sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Eleições 2012: Regionalização das intenções de voto para a Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Camila Teles


Contratada pela Rádio 730 am, a Grupom tem feito uma série de pesquisas para avaliar o nível de aprovação dos eleitores em relação aos candidatos. Ainda nesta semana, foi divulgada a primeira rodada da pesquisa trazendo resultado para Aparecida de Goiânia. Além de avaliar as intenções de voto, o estudo também buscou estratificar os resultados de acordo com o perfil dos entrevistados, dividindo-os em sexo, região, acesso à internet, etc. A pesquisa foi registrada sob o Protocolo de número 00111/2012 de 16/08/2012.

REGIÕES DE APARECIDA DE GOIÂNIA
                A primeira rodada da pesquisa foi realizada em 112 bairros da capital, divididos entre leste, oeste, norte e sul. Esta divisão visa atender o princípio estatístico da significância dos dados e não é equivalente à regionalização oficial da cidade. Os candidatos estão ordenados de acordo com o resultado da pesquisa espontânea.

Maguito Vilela
                O atual prefeito de Aparecida aparece à frente no levantamento espontâneo, com 27,2% das intenções dos entrevistados. Em se tratando da regionalização, os dados mostram que os eleitores de Maguito estão bem equilibrados em todas as regiões, não havendo diferença significativa entre os números aferidos – pouco menos de seis pontos percentuais entre a região com mais intenções (sul) e a com menos (norte).

 
 
No levantamento estimulado, a situação pouco mudou. Os números aumentaram, mas a diferença entre eles continua pequena. Neste caso, porém, as regiões sul e leste (com maior número de intenções para Maguito) abriram vantagem maior sobre as outras, mantendo aproximadamente 10 pontos percentuais acima da com menos intenções (região norte).

 

Ademir Menezes
                O candidato do PSD, Ademir Menezes, ficou em segundo lugar no levantamento espontâneo, com 17,6% das intenções. Neste caso, a região que mais se destacou com intenções de voto foi o oeste de Aparecida, com 22,2%. Assim como no caso do atual prefeito, as diferenças entre os números foram pequenas. Entre o oeste e o leste (menor número de intenções), houve diferença de 10 pontos percentuais.


                No levantamento estimulado, a diferença percentual fica ainda menor. O oeste continua como a região com mais intenções para Maguito e o leste, a região com menos. A diferença entre eles agora é de aproximadamente 4 pontos percentuais.


Outros Candidatos
                Como os candidatos Tanner de Melo, Bernardo Bispo e Alberico obtiveram, juntos, menos de 3% nos levantamentos espontâneo e estimulado, os números não foram tratados neste texto. 

Estratificação
                A pesquisa mostrou que a região norte de Aparecida de Goiânia tem a maioria dos eleitores que pretendem votar em branco/nulo (9,2%) e também um grande número de eleitores indecisos (39,3% que não avaliaram os candidatos). Em contrapartida, a região é a com menos eleitores desinformados: somente 8,1% não souberam quem são os candidatos prefeitáveis.

                Os mais indecisos e desinformados se encontram na região leste: 39,8% não avaliaram e 18,7% não souberam dizer quem são os candidatos. A região oeste foi a que registrou os menores níveis de anulação do voto: somente 0,6% dos eleitores que disseram pretender votar em branco/nulo estavam na região.


 
                No levantamento estimulado, a maioria dos eleitores indecisos estava na região oeste: 25,6%. Em contrapartida, somente 6,1% dos eleitores que pretendem votar em branco/nulo estavam na mesma região. Os dados mostram que a maioria dos que pretendem anular o voto estavam na região norte, assim como no levantamento espontâneo.

 

                Os dados para esta estratificação foram baseados na primeira rodada da pesquisa 730 am / Grupom relativa a Aparecida de Goiânia. Foram entrevistados 621 eleitores e a margem de erro é de 3,9%. Continue acompanhando o Blog Grupom para mais detalhes desta pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário