quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Eleições 2012: Sentimentos em relação ao Prefeito de Aparecida de Goiânia

Camila Teles


A Grupom buscou avaliar o sentimento dos eleitores aparecidenses em relação à administração do prefeito, governador e presidente. Os dados são baseados na primeira rodada da pesquisa Radio730am / Grupom, realizada entre 18 e 21 de agosto em Aparecida de Goiânia, quando 621 pessoas foram entrevistadas. A pesquisa foi registrada sob protocolo número: 00111/2012 de 16/08/2012.


SENTIMENTO DO PREFEITO
                Aos entrevistados, foi perguntado qual é o sentimento em relação ao atual prefeito, Maguito Vilela. Os critérios escolhidos avaliaram níveis de satisfação, rejeição, confiança, compreensão e decepção. Foi pedido, também, que o entrevistado desse uma nota de 1 a 10 para a administração do prefeito.

                Entre todos, o sentimento mais citado em relação à Maguito Vilela foi a “decepção” (27,1%). Isso sugere que o eleitor pode ter esperado mais do prefeito nesses quatro anos de administração que se passaram – fator que pode influenciar na decisão dos eleitores na hora de votar.

                De modo geral, os sentimentos ficaram equilibrados: a soma dos negativos (51%) superou por pouco a soma dos positivos (49%). Veja os dados detalhados no gráfico:
 
 

                Quando foi perguntado aos eleitores que nota dariam ao administrador municipal, pouco mais da metade dos entrevistados deram nota acima de 6: 51,2%. A média geral foi de 5,6.



Sentimento do Prefeito x Eleitor por candidato
                Na relação de eleitores por candidatos, o que chama atenção é o fato de que, os mesmo eleitores que disseram pretender votar no atual prefeito, afirmam estar decepcionados (7,7%), rejeitarem (13,2%) ou desconfiarem (24,3%) de Maguito Vilela.

                Os eleitores que pretendem votar em Ademir Menezes demonstraram os maiores níveis de sentimentos negativos – 38% estão decepcionados, 55,3% rejeitam o atual prefeito e 34,2% sentem desconfiança. Os números são maiores até mesmo que os dos eleitores que rejeitam todos ou votam em branco/nulo. Confira os dados na tabela: 
 
 
                Com a avaliação do sentimento pelo prefeito, é possível traçar como o eleitor vota em função de sua percepção em relação ao atual administrador. Ainda falta um mês para o primeiro turno das eleições e os dados ainda podem mudar. Continue lendo o Blog Grupom para mais informações sobre os candidatos, além dos sentimentos dos eleitores em relação ao Governador e à Presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário