Por décadas, o Business Intelligence (BI) foi algo reservado apenas para as grandes multinacionais do varejo, que o usavam principalmente para fins de análise financeira e produção de relatórios simples. Nos últimos anos, tudo isso mudou.
BUSINESS INTELLIGENCE NAS EMPRESAS
Muito mais do que uma expressão comum no mundo corporativo, o Business Intelligence representa uma solução para o tratamento e a utilização da quantidade massiva de informações com as quais algumas empresas precisam lidar na era da conectividade. As atividades de grandes corporações e empresas de mercados competitivos precisam alimentar as bases de seu planejamento em curto, médio e longo prazos, para obter alguma vantagem estratégica diante da concorrência.
Esse é, basicamente, o escopo de atuação das soluções de BI hoje em dia. Para entender o que é o Business Intelligence e como ele pode ajudar a sua empresa, acompanhe-nos:
INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS
Fazer negócios sem ter indicadores para guiar o planejamento e a tomada estratégica de decisões é praticamente um “suicídio” empresarial. Todas as ações tomadas, as escolhas e as estratégias adotadas precisam estar baseadas em dados precisos, modelados e compilados adequadamente, processados para uma análise ágil e dinâmica.
O sistema responsável por essa tarefa pra lá de complexa é chamado de Business Intelligence, ou “Inteligência de Negócios”, em português. O nome é bastante sugestivo, pois indica um serviço baseado em um tipo de conhecimento, aplicado em função das atividades de uma empresa ou organização.
A necessidade, assim como as metodologias e sistemas de Business Intelligence não são muito recentes, mas o termo foi popularizado nos anos 80 pelo Gartner Group, que utilizava a análise de informações sobre o funcionamento de todo o mercado para guiar suas estratégias.
De forma sucinta, Business Intelligence é o processo de coleta, armazenamento, organização, compilação, análise e apresentação de dados em forma de informações úteis para a diretoria e executivos da empresa.
QUAIS SÃO AS VENTAGENS DO BUSINESS INTELLIGENCE PARA AS EMPRESAS?
A competitividade e o volume da concorrência em todos os mercados hoje em dia pressionam cada vez mais as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, a se profissionalizarem e buscarem formas de serem mais eficientes e rentáveis, justificando investimentos e trazendo retorno.
Informações sobre os concorrentes, por exemplo, são vitais para o andamento de qualquer negócio. Não se trata de espionar ou copiar; mas quem não acompanha o movimento dos seus concorrentes não é capaz de reagir caso algo aconteça, de repente, no mercado. E isso acontece o tempo todo.
A reação de fornecedores e parceiros às variações do mercado impactam diretamente as suas atividades. Mas o conhecimento das informações sobre a própria atividade da empresa e de seus clientes é imprescindível. Detectar suas falhas e fatores a serem melhorados, além de conhecer os próprios pontos positivos, são maneiras de priorizar estratégias de acordo com o DNA da empresa e seus objetivos.
Há muitos problemas em não contar com um sistema de BI que dê suporte às suas atividades. Competitividade e eficiência são características que sua empresa precisa ter se quiser se expandir e até mesmo para sobreviver no mercado predatório e diante das incertezas políticas e financeiras do país e do mundo.
Fonte: Bimachine
Fonte: Bimachine
Nenhum comentário:
Postar um comentário