sábado, 6 de outubro de 2012

Eleições 2012 - Quarta rodada em Goiânia

-->
Está no ar a quarta rodada da pesquisa Rádio 730 am/Grupom com dados sobre a cidade de Goiânia. A pesquisa tem o objetivo de avaliar a intenção de voto da população eleitora da cidade, além de traçar um paralelo com as outras três rodadas da pesquisa.  A pesquisa foi registrada sob protocolo número: 00456/2012 de 25/09/2012.

LEVANTAMENTO ESPONTÂNEO (quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor)
            Com a proximidade das eleições, o número de entrevistados que não avaliou caiu dez pontos percentuais em relação à primeira rodada. Apesar de os números continuarem altos, aos poucos os eleitores têm definido em qual candidato votar.
            O número de intenções de voto para o atual prefeito Paulo Garcia subiu 7 pontos percentuais, deixando o candidato com 41,7%. Em relação à primeira rodada, Paulo subiu 28 pontos percentuais.
            Jovair Arantes teve o numero de suas intenções pouco mudadas: subiu, da terceira para a quarta rodada, 0,3 pontos percentuais, número pouco significativo. Elias Junior subiu aproximadamente 2 pontos percentuais, se aproximando aos poucos do candidato do PTB Jovair Arantes.
            O número de eleitores que disseram votar em branco/nulo também caiu. Enquanto na primeira rodada 6,4% dos entrevistados dizia pretender votar em branco/nulo, na quarta rodada apenas 1,4 dos entrevistados disseram o mesmo.



LEVANTAMENTO ESTIMULADO (quando é mostrado ao eleitor um leque com os candidatos a prefeito)
            No levantamento estimulado, as intenções de Paulo Garcia subiram aproximadamente 5 pontos percentuais. O atual prefeito continua na liderança da pesquisa com uma diferença de 35 pontos percentuais entre ele e o candidato no segundo lugar, Jovair Arantes.
            O número de eleitores que pretendia votar em branco/nulo/rejeitava todos está em queda desde a primeira rodada, ficando com 12,9% nesta quarta rodada. O número de eleitores que não avaliou também diminuiu: caiu para 11,3%, seis pontos percentuais abaixo do resultado da terceira rodada.
            Jovair Arantes teve uma pequena queda da terceira rodada para esta. Apesar disso, tal queda tem feito os números de Elias Junior se aproximarem cada vez mais, sugerindo um resultado diferente do que havia sido considerado até a rodada anterior.  



Não votariam (quando é oferecido ao entrevistado um leque com os candidatos a prefeitura e é pedido que ele selecione aqueles em que não votaria – múltipla escolha)
             Nesta rodada, em todos os casos, o número de eleitores que disseram não votar nos candidatos diminuiu em média cinco pontos percentuais.
            Jovair Arantes agora é o candidato no qual os eleitores mais disseram que não votariam. Isaura lemos, que na rodada anterior estava em primeiro lugar, agora está em terceiro, com 39%.
            Paulo Garcia continua sendo o candidato com menos avaliações de “não votaria”, com 25,3%. O número de eleitores que vota em todos aumentou somente 0,5 pontos percentuais.


            No levantamento espontâneo, esta rodada, assim como a terceira, indica que devido ao alto índice de eleitores que não avaliaram, serão eles a decidir o rumo da eleição. O levantamento estimulado sugere que talvez não haja um segundo turno, já que os números de Paulo Garcia estão subindo cada vez mais.
            Acompanhe nosso Blog para notícias pós-eleições e, caso haja, sobre o segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário