sexta-feira, 15 de junho de 2018

Marketing por geolocalização: conheça 4 vantagens dessa estratégia.


Em meio a um mercado tão competitivo, destacar-se é a única maneira de sobreviver. Dessa forma, a maioria das empresas vem utilizando a segmentação para atrair clientes. Mas, afinal, vale a pena expandir essa estratégia e aplicar o marketing por geolocalização no seu negócio?
Se você ainda tem alguma duvida, este post é para você! A seguir, entenda de vez como este tipo de marketing funciona e quais as 4 principais vantagens obtidas com a aplicação do recurso para companhias de todos os portes:

O que é marketing por geolocalização?

Imagine que o consumidor coloque os pés em um shopping e receba, em seu celular, um SMS avisando que sua loja favorita possui itens em promoção. Não seria uma ótima maneira de atraí-lo?
Na prática, é isso que o marketing por geolocalização faz. Uma vez conhecida a localização do público-alvo, esse tipo de estratégia permite que organizações interajam com o público por meio de uma mensagem apropriada e em um momento oportuno para ganhar de vez sua atenção.
A intenção do marketing por geolocalização é, assim, promover uma experiência que agregue valor ao consumidor, aumentado ao mesmo tempo a lealdade de seus clientes, a popularidade da marca e o número de vendas.
O sucesso da estratégia só foi possível com o avanço da tecnologia: os smartphones conectados à internet vinte e quatro horas por dia permitem que as companhias conheçam as movimentações, preferências e desejos dos consumidores, transformando tudo isso em dados a serem analisados e utilizados como recursos para se fazer marketing.

Planejar para promover ações eficientes

Toda estratégia baseada no marketing por geolocalização não pode ser feita ao acaso: as campanhas só devem ser colocadas em prática quando seus idealizadores tiverem plena certeza de que conversam bem com o ambiente e com a atividade do público-alvo. Além disso, a utilização do recurso deve sempre levar em consideração fatores como a plataforma utilizada, a segmentação correta e a necessidade de testes prévios.
Mesmo no e-commerce, saber o que veicular para cada região faz toda a diferença em concluir uma venda e ser mais do que apenas um clique. Fazer e-mail marketing de casacos de frio para quem atravessa um verão rigorosíssimo no nordeste do Brasil, por exemplo, é com certeza uma má ideia.

Quais as vantagens do marketing por geolocalização?

1. Permite uma segmentação correta do público

Um correta segmentação do público é essencial para todo negócio que pretenda satisfazer melhor seus clientes e aumentar seu número de vendas, oferecendo ao consumidor exatamente aquilo que ele busca. Dessa forma, utilizar o marketing por geolocalização permite que você conheça melhor aqueles que vão até à sua loja — seja ela física ou mesmo apenas e-commerce — e ofereça propostas irrecusáveis.
Ao utilizar o recurso, entretanto, é importante se atentar para não acabar “super-segmentando” a sua campanha: a redução extrema de seu alcance pode ser um efeito colateral indesejado a ter que se suportar!

2. Permite que você aperfeiçoe seu negócio

Aplicar o marketing por geolocalização permite que você entenda o que agrada ou não o público do seu negócio. A Nordstrom, gigante de departamentos americana, por exemplo, rastreou os movimentos de seus consumidores por oito meses com o auxílio de antenas WiFi. Com a análise dos dados obtidos, ela conseguiu monitorar quanto tempo os clientes passavam em cada uma de suas seções.
A partir disso, a loja foi capaz de adequar questões como o número de atendentes em horários de pico e mudanças de layout nos departamentos menos visitados, sendo essas mudanças essenciais para dar ao cliente uma experiência mais positiva. Ainda que distante, esse é um ótimo exemplo de como a geolocalização pode beneficiar empresas e aperfeiçoar negócios.

3. Permite melhor utilização das plataformas em que você veicula anúncios

Muitas pessoas costumam fazer campanhas pouco ou até mesmo não planejadas, veiculando anúncios em todas as plataformas e não avaliando as respostas obtidas. Utilizar-se do marketing de geolocalização, no entanto, faz com que você crie um planejamento e siga-o a risca, medindo todos os dados obtidos em cada uma das plataformas utilizadas.
É importante aceitar que do número total dos atingidos pelas plataformas digitais, cerca de 10% a 15% estarão fora de sua zona segmentada, o que é padrão no mercado. Nenhuma delas, infelizmente, consegue ter exatidão no mundo da publicidade e do marketing.

4. Melhora a performance de suas campanhas

Ao elaborar uma campanha, dar informações precisas que vão de encontro com as necessidades da empresa e do público-alvo pode impulsionar mais as vendas do que oferecer serviços que não estejam alinhados com essas necessidades imediatas.
Além disso, saber onde está o público é tão ou mais importante que conhecer suas preferências: no momento de criar uma campanha de e-mail marketing com filtros, ter qualquer informação a mais é mais vantajoso do que e disparar o mesmo conteúdo para todos, por exemplo.
Fonte: DDWB

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