quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Veículos novos freia a venda de usados em agosto

A oferta anunciada de veículos usados em Goiânia sofreu uma forte retração de 26,8%  no mês de agosto em comparação com o mesmo mês em 2010. Em 2010 foram 75.533 ofertas anunciadas e em 2011 tivemos 55.293 ofertas, uma redução de 20.260 em nossos jornais diários.

Comparando as ofertas de agosto com o mês de julho deste ano houve uma queda de 9,5%. Uma redução de 5.824 anúncios classificados.
Podemos observar no gráfico das ofertas ocorridas em 2010, que no segundo semestre, as ofertas foram mês a mês decrescentes até o mês de dezembro quando atingiu a menor quantidade de ofertas do ano. 

Os emplacamentos de veículos novos no mercado brasileiro somaram 327.393 unidades em agosto, o que representa uma alta de 4,67% ante igual intervalo de 2010, segundo informação da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em relação a julho deste ano, houve um acréscimo de 6,91%. Os dados incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.



Os dados apresentados  podem revelar algumas hipóteses que podem estar acontecendo com o mercado de veículos em Goiânia: que está muito mais fácil comprar um veiculo novo com todas as garantias do que comprar um veiculo usado, mesmo que de boa procedência.  Os pontos que podemos incluir nesta hipótese preliminar: 1ª) Quem tem veiculo usado e quer vender, não quer reduzir seu preço para que o produto seja mais atraente e faça frente ao mercado de veículos novos; 2ª) Que os veículos usados estão tendo maior dificuldade de ser financiados como custo financeiro mais alto.

Estas duas premissas podem fazer de forma indireta com que as vendas de veículos usados sofram uma retração em face de impossibilidade de haver interessados em trocar de veículos, dado ao baixo preço praticado pelas concessionarias e terceiros interessados neste tipo de negociação.

O Indicador de ofertas anunciadas elaborado pela GRUPOM reflete de forma indireta o comportamento do mercado, antecipando algumas possíveis consequências apontadas pelos dados. O serviço de contagem começou em 2005 e até o último dia de agosto haviam sido contados 5.130.231 ofertas anunciadas. Percebemos também que está havendo uma mudança ou migração dos anúncios classificados de venda de veículos entre os jornais diários de Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário