quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Saiba como conduzir o processo de transformação digital na sua empresa.


O conceito de transformação digital é digitalizar processos analógicos usando a tecnologia 
para aumentar o desempenho e produtividade da sua empresa. Porém, o maior benefício em 
digitalizar sua empresa está na mudança de cultura promovida pela transformação. Empresas 
digitais têm em seu DNA um esforço incessante por decisões e resultados baseados em dados, 
buscando sempre tomar decisões mais eficazes e com maior rapidez.
Se sua empresa ainda não está planejando digitalizar seus processos essa é a hora ideal 
para começar esse movimento. Até a virada da década as pequenas e médias empresas na 
América Latina irão consumir cerca de US$ 15 bilhões em soluções para a digitalização dos 
negócios, segundo estimativas da Cisco.
E essa mudança atinge todas as áreas da empresa, do marketing ao produto, passando pelo 
setor de vendas até a infraestrutura.
Como iniciar a transformação digital na sua empresa
O processo de transformação digital envolve três etapas: digitização, digitalização e 
transformação digital. 
Digitização
O primeiro passo é realizar a transição dos dados físicos para o digital. Em outras palavras 
é transformar documentos, notas fiscais, fotos e outros dados físicos em versões digitais. 
Digitalização
Concluído o processo de digitização é hora de estabelecer processos digitais. Agora que todos os 
dados da sua empresa foram transformados em digitais sua empresa precisa realizar processos 
de forma digital, esse processo é chamado de digitalização. 
Transformação digital
A última etapa é a transformação digital propriamente dita, ou seja, o resultado das duas 
primeiras etapas, isso porque, quando sua empresa migra as informações e estabelece 
processos digitais a transformação digital está acontecendo.
Passos para iniciar a transformação digital
Migrar sua empresa do offline para o online é muito mais do que estabelecer processos digitais 
usar ferramentas online. Envolve todos os times da empresa e estabelece uma série de novos 
conceitos e atitudes, como:
Repensar seu negócio
Repensar seu negócio é um dos pontos fundamentais e iniciais para estartar a transformação 
digital na sua empresa. Transformação digital é um processo muito mais profundo do que 
inserção de tecnologia nos processos da empresa, é uma mudança cultural que atinge todas 
as etapas do negócio e que envolve a mudança de pensamento de todos que fazem a empresa 
girar, sem isso não haverá transformação. 
Envolver todos
Transformação digital não é responsabilidade apenas do time de TI da sua empresa. Como 
já falamos antes, é uma mudança que precisa do envolvimento de todas as pessoas da 
empresa, pois só assim os resultados serão duradouros e permanentes.
Capacitar os times
Não adianta investir em uma nova ferramenta que promete triplicar os resultados da sua 
equipe e não ter profissionais capacitados para utilizá-la. Esse tipo de situação é um dos 
vilões da implantação de novas tecnologias e ferramentas nas empresas. Para isso, sua 
empresa precisa investir na capacitação da sua equipe, seja com treinamentos, qualificações 
ou certificações. 
Digitalizar a inteligência do negócio
Faça da tecnologia um aliado do seu negócio e aproveite todos os benefícios que ela oferece. 
Use tecnologias com BI e Big Data para tomar decisões apoiado em dados e deixe o feeling 
achismos, que antes baseavam as decisões, de lado e diminua as chances de tomar decisões 
erradas.
Explorar novas possibilidades
A transformação digital abre um leque de novas opções para as empresas. Não existem mais 
limites, físicos e de mercado, para sua empresa. Por exemplo, o custo com servidores era um 
impedimento para sua empresa lançar um e-commerce? Com servidores na nuvem esse 
custo foi reduzido drasticamente e você pode contar com servidores com alta performance.
Pilares da transformação digital
A transformação digital apoia-se em três pilares fundamentais que norteiam suas ações. 
