos

Quase 15% dos projetos de lei analisados foram enviados pelo prefeito.
População diz não ver resultado dos trabalhos e questiona o alto custo.

07/02/2012 11h45- Atualizado em 07/02/2012 11h45

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Veja o video: 

G1 Goiás: Câmara de Vereadores de Goiânia R$ 62 mil e discute 384 projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário