quarta-feira, 6 de setembro de 2017

6 Tendências para Mídias Sociais em 2018

Faltam 4 meses para a chegada de 2018, mas já é possível detectarmos tendências na utilização de mídias sociais para o ano que vem, nas quais as marcas devem estar atentas para aproveitar as oportunidades que os meios de comunicação social apresentam.


É quase um suicídio para as marcas, não terem vida ativa nas mídias sociais. É nelas que o público está presente e é com elas que ele se envolve com o conteúdo, o que a torna uma plataforma imprescindível para incrementar os relacionamentos. Suas análises embutidas permitem acompanhar e melhorar os esforços feitos por um longo do tempo. As mídias sociais facilitam a utilização e a manutenção de uma presença ativa por parte das marcas.

E em tempos pra lá de dinâmicos, à medida que você olha para 2018, já pode e deve começar a planejar formas de fortalecer sua estratégia social, e para isso é importante estar a par das tendências. Para contribuir, aqui estão seis tendências de mídia social que você precisa estar por dentro se quiser fazer a diferença junto ao seu público online em 2018:

1. Análises de dados sociais mais robustas indicam mais oportunidades para a personalização de conteúdos.



Ninguém gosta de conteúdo que seja irrelevante para as suas necessidades. Isto é especialmente verdadeiro quando você está interagindo com uma marca que conhece e admira - a última coisa que você quer é um conteúdo genérico que não oferece nada exclusivo para você como membro dessa audiência. Na verdade, três em cada quatro usuários ficam frustrados quando o conteúdo não é relevante para os seus interesses.

A personalização aprimorada para o público é uma grande tendência no marketing de conteúdo e se estende às mídias sociais. À medida que as plataformas sociais evoluem, suas ferramentas de análise e recursos específicos dos negócios se tornam mais detalhadas e mais valiosas para as marcas.

Essa análise de dados possibilita às marcas a obtenção de mais insights para conteúdos melhores e personalizados para o seu público. É tempo das marcas criarem e distribuírem conteúdos que verdadeiramente envolvam suas audiências.  As mídias sociais ajudarão a facilitar isso.

2. As marcas deverão ser mais seletivas na utilização de recursos sobrepostos nas plataformas sociais

Tanto no Snapchat quanto no Instagram é possível para as marcas postarem conteúdos curtos em vídeo, porém existem pontos de diferenciação entre as duas plataformas sociais quanto à audiência e o alcance. 

Enquanto o alcance da audiência no Snapchat é limitado aos usuários que seguem sua conta, o Instagram possui uma base de usuários muito maior (mais de 200 milhões de usuários ativos diários) dando às suas histórias um alcance muito melhor através do uso de hashtags e geotags.  Por outro lado, o Snapchat continua a ser dominante entre os usuários de dados demográficos mais jovens.

À medida que mais plataformas continuam a oferecer recursos sobrepostos, as marcas terão de ser cada vez mais seletivas na escolha de quais elas investirão suas postagens. Isso torna muito importante a verificação de recursos de análise e relatórios para identificar quais plataformas podem oferecer o melhor retorno para a marca em função do target almejado.

3. A Escuta Social dará às marcas uma vantagem em suas mensagens online.



Em vez de apenas rastrear o tipo de conteúdo que seus concorrentes estão desenvolvendo ou o que eles estão compartilhando nas mídias sociais, você também deve monitorar suas menções e o que as pessoas estão dizendo - e usá-la como uma métrica para comparar seu desempenho.
Utilizando o monitoramento da web, podemos coletar uma enorme quantidade de dados sobre empresas e seus concorrentes. Esses dados devem ser usados ​​como estratégias de marketing. Um recente levantamento feito pela empresa americana Brand24 mostrou que em um mês, 14 mil pesquisas online foram realizadas e começavam com a pergunta “Alguém pode recomendar?” e cerca de 30 mil outras pesquisas online começaram com “Onde posso comprar?”. Porém cerca de 60% dessas questões nunca receberam respostas das empresas, o que caracteriza uma grande perda de oportunidades.

