Faltam 4 meses para a chegada de 2018, mas já é possível detectarmos tendências na utilização de mídias sociais para o ano que vem, nas quais as marcas devem estar atentas para aproveitar as oportunidades que os meios de comunicação social apresentam.
É quase um suicídio
para as marcas, não terem vida ativa nas mídias sociais. É nelas que o público está
presente e é com elas que ele se envolve com o conteúdo, o que a torna uma
plataforma imprescindível para incrementar os relacionamentos. Suas
análises embutidas permitem acompanhar e melhorar os esforços feitos por um
longo do tempo. As mídias
sociais facilitam a utilização e a manutenção de uma presença ativa por parte das marcas.
E em tempos pra lá
de dinâmicos, à medida que você olha para 2018, já pode e deve começar a
planejar formas de fortalecer sua estratégia social, e para isso é importante estar a
par das tendências. Para contribuir, aqui estão seis tendências de mídia
social que você precisa estar por dentro se quiser fazer a diferença junto ao
seu público online em 2018:
1. Análises de dados sociais mais robustas indicam mais oportunidades para a personalização de conteúdos.
Ninguém gosta de
conteúdo que seja irrelevante para as suas necessidades. Isto é
especialmente verdadeiro quando você está interagindo com uma marca que conhece
e admira - a última coisa que você quer é um conteúdo genérico que não oferece
nada exclusivo para você como membro dessa audiência. Na verdade, três em cada quatro usuários ficam
frustrados quando o conteúdo não é relevante para os seus interesses.
A personalização
aprimorada para o público é uma grande tendência no marketing de conteúdo e se
estende às mídias sociais. À medida que as plataformas sociais evoluem,
suas ferramentas de análise e recursos específicos dos negócios se tornam mais
detalhadas e mais valiosas para as marcas.
Essa análise de dados possibilita
às marcas a obtenção de mais insights para conteúdos melhores e personalizados
para o seu público. É tempo das marcas criarem e distribuírem conteúdos
que verdadeiramente envolvam suas audiências. As mídias sociais ajudarão
a facilitar isso.
2. As marcas deverão ser mais seletivas na utilização de recursos sobrepostos nas plataformas sociais
Tanto no Snapchat quanto no Instagram é possível para as marcas
postarem conteúdos curtos em vídeo, porém existem pontos de diferenciação entre
as duas plataformas sociais quanto à audiência e o alcance.
Enquanto
o alcance da audiência no Snapchat é limitado aos usuários que seguem sua
conta, o Instagram possui uma base de usuários muito maior (mais de 200 milhões
de usuários ativos diários) dando às suas histórias um alcance muito
melhor através do uso de hashtags e geotags. Por outro lado, o Snapchat continua a ser dominante
entre os usuários de dados demográficos mais jovens.
À medida que mais
plataformas continuam a oferecer recursos sobrepostos, as marcas terão de ser
cada vez mais seletivas na escolha de quais elas investirão suas postagens. Isso
torna muito importante a verificação de recursos de análise e relatórios para
identificar quais plataformas podem oferecer o melhor retorno para a marca em
função do target almejado.
3. A Escuta
Social dará às marcas uma vantagem em suas mensagens online.
Em vez de apenas
rastrear o tipo de conteúdo que seus concorrentes estão desenvolvendo ou o que
eles estão compartilhando nas mídias sociais, você também deve monitorar suas
menções e o que as pessoas estão dizendo - e usá-la como uma métrica para
comparar seu desempenho.
Utilizando o monitoramento da web, podemos coletar uma enorme
quantidade de dados sobre empresas e seus concorrentes. Esses dados devem ser
usados como estratégias de marketing. Um recente levantamento feito pela
empresa americana Brand24 mostrou que em um
mês, 14 mil pesquisas online foram realizadas e começavam com a pergunta “Alguém
pode recomendar?” e cerca de 30 mil outras pesquisas online começaram com “Onde
posso comprar?”. Porém cerca de 60% dessas questões nunca receberam respostas das empresas, o que
caracteriza uma grande perda de oportunidades.
Monitorar essas menções
sociais pode mostrar o que as pessoas que formam o seu público potencial estão compartilhando,
o que gostam e o que não gostam, e isto vai possibilitar uma visão de onde sua
marca está indo bem e também onde ela deve melhorar. A escuta social pode
dar-lhe informações valiosas sobre o desempenho de seus concorrentes e também
do seu próprio público e isto é uma vantagem que deve ser utilizada na sua
estratégia de conteúdo.
4. O
vídeo ocupará um lugar mais forte na estratégia de conteúdo.
Todos sabem que conteúdos
em vídeo são populares e, portanto, importante para as marcas. E à medida
que os algoritmos sociais vão sendo atualizados, os vídeos serão cada vez mais
importantes para gerar engajamento e construir o relacionamentos online .
De fato, sabemos que os
vídeos no Facebook recebem um maior envolvimento; Vemos mais pessoas
comentando sobre eles, e eles ganham mais curtidas e mais ações. Os
relatórios estatísticos do Facebook nos informam sobre o desempenho do conteúdo
do vídeo em comparação com nossas outras postagens, e não podemos negar o
quanto é positiva a capacidade dos vídeos em envolver o público.
O recurso Stats do
Instagram e a plataforma inteira da Snapchat também oferecem às marcas a chance
de criar conteúdo de vídeo e compartilhá-lo imediatamente com seus
seguidores. Obviamente, o vídeo está se tornando cada vez mais
importante. Ter a capacidade de criar esse tipo de conteúdo e utilizar uma
estratégia adequada para vinculá-lo ao seu conteúdo escrito para o seu blog e redes
sociais - será imprescindível para as marcas em 2018.
5. O
Facebook está se tornando quase que totalmente móvel.
Até 2020, prevê-se que 59% dos usuários
dos EUA acessem, exclusivamente, o Facebook através de celulares e 80% da receita de anúncios da empresa virá de
anúncios móveis.
Sabemos que o Facebook
foi uma das últimas plataformas de redes sociais que não foi realmente
projetada, lá no seu início, para estar no celular. Porém o Facebook não
está longe de ser dominado pelo uso móvel, e isso contribuirá para que as
marcas (finalmente) não tenham mais desculpas para criar ou distribuir conteúdo
que não seja otimizado para dispositivos móveis.
A utilização de
aplicativos populares como, Facebook, Instagram e Snapchat, como aplicativos
sociais móveis (ou principalmente móveis) será ainda mais forte como tendência
a partir de 2018.
6. Os
Chatbots tornarão o atendimento ao cliente mais rápido e fácil.
A conexão instantânea e
o amplo acesso à Internet nos condicionaram a querer soluções “pra ontem” ou,
quando isso não é possível, para os próximos cinco minutos. Porém, por
conta desse imediatismo que vivemos, muitas marcas se perdem quando se
relacionam online com o seu publico e duas situações geralmente acontecem:
· Respondem rapidamente, de forma abrupta, cometendo muitos erros e comprometendo a qualidade do serviço;
· Desistem de responder online às demandas do seu público por não
se sentirem seguras em atender a essa demanda com velocidade adequada que os
dias de hoje impõe.
A grande tendência que se impõe como solução para os problemas
citados acima é a crescente utilização de Chatbots, especialmente através do
Facebook Messenger. Além da troca de mensagens por meio de
texto, fotos, áudio e vídeo, o Facebook Messenger permite, ainda, a
integração de chatbots em seu sistema. Dessa forma, pessoas e
empresas conversam de uma forma mais dinâmica e assertiva.
Os Chatbots permitem uma resposta rápida para o público da marca
e de uma maneira mais personalizada. Pode-se personalizar a voz da sua
marca e enviar conteúdo personalizado diretamente aos usuários. Talvez
seja por isso que existem pelo menos 100.000 bots ativos no
Facebook Messenger - e a razão de 2 bilhões de mensagens serem trocadas entre
as marcas e o público a cada mês. Se você ainda não está conectado a esta
realidade, 2018 pode ser o ano para testar chatbots para sua empresa.
Estamos a apenas quatro meses do início de 2018, então, o que
você está planejando? Para tirar proveito de todas essas oportunidades,
você deve entender que essas mudanças ocorrem com frequência, então, manter-se
à frente das tendências é imperativo.
Se você tem conhecimento de outras tendências não citadas neste
artigo, use o campo de comentários para registar o seu ponto de vista.
Por Renato Serra, Social
Media da Grupom Consultoria e Pesquisas.
Resumindo: divulgue e fortaleça a www.SuaMarca.com.br !
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