São eles:
Foco no cliente
O poder e foco nessa era é todo do cliente. É ele quem tem o poder de decisão e é quem decide 
quando, onde e de de qual empresa vai comprar um produto. Por isso, um dos pilares da 
transformação digital engloba uma série de aspectos, como:
– Análise de público: através de ferramentas de análise é possível coletar dados para segmentar 
público com base em seu comportamento e necessidades;
– Marketing de precisão: com foco em fidelizar quem já é seu cliente, você pode criar ofertas 
que estão alinhadas com as expectativas e desejos do cliente;
– Processo de vendas simplificado: cada vez mais os clientes querem menos complicação 
para realizar suas compras. Seu foco deve ser remover as barreiras para facilitar esse caminho;
– Atendimento ao cliente: atendimento rápido e de qualidade que resolva as necessidades do 
cliente no menor tempo possível.
Processos operacionais
A otimização de processos operacionais é outro foco da transformação digital. Por isso, 
sua empresa deve investir em:
– Comunicação interna: quanto mais rápida e clara for a entre os membros do seu time, 
melhor e mais rápidos serão os processos da empresa;
– Sintonia entre setores: melhorar a integração e colaboração entre os diferentes times da sua 
empresa para evitar atritos e ruídos na comunicação na empresa;
– Transparência: saber o que acontece e compreender o porquê torna as coisas mais fáceis 
de serem seguidas.
Modelos de negócio
O modelo de negócios de muitas empresas que passam pela transformação digital sofre 
mudanças. Isso porque, muitas barreiras são quebradas e novos mercados e horizontes são 
abertos, como: 
– Ampliação do mix de produtos e serviços: com a inclusão de recursos digitais no dia a dia da 
empresa é possível expandir a utilidade de um produto ou serviço ou incluir novos produtos na 
carteira empresa;
– Transição do físico para o digital: é muito comum que lojas físicas se tornem e-commerces 
que atendem uma faixa maior de clientes;
– Digital desde o nascimento: empresas que já nascem com produtos digitais desde a sua 
concepção, como: empresas SaaS, PaaS, apps e fintechs.
Transformação digital na TI
O setor de TI da sua empresa é peça fundamental nesta iniciativa e deve estar preparado para 
suportar as novas demandas do negócio, com processos mais ágeis, automatizados e com alta 
performance. 
Segundo o Indicador de Transformação da TI, as empresas brasileiras têm uma nota média de 43,7 
(em uma escala de 0 a 100) em relação à maturidade da infraestrutura de TI para suportar a 
digitalização dos negócios.  
Esse indicador demonstra a necessidade em investir em soluções que preparem as empresas 
para suportar as demandas da transformação digital. Para colaborar com os dados, empresas que 
já avançam na digitalização afirmam ter cerca de 2,5 vezes mais confiança de que serão 
bem-sucedidas em seus mercados nos próximos cinco anos.
Cloud computing na transformação digital
A transformação digital tem dado cada vez mais destaque para tecnologias como cloud computing. 
A possibilidade de digitalizar dados e aplicações e levá-las a nuvem oferece diversos benefícios 
para as empresas, como maior velocidade e exatidão na tomada de decisões e redução de custos 
com equipamentos e infraestrutura. Aliado a isso soma-se uma forte política de segurança praticada 
pelos hosts que gerenciam servidores na nuvem.
O receio de migrar dados para a nuvem e sofrer com ataques e roubo de dados pode impedir 
algumas empresas de aproveitar todos os benefícios que a nuvem oferece. Preocupação que fica 
evidenciada na pesquisa Red Hat Global Customer Tech Outlook 2018, em que 47% da 
empresas entrevistadas relatou que o desafio mais importante que enfrentam no 
gerenciamento é garantir a segurança das suas estruturas.
A segurança dos dados na nuvem depende das medidas de prevenção que são tomadas para garantir 
mais segurança aos dados. Para isso, as empresas de host investem muito em iniciativas para 
impedir ataques aos servidores nuvem, como maior rigor no controle de  acessos ao servidor, 
rígidas políticas de senhas, poderosos filtros antispam e firewall e criptografia de dados de ponta. 
Fonte: Vinícius Pereira, Content Manager na RedeHost para Computerworld

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