quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

PropTech 3.0 – A revolução do mercado imobiliário.

Proptech é um setor de atividade formado por startups que estão trazendo inovação tecnológica para o mercado imobiliário. Trata-se de um termo relativamente novo e você já deve conhecer quase todos os irmãos da família: FashTech (Fashion), MarTech (Marketing), MedTech (Medical), FinTech (Finance), AdTech (Advertising), e PropTech (Property).
Basicamente, PropTech é formado pela união de vários conceitos que estão transformando o mundo dos negócios incluindo análise e mineração de dados, blockchain, realidade aumentada, economia compartilhada, drones, smart buildings, smart grids, inteligência artificial entre outros.
Apesar de ser recente, nós já estamos vivendo a era Proptech 3.0. Incrível não? Vamos te contar em detalhes as duas versões anteriores, para que você possa entender e acompanhar a evolução da inovação voltada para o mercado imobiliário.

PropTech 1.0

Property Technology 1.0 refere-se aos primeiros programas de computador de cadastro de propriedades, com opções limitadas de análise e processamento de informação e funcionando apenas na máquina local do cliente, sem nenhuma comunicação com o mundo externo. Por incrível que pareça, muitos produtos 1.0 ainda estão em funcionamento no mercado.

PropTech 2.0 – Revolução da Internet

Acompanhando o avanço da Internet, nesse período já começou a surgir serviços mais informatizados e mais conectados a web, tornando imóveis disponíveis a qualquer momento e acessíveis de qualquer parte do mundo. Parte importante dessa era foi a sincronização de bancos de dados e a utilização de serviços de armazenamento e processamento de dados na nuvem (cloud).

PropTech 3.0

A era 3.0 inicia-se basicamente com a adoção do dispositivo móvel como principal meio de comunicação das pessoas. Após o lançamento do Iphone e de outros smartphones, o mundo se tornou mobile e muitos serviços tiveram que se adaptar, e o mercado imobiliário sofreu e ainda sofre bastante com essa evolução.
Portanto, podemos dizer que a era PropTech 1.0 trouxe a informatização dos processos, no PropTech 2.0 foi a facilidade de comunicação e universalização da comunicação e a era PropTech 3.0 é o usuário no centro de tudo, atuando diretamente no desenvolvimento dos produtos.
A PropTech 3.0 veio para revolucionar como o usuário encontra imóveis, o meio como as transações são feitas, a interação sem intermediários entre inquilino e proprietário, a economia compartilhada de bens, e claro, como as decisões dos entes participantes do mercado serão afetada pela imensa quantidade de dados produzidas diariamente.
As startups ProTech 3.0 podem ser classificadas e atuar em até 9 categorias, sendo:
  • Portais de anúncios: portais verticais de anúncios imobiliários e marketplaces. Ex: VivaReal, Zap, Mitula, Trovit, UbiPlaces
  • Peer to Peer: relacionado à economia compartilhada e serviços de ligação direta entre entes. Ex: Airbnb
  • Big Data: ferramentas de avaliação automática de imóveis, análise de dados do setor, etc.
  • Realidade Virtual: aplicativos que oferecem visita virtual ao imóvel, geolocalização, realidade aumentada.
  • Investimento Imobiliário: aplicativos que permitem pessoas físicas comprarem pequenas participações de imóveis (investimento coletivo).
  • Domótica: serviços de “robotização” das propriedades, sensores, casas inteligentes, smart grids.
  • Financiamento e Transações: novos meios automatizados de financiamento, smart contracts, blockchain.
  • Marketing Imobiliário: estratégias inovadoras de marketing, incluindo marketing out-of-home, totens, mobiliários urbanos, etc.
  • Gestão Imobiliária: dados e serviços na nuvem de forma integrada.

Conclusão

Quem tiver interesse em obter mais conhecimento sobre a evolução das proptechs, sugerimos esse belo artigo (em inglês) produzido pela Universidade de Oxford, titulado: “PropTech 3.0: the future of real estate “.
O mundo imobiliário ainda vai experimentar uma revolução assim como outros mercados estão enfrentando. É questão de tempo. A revolução técnico-científica que estamos vivendo está transformando completamente o mundo dos negócios e o setor imobiliário precisa estar preparado para tal transformação. E você corretor e/ou imobiliárias, estão preparados?
Fonte: UbiPlaces

Nenhum comentário:

Postar um comentário