quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Revolução Industrial 2.1: Como o Blockchain pode terminar o que a Internet começou.

As pessoas muitas vezes cometem o erro de pensar que a Revolução Industrial (o catalisador da modernidade e a força motriz por trás da geopolítica até hoje) foi um fenômeno que aconteceu de uma só vez, no vácuo, em todo o mundo. Na verdade, demorou décadas para invenções como a máquina a vapor e a descaroçadora de algodão se espalharem, melhorarem suas funcionalidades e causarem um grande impacto na vida das pessoas comuns em todo o mundo.
A própria máquina a vapor é apenas um exemplo. Embora versões rudimentares das máquinas a vapor existissem desde o início dos anos 1700, não foi até um século depois que a tecnologia alimentava as ilhas britânicas para conquistar o mundo.
O rápido avanço de mais de dois séculos, e a onda de digitalismo que começou no final do século 20, que todos nós ainda estamos experimentando, foi equiparada por muitos estudiosos notáveis a algo como uma "Revolução Industrial 2.0".
Como o mundo criado por essa primeira revolução parece estar pronto para entrar em outra era futura, o aumento de empregos em tecnologia, economia compartilhada e plataformas on-line mostram o caminho a seguir. A única coisa que os unifica é a Internet.

A revolução digital

A primeira onda de inovações de emprego baseadas na internet trouxe sites como Monster e Indeed, aplicativos de emprego on-line e trabalhos remotos. A segunda onda, onde estamos no momento, é composta por espaços de trabalho digitais, como o emprego em Slack e baseado em aplicativos.
Uber, Fiverr, Upwork e outros, todos oferecem movimentos particulares sobre como as pessoas podem ganhar dinheiro com seu tempo livre com suas habilidades. A economia de emprego on-line ainda está repleta de deficiências para pessoas comuns que procuram trabalho. "Googleie" Uber!
Felizmente, esta revolução digital não está de forma alguma terminada. Ainda estamos melhorando. Assim como levou muitos anos para aperfeiçoar as invenções da Era Industrial, o mercado de trabalho on-line agora se encontra como um candidato ideal para uma atualização final: o Blockchain. Tomar esse próximo passo e adotar a tecnologia Blockchain poderia realmente cumprir a promessa de trabalho horizontal, descentralizado, livre, aberto e justo que prometeu a Revolução Industrial todos aqueles séculos atrás.

Portais de trabalho na Internet

No momento, no espaço Blockchain, há várias inovações no portal de trabalho que, embora ainda na infância, afirmam que podem nos levar à "Revolução Industrial 2.1". Duas plataformas lideram o caminho.
O Ethlance é um portal de trabalho criado na rede Ethereum que é subutilizado fora do alcance muito finito escopo de fanáticos por moeda digital. Embora tenha sido um pioneiro, pode ter entrado na briga antes que uma massa crítica possa ser alcançada.
Chronobank, outra opção, pretende ser um portal de recrutamento e disromper os departamentos de Recursos Humanos em todo o mundo, minando o status quo. O Chronobank, por enquanto, tem um foco estrito em certas profissões, como pessoal de armazém e construção, por isso pode não fornecer a solução para todos.

Uma plataforma destinada aos estudantes

Um desenvolvimento recente e particularmente notável no espaço é a start-up bitJob baseada em Israel. Dirigida especificamente aos estudantes, a BitJob identificou o modelo demográfico ideal para experimentar novas tecnologias, um com habilidades perfeitas para a era da internet e pronto para assumir empregos em tempo parcial ou on-line sobre sua escolaridade.
Com um ecossistema completo construído em seu próprio token STU (para o qual a venda de token está atualmente em andamento), a bitJob é um esforço global, nivelando o campo de jogo para estudantes de todo o mundo para obter o valor justo de seus talentos de forma rápida e direta. Além disso, diz-se que o ecossistema inclui mercados com descontos profundos de STU sobre equipamentos escolares e viagens para usuários e, talvez, o mais importante, a bitJob oferece funcionalidades Paypal que podem transformar as moedas digitais dos alunos em dinheiro frio e duro, a tempo para o fim de semana.
Em cem anos, quando escreverem artigos sobre "A revolução digital", é provável que o Blockchain seja lembrado como a peça final do quebra-cabeça para uma era verdadeiramente digital. Com cada novo projeto que se desenvolve sobre as idéias de gerações anteriores, nos aproximamos de um mundo onde o trabalho justo ganha salários justos em todo o mundo.

Fonte: cointelegraph.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário