quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mercado Imobiliário de Goiânia: Apartamentos de 1 quarto

Versatilidade e qualidade de vida levam à escolha de apartamento menor e bem localizado.
Camila Teles


                Os imóveis com apenas um quarto tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Procurado por executivos, estudantes, solteiros e até mesmo por casais que pretendem manter a família pequena, a tendência para a aquisição deste tipo de imóvel é aumentar. Pesquisa realizada pela ADEMI-GO/Grupom mostra que nos últimos cinco anos, o crescimento das vendas foi de mais de 611%.


                A busca pela qualidade de vida leva os futuros proprietários a considerarem a localização como um dos fatores mais importantes. Bairros com acesso a transporte, próximos a escolas, universidades e mesmo a bares e shoppings pesam na decisão na hora da compra, tanto de estudantes quanto de executivos.
                Em 2011, as aquisições de imóveis de um quarto inseridos em bairros considerados nobres na capital representaram 83% no total das vendas.

Localização dos bairros com maior representação nas vendas em 2011

                Acompanhando a tendência de crescimento da procura, o valor do m² dos apartamentos de um quarto também subiu. Enquanto em 2007 o preço médio por metro quadrado era de R$ 2.204,78, em 2011 esse preço aumentou para R$ 3.663,62, representando um aumento de 66% neste intervalo de cinco anos.


Comprovando a versatilidade desse tipo de imóvel, a tabela mostra ainda a grande diferença entre o menor e o maior preço por m² das aquisições em 2011.


A pesquisa da ADEMI-GO/Grupom traz, também, as imobiliárias com maior participação na venda de imóveis de um quarto em 2011: