quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Perfil do Mercado Imobiliário de Goiânia

A TV Anhanguera realizou uma série de reportagens sobre o Mercado Imobiliário goianiense que se destaca graças ao aumento da demanda por novos imóveis. As construtoras e incorporadoras, atentas a isso, buscam a construção de novos empreendimentos que trazem novos empregos, oportunidades e consumidores que querem melhores condições para a aquisição de suas casas próprias.

Acompanhe:




A Pujança do Mercado Imobiliário de Goiânia

A Construção Civil está trazendo  novos empreendimentos para a cidade de Goiânia que tem se mostrado um excelente investimento para as construtoras e incorporadoras. Um exemplo disso é que só nos primeiros meses de 2011 já foi vendido o equivalente a 57,2% do que se vendeu durante todo o ano de 2010. (veja mais dados aqui)

A necessidade da cidade crescer na vertical deu-se pelo número maior de pessoas que querem adquirir novos imóveis e também pela alta procura de verdadeiros complexos residenciais para encontrarem tudo o que precisam bem perto de suas casas, se possível, dentro dos próprios condomínios, que  oferecem opções para o lazer e comodidade dos moradores.

Além da necessidade de inovar nas construções, o setor ainda traz melhorias para regiões periféricas, desenvolvendo o entorno da região com a geração de empregos, revitalização de calçadas e condições básicas de saneamento e asfalto, por exemplo.



A Construção Civil e a Geração de Empregos

A geração de empregos está totalmente ligada com a construção civil, que com seus empreendimentos necessitam de novos empregados que vão desde a construção, até a corretagem para realizarem as vendas de seus imóveis. Esse crescimento nos empregos, acompanha a demanda de construções e lançamentos que ocorrem na cidade. 

Com novas oportunidades de conseguir uma renda, muitas pessoas, inclusive de outras profissões, decidem deixar sua antiga carreira para virarem corretores de imóveis, graças à renda obtida, aos incentivos das construtoras e até pelo desafio de vivenciar uma nova experiência, aproveitando a alta demanda por imóveis, já que a média mensal de vendas de imóveis tem batido recordes em Goiânia. (veja mais dados aqui)




Tratamento Especial para cada tipo de comprador de imóveis

Na atual conjuntura do mercado imobiliário de Goiânia existem oportunidades para que todos possam realizar o sonho da casa própria. Para isso, existem financiamentos especializados na Classe C e para a população de baixa renda, além de corretores especializados para realizar vendas exclusivamente para a Classe C. São imóveis de qualidade, em bairros mais afastados do centro, mas que se adequam às necessidades de busca do primeiro imóvel.

Existem também, entretanto, corretores especializados na venda de imóveis para as Classes AB, que buscam antes de mais nada, imóveis com mais equipamentos, em bairros de alto padrão  e que ofereçam qualidade de vida, como a proximidade dos parques da capital. Além disso, eles buscam também, o imóvel como investimento, devido a valorização desses bairros (veja mais dados aqui) e também merecem tratamento especial de corretores especializados nesse tipo de venda, assim como acontece com a Classe C.

Os corretores e as construtoras se adaptam aos seus públicos para realizar o sonho da casa própria ou do investimento imobiliário em qualquer classe social.



A Construção Civil e os impactos ambientais

Apesar dos benefícios do crescimento do Mercado Imobiliário e da Construção Civil, as construtoras e incorporadoras tem se preocupado com o dano que podem causar ao meio ambiente com o lançamento de novos empreendimentos. Porém, algumas delas ainda deixam a desejar no quesito ambiental com falta de planejamento das suas obras e interferências no meio ambiente.

A consciência ambiental deve ser um assunto a ser pensado pelas construtoras para oferecer qualidade de vida abrindo mão da utilização excessiva de recursos naturais. Porém, alguns prédios na capital já apresentam projetos sustentáveis de economia de água da chuva e otimização desses recursos.

Para diminuir o impacto é necessário o planejamento e a atenção a essas causas que estão presentes no cotidiano das pessoas.

Essa série de Reportagens foi produzida pela TV Anhanguera no período compreendido entre 09/08/2011 a 12/08/2011 disponíveis em: 


Reportagens TV Anhanguera


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

2º Salão do Imóvel de Goiás



Acontecerá do dia 25 a 28 de Agosto no Deck Parking I do Flamboyant Shopping Center, o 2º Salão do Imóvel de Goiás com a presença de grandes Construtoras e Incorporadoras com as melhores condições para a compra de um novo imóvel.

Serão 4 dias de oportunidade para fechar negócios e conhecer excelentes empreendimentos.

Compareçam e aproveitem.

Realização: Opopular e Ademi-GO

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Volta a crescer oferta de veículos usados na Região Metropolitana de Goiânia

Com um crescimento de 25,8% sobre o mês de junho, as ofertas anunciadas de veículos usados impactam novamente o mercado de automóveis em Goiânia.

O crescimento da oferta anunciada de veículos usados, certamente afetará na venda de veículos novos nos próximos meses. Outro fator que poderá implicar é uma queda nos preços dos usados. E se os preços deles caem, seus proprietários os utilizam por mais tempo, adiando a compra de um novo veículo.

O gráfico abaixo mostra a quantidade de ofertas anunciadas em 2011.
O mês de março teve o maior número de ofertas anunciadas este ano.

As montadoras estão antecipando os lançamentos dos novos modelos de 2012, em mais de 9 meses, mas esta prática não está atinge seus objetivos no Brasil, onde se valoriza a data de fabricação do automóvel e não o seu modelo.
A GRUPOM realiza diariamente a contagem de veículos anunciados a venda na região metropolitana de Goiânia.  Este projeto iniciou-se em 2005 e durante este período já foram contados mais de cinco milhões de ofertas anunciadas.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Bairros “Premium” tem valorização de 59%

O Mercado Imobiliário de Goiânia tem demonstrado pujança na construção de novos empreendimentos e também na valorização de imóveis.

Nos "Bairros Premium” (Jardim Goiás, Nova Suíça, Setor Bueno, Setor Marista e Setor Oeste), o preço médio do M², era de R$ 2.440,33 em dezembro 2006 e atingiu o preço de R$ 3.899,61, no mês de maio passado. Isto indica uma valorização de 59% neste período 

Consideramos "Bairros Premium" os que possuem empreendimentos imobiliários de maior padrão e equipamentos e maior valor por metro quadrado.
Goiânia vive essa tendência de aumento e valorização nos preços de bairros nobres, como em outras capitais onde esse fenômeno já é conhecido. Cidades como o Rio de Janeiro,  São Paulo e Distrito Federal, com M² considerados os mais caros do país para casas, apartamentos e salas comerciais, já sentem uma desaceleração no crescimento dos preços do metro quadrado e Goiânia ainda apresenta-se  com valor do metro quadrado menor, variando entre 32 a 55% o valor das demais capitais.