quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Qualidade impacta positivamente resultados

Recursos criativos e de linguagem podem ser utilizados para se fazer uma produção mais simples

Em tempos de dinheiro mais curto aumenta a tentação dos anunciantes em economizar verbas de produção e produzir mensagens menos onerosas em termos de sua realização física – ou seja, na transformação de ideias e textos descritivos em anúncios, cartazes, comerciais de rádio e televisão. Isso até pode ser feito se for através do aumento do impacto e da criatividade das mensagens e da simplificação de suas necessidades de produção. Mas jamais deve ser empobrecendo a produção, especialmente no caso dos comerciais de TV.
Publicidade empobrecida, com cara de segunda classe, é um verdadeiro tiro no pé da marca, pois muito da mensagem que os consumidores de fato absorvem tem a ver com o que é dito de forma implícita, na qualidade do texto e das imagens – da fotografia estática à cinemática, melhor performance dos atores, da precisão da direção, do padrão dos cenários e da trilha sonora, entre outros detalhes que podem empobrecer ou enriquecer aquela mensagem e, consequentemente, a percepção que os consumidores têm da marca anunciada, tanto de forma negativa, se for mal produzida, quanto positiva, se for bem produzida.
Assim, se o anunciante se dá conta que não tem recursos suficientes para produzir uma ideia da forma adequada, a melhor solução não é economizar na produção com cenários toscos ou adaptados, atores e diretor de segunda linha, fotografia deficiente e outros expedientes parecidos. O melhor é repensar a ideia, para se chegar a uma mais simples, mais criativa e mais direta. Fazer apenas um comercial, eliminar alguma das mídias de apoio que demande produção custosa e assim por diante. Nesses casos, menos peças pode representar mais recursos para a produção com qualidade das peças mais essenciais.
Recursos criativos e de linguagem podem ser utilizados para se fazer uma produção mais simples, mas de qualidade suficiente para a marca não passar a sensação de que “faltou dinheiro”.
Não se pode esquecer que o consumidor não compara a qualidade de um comercial ou anúncio com outro da mesma categoria ou “dimensão” (local, regional e nacional), mas sim entre todos aqueles que chegam a seu conhecimento. Assim, a melhor qualidade que ele vê em um determinado momento é a “régua” com a qual vai avaliar todos os demais no mesmo período.
Racionalmente, ele até dá um “desconto” para marcas locais e produtos mais simples, mas emocionalmente, não. E como em publicidade o que manda é a emoção e não a razão, não adianta contar muito com a complacência do consumidor.
Por outro lado, a proximidade com a cultura local, com a linguagem regional e outros elementos do repertório emocional mais próximo do target podem ser bem empregados para gerar essa conexão emocional – desde que a qualidade de produção não se distancie em demasia do padrão superior da categoria anunciada.
É essencial, também, considerar que toda marca deve ter um estilo de produção para ajudar a consolidar sua imagem permanente e facilitar a transmissão das mensagens pontuais. Respeitar o estilo da marca, portanto, é outro ponto relevante quando se está nessa etapa de produção.
Outro aspecto importante a ser levado em conta é o do ponto de saturação da mesma mensagem – ou seja, quando ela deixa de fazer efeito junto aos consumidores. Mas existe uma verdade, muitas vezes confirmada em pesquisas: o consumidor “se cansa” do comercial ou anúncio bem depois que agência e anunciante se cansam.
Assim, não é preciso substituí-los tão frequentemente quanto se pensa e é possível se aplicar mais recursos na produção de mensagens de qualidade, uma vez que elas podem ser usadas por mais tempo.
Por Rafael Sampaio, consultor em propaganda, para Propmark,

Nenhum comentário:

Postar um comentário