Monitorar essas menções sociais pode mostrar o que as pessoas que formam o seu público potencial estão compartilhando, o que gostam e o que não gostam, e isto vai possibilitar uma visão de onde sua marca está indo bem e também onde ela deve melhorar. A escuta social pode dar-lhe informações valiosas sobre o desempenho de seus concorrentes e também do seu próprio público e isto é uma vantagem que deve ser utilizada na sua estratégia de conteúdo.

4. O vídeo ocupará um lugar mais forte na estratégia de conteúdo.

Todos sabem que conteúdos em vídeo são populares e, portanto, importante para as marcas. E à medida que os algoritmos sociais vão sendo atualizados, os vídeos serão cada vez mais importantes para gerar engajamento e construir o relacionamentos online .
De fato, sabemos que os vídeos no Facebook recebem um maior envolvimento; Vemos mais pessoas comentando sobre eles, e eles ganham mais curtidas e mais ações. Os relatórios estatísticos do Facebook nos informam sobre o desempenho do conteúdo do vídeo em comparação com nossas outras postagens, e não podemos negar o quanto é positiva a capacidade dos vídeos em envolver  o público.
O recurso Stats do Instagram e a plataforma inteira da Snapchat também oferecem às marcas a chance de criar conteúdo de vídeo e compartilhá-lo imediatamente com seus seguidores. Obviamente, o vídeo está se tornando cada vez mais importante. Ter a capacidade de criar esse tipo de conteúdo e utilizar uma estratégia adequada para vinculá-lo ao seu conteúdo escrito para o seu blog e redes sociais - será imprescindível para as marcas em 2018.

5. O Facebook está se tornando quase que totalmente móvel.

Até 2020, prevê-se que 59% dos usuários dos EUA acessem, exclusivamente, o Facebook através de celulares e 80% da receita de anúncios da empresa virá de anúncios móveis.

Sabemos que o Facebook foi uma das últimas plataformas de redes sociais que não foi realmente projetada, lá no seu início, para estar no celular. Porém o Facebook não está longe de ser dominado pelo uso móvel, e isso contribuirá para que as marcas (finalmente) não tenham mais desculpas para criar ou distribuir conteúdo que não seja otimizado para dispositivos móveis.
A utilização de aplicativos populares como, Facebook, Instagram e Snapchat, como aplicativos sociais móveis (ou principalmente móveis) será ainda mais forte como tendência a partir de 2018.

6. Os Chatbots tornarão o atendimento ao cliente mais rápido e fácil.



A conexão instantânea e o amplo acesso à Internet nos condicionaram a querer soluções “pra ontem” ou, quando isso não é possível, para os próximos cinco minutos. Porém, por conta desse imediatismo que vivemos, muitas marcas se perdem quando se relacionam online com o seu publico e duas situações geralmente acontecem:
· Respondem rapidamente, de forma abrupta, cometendo muitos erros e comprometendo a qualidade do serviço;
· Desistem de responder online às demandas do seu público por não se sentirem seguras em atender a essa demanda com velocidade adequada que os dias de hoje impõe.

A grande tendência que se impõe como solução para os problemas citados acima é a crescente utilização de Chatbots, especialmente através do Facebook Messenger. Além da troca de mensagens por meio de texto, fotos, áudio e vídeo, o Facebook Messenger permite, ainda, a integração de chatbots em seu sistema. Dessa forma, pessoas e empresas conversam de uma forma mais dinâmica e assertiva.

Os Chatbots permitem uma resposta rápida para o público da marca e de uma maneira mais personalizada.  Pode-se personalizar a voz da sua marca e enviar conteúdo personalizado diretamente aos usuários. Talvez seja por isso que existem pelo menos 100.000 bots ativos no Facebook Messenger - e a razão de 2 bilhões de mensagens serem trocadas entre as marcas e o público a cada mês. Se você ainda não está conectado a esta realidade, 2018 pode ser o ano para testar chatbots para sua empresa.

Estamos a apenas quatro meses do início de 2018, então, o que você está planejando? Para tirar proveito de todas essas oportunidades, você deve entender que essas mudanças ocorrem com frequência, então, manter-se à frente das tendências é imperativo. 

Se você tem conhecimento de outras tendências não citadas neste artigo, use o campo de comentários para registar o seu ponto de vista.

Por Renato Serra, Social Media da Grupom Consultoria e Pesquisas.


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