sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Eleições 2012: Os eleitores na Internet

Camila Teles

                Nas últimas semanas, a Grupom tem feito várias pesquisas para obter resultados sobre a aceitação dos eleitores em relação aos candidatos para a eleição deste ano, como tem sido divulgado aqui no Blog e no portal 730. A coleta de dados foi realizada entre 21 a 24 de julho em Goiânia e 621 pessoas foram entrevistadas. A pesquisa foi registrada sob protocolo número: 00079/2012 de 21/07/2012.


INTERNET
               As campanhas eleitorais já começaram na web há algumas semanas.  Os candidatos têm visto nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Youtube , além dos blogs e newsletter, uma boa oportunidade de se aproximar do eleitor fora do Horário Eleitoral Gratuito. Por esse motivo, a Grupom buscou aferir o nível de receptividade dos eleitores usuários da internet em relação aos não usuários. 

Perfil dos entrevistados
                Segundo os dados da pesquisa, grande parte dos entrevistados possui computador em casa: 84,1%, contra 15,9% de entrevistados que não possuem. Porém, quando foi perguntado se o próprio entrevistado usa a internet, os números caíram: 61,4% acessam, enquanto 38,6% não acessam.



                Entre estes, o público masculino é o que mais acessa a internet, representando 68% dos entrevistados. Entre as mulheres, 56% delas acessam.



                Em relação à idade, os entrevistados com menos de 25 anos são os que mais acessam a internet: 94,1% acessam, enquanto apenas 5,9% não acessam. A porcentagem de eleitores entre 25 e 40 anos cai, mas continua significativa: 72,6% utilizam a internet, contra 27,4% que não a utilizam. A margem entre os entrevistados entre 40 e 55 anos é pequena, sendo que 52,1% acessam e 47,9% não acessam. Para os eleitores com mais de 55 anos, a situação muda: somente 29,5% tem acesso à internet, enquanto os outros 70,5% não tem.



                Quando se trata da renda mensal, a renda dos entrevistados que afirmaram acessar a internet é quase o triplo dos que não acessam: R$ 3692,00, contra R$ 1285,60.



Intenção de voto
                No levantamento espontâneo, o fator que mais marca a diferença entre os dois grupos de entrevistados foi o nível de conhecimento dos candidatos: dos que acessam a internet, 26,0% afirmou não conhecer os candidatos, contra 37,9% dos que não acessam.  Além disso, no grupo dos que acessam, apesar de 3,9% ter votado em não candidatos, todos os nomes foram citados. No caso dos que não acessam, os nomes de Elias Junior, Isaura Lemos, Simeyson Silveira e Rubens Donizetti não apareceram.


Outras diferenças podem ser notadas no levantamento estimulado. Mesmo que na avaliação dos candidatos não tenha havido diferença percentual significativa, os entrevistados com acesso à web se mostraram mais decididos na hora da escolha: apenas 13,6% deles estavam indecisos, contra 25,4% dos que não acessam a internet. O grupo dos eleitores que acessam a internet também se mostrou mais crítico: 27,0% deles disseram pretender votar em branco ou nulo. Apenas 14,2% dos que não acessam demostraram a mesma intenção



 A campanha eleitoral ainda está no começo, mas tais resultados mostram que o eleitorado da internet não está satisfeito e espera mais dos candidatos. Esta pesquisa foi baseada nos resultados do primeiro levantamento Rádio 730am/Grupom, que você pode ler clicando aqui. Confira também a estratificação por regiões de Goiânia, aqui.

Um comentário:

  1. Será interessante acompanhar o efeito da campanha pelo voto nulo nas redes sociais.

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