quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Veículos novos freia a venda de usados em agosto

A oferta anunciada de veículos usados em Goiânia sofreu uma forte retração de 26,8%  no mês de agosto em comparação com o mesmo mês em 2010. Em 2010 foram 75.533 ofertas anunciadas e em 2011 tivemos 55.293 ofertas, uma redução de 20.260 em nossos jornais diários.

Comparando as ofertas de agosto com o mês de julho deste ano houve uma queda de 9,5%. Uma redução de 5.824 anúncios classificados.
Podemos observar no gráfico das ofertas ocorridas em 2010, que no segundo semestre, as ofertas foram mês a mês decrescentes até o mês de dezembro quando atingiu a menor quantidade de ofertas do ano. 

Os emplacamentos de veículos novos no mercado brasileiro somaram 327.393 unidades em agosto, o que representa uma alta de 4,67% ante igual intervalo de 2010, segundo informação da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em relação a julho deste ano, houve um acréscimo de 6,91%. Os dados incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.



Os dados apresentados  podem revelar algumas hipóteses que podem estar acontecendo com o mercado de veículos em Goiânia: que está muito mais fácil comprar um veiculo novo com todas as garantias do que comprar um veiculo usado, mesmo que de boa procedência.  Os pontos que podemos incluir nesta hipótese preliminar: 1ª) Quem tem veiculo usado e quer vender, não quer reduzir seu preço para que o produto seja mais atraente e faça frente ao mercado de veículos novos; 2ª) Que os veículos usados estão tendo maior dificuldade de ser financiados como custo financeiro mais alto.

Estas duas premissas podem fazer de forma indireta com que as vendas de veículos usados sofram uma retração em face de impossibilidade de haver interessados em trocar de veículos, dado ao baixo preço praticado pelas concessionarias e terceiros interessados neste tipo de negociação.

O Indicador de ofertas anunciadas elaborado pela GRUPOM reflete de forma indireta o comportamento do mercado, antecipando algumas possíveis consequências apontadas pelos dados. O serviço de contagem começou em 2005 e até o último dia de agosto haviam sido contados 5.130.231 ofertas anunciadas. Percebemos também que está havendo uma mudança ou migração dos anúncios classificados de venda de veículos entre os jornais diários de Goiânia

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Oferta de emprego desacelera


A oferta de emprego anunciada em Goiânia desacelerou no mês de agosto registrando uma queda de -10,7% em relação ao mês de julho e de -15,3% sobre igual mês de 2010.


Dado: Grupom


Dado: Grupom
Nos primeiros sete meses de 2011 a oferta anunciada de empregos foi de 104.173 anúncios contra 100.946 em igual período de 2010, o que indica um leve crescimento de 3,2% sendo este um indicador ainda positivo e que já foi refletido nos indicadores do CAGED (Cadastro Geral de Empregos e Desempregos do MTE Ministério do Trabalho e Emprego) Vide: https://granulito.mte.gov.br/portalcaged/paginas/home/home.xhtml

Apesar da desaceleração apresentada na oferta anunciada de empregos no mês de agosto, ainda assim poderemos ter um saldo positivo nos números do CAGED que serão divulgados após o dia 15 de setembro.



Dado: Grupom
Empresários reclamam da baixa qualificação da mão de obra
Em pesquisa realizada pela GRUPOM junto à população empregada, a maior preocupação dos entrevistados (46%) é com a estagnação profissional. Este quesito da pesquisa implica que por um lado os empregados ficam preocupados com sua condição de não poder atender às novas exigências das empresas. 

Por outro lado, em outra pesquisa realizada junto às empresas, a maior reclamação são as dificuldades de contratação pela falta de qualificação dos que se apresentam para preencherem as vagas oferecidas. Encontramos vagas oferecidas em  indústrias instaladas nos distritos industriais de Anápolis, Catalão e Aparecida com mais de 5 meses em aberto.

A contagem das ofertas anunciadas
O trabalho de contagem das ofertas de empregos é realizado diariamente. Em sete anos atingiu a marca de 728.502 anúncios publicados e antecipa de forma indireta os dados oficiais do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).  A maior fonte de anúncios foi do Jornal O Popular que publicou 61,1% da totalidade em agosto, seguido do jornal Diário da Manhã com 23,7% e o Jornal O Hoje com 15,2% da totalidade dos anúncios publicados.