quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Eleições 2012: Sentimentos em relação à Presidente

Camila Teles


Concluindo a primeira rodada de pesquisas sobre as Eleições , a Grupom buscou avaliar o sentimento dos eleitores em relação à administração do prefeito, governador e, agora, da presidente. Os dados são baseados na primeira rodada da pesquisa Radio730am / Grupom, realizada entre 21 a 24 de julho em Goiânia, quando 621 pessoas foram entrevistadas. A pesquisa foi registrada sob protocolo número: 00079/2012 de 21/07/2012.

SENTIMENTO DA PRESIDENTE

                Do mesmo modo como aconteceu nas pesquisas de sentimento do Prefeito e sentimento do Governador, os entrevistados tiveram que responder qual o sentimento deles em relação à presidente Dilma Rousseff. Os critérios de avaliação foram os mesmos utilizados para avaliar os outros administradores: satisfação, confiança, compreensão, rejeição e decepção. Também foi perguntado aos eleitores que nota dariam para a administração de presidente.
                No geral, a presidente Dilma teve os maiores índices positivos entre os administradores avaliados: 73,2% disseram estar satisfeitos, confiantes ou compreensivos em relação à presidente. Entre os 26,8% que avaliaram Dilma negativamente, somente 5,5% mostraram rejeição.

                As notas dadas à presidente também foram em maioria positivas: 72,2% dos entrevistados deram notas acima de 6. A média geral foi 6,9, nota maior que a dos dois administradores avaliados anteriormente (5,7 para o prefeito e 4,4 para o governador).




Sentimento da Presidente x Eleitor por candidato
                Na relação de eleitores por candidatos, as avaliações se mostraram mais positivas que negativas: os níveis de satisfação, confiança e compreensão são maiores que os de decepção, rejeição e desconfiança em todos os casos, inclusive entre os que rejeitam todos os candidatos à prefeitura.
                Ainda não foi divulgado qual dos candidatos terá o apoio da Presidente nas campanhas. Mesmo assim, a popularidade de Dilma Rousseff tem sido explorada por Paulo Garcia, Isaura Lemos e Jovair Arantes – cada um afirmando ser o escolhido pela Presidente. De qualquer forma, tais boatos não têm gerado resultados significativos nas avaliações feitas pelos eleitores. Independentemente de quem seja o apoiado pela Presidente, os eleitores de todos os candidatos fizeram avaliações positivas da administradora Federal, principalmente quando se trata do sentimento de “satisfação”.



Com o começo da propaganda eleitoral na TV e no Rádio e também da divulgação do apoiado pela Presidente, a situação pode mudar para os candidatos. Já os índices de Dilma devem continuar altos, considerando o histórico de popularidade da Presidente.
                Não deixe de acompanhar o blog para mais informações sobre as Eleições 2012. Confira também as avaliações dos sentimentos dos eleitores pelo Prefeito aqui e pelo Governador, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário