terça-feira, 19 de novembro de 2013

Redes sociais X Produtividade: uma batalha entre funcionários e empresas

Estudo do mostra que, apesar da restrição ao acesso à mídia social no ambiente de trabalho, funcionários utilizam dispositivos móveis para se conectar às redes preferidas


POR ARTHUR QUEZADA - aquezada@grupomm.com.br

Facebook, Twitter, Google+, YouTube, LinkedIn, Instagram, Tumblr, GetGlue, Vine. Para usuários de internet, as redes sociais já fazem parte da rotina diária. No entanto, essas plataformas não são vistas com bons olhos por todos. Muitas companhias enxergam mídia social como uma ameaça à produtividade dos funcionários. Com isso, é comum que algumas empresas restrinjam a utilização destas plataformas no ambiente de trabalho, a fim de otimizar a produção dos empregados.

Apesar das restrições, uma pesquisa do Instituto Qualibest, feita com exclusividade para a ProXXIma, revelou que a restrição ao acesso não impede que o funcionário se conecte às redes sociais no ambiente de trabalho. O estudo foi feito com 313 internautas, de todo Brasil, que trabalham fora de casa e que utilizam frequentemente computador com acesso à internet na função exercida.

A análise aponta que os funcionários encontraram nos dispositivos móveis uma maneira de acessar o conteúdo das redes sociais. De acordo com o Qualibest, o laptop é o item eletrônico de maior posse e mais utilizado pelos entrevistados (74%), seguido de perto pelos smartphones, com 68%.

O Facebook é a plataforma preferida para acesso via mobile no ambiente de trabalho para 74% dos participantes da pesquisa. Também aparecem na lista YouTube com 61% de acessos via dispositivos móveis; Twitter (29%); Google (28%); e outras redes (43%). Do lado das empresas, o Facebook é apontado por 51% das respondentes como a rede mais restrita aos funcionários no ambiente profissional.

Segundo Vasiliki Calliyeris, diretora técnica da Qualibest, a pesquisa mostra um novo comportamento dos funcionários e, para ela, a restrição do acesso não é produtiva para as empresas. “Acredito que as companhias devem encontrar outras formas para engajar os funcionários, como metas de produção. Se o trabalhador entregar o que for combinado não há problema na vontade dele de acessar o Facebook ou YouTube”, destaca.

Os sites básicos como Webmail (88%) e Google+ (77%) estão entre os mais permitidos pelas empresas, segundo a pesquisa. Além disso, o estudo também mostra que a restrição é maior nas companhias privadas, em comparação com as empresas públicas. Para Vasiliki, isso aponta que a grande preocupação das empresas se refere ao controle sob o funcionário. “As empresas privadas possuem maior fiscalização, maior cobrança em termos de produtividade. Mas o nosso estudo mostra que as proibições não resultam. O acesso às redes sociais já faz parte da rotina, como um vício. As empresas precisam saber contornar sem entrar em conflito com os trabalhadores”, comenta.




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