Varejo é o que mais tem percebido a transformação digital dos negócios, diz pesquisa
Estudo da SAP mostra, porém, que os maiores desafios às iniciativas de transformação digital no Brasil são a falta de liderança, falta de gerenciamento e de habilidades da força de trabalho.
Embora 84% das companhias globais afirmem que a transformação digital é fundamental para sua sobrevivência nos próximos cinco anos, apenas 3% delas completaram os esforços de transformação em toda a operação. É o que revela o relatório "SAP Digital Transformation Executive Study: 4 Ways Leaders Set Themselves Apart". Com base em resultados de entrevistas com mais de 3 mil executivos seniores em 17 países, o estudo identificou desafios, oportunidades, valor e tecnologias relevantes usadas na transformação digital.
De acordo com o estudo, mais de metade das empresas na América Latina e no Brasil esperam aumentar seu faturamento entre este ano e 2018, mas têm consciência de que, nos próximos dois anos, a velocidade das mudanças no mercado deve aumentar, gerando uma necessidade de acelerar também o "go to market".
"Já não se trata mais, para as empresas de todos os segmentos, hoje, de uma simples escolha. A transformação digital é o motor essencial para receitas, lucros e crescimento no mercado", afirma Claudio Muruzabal, presidente da SAP América Latina e Caribe.
A pesquisa corrobora plenamente as observações do executivo, apontando que 56% das empresas brasileiras esperam um crescimento de receita de 5,1% a 10% a partir da transformação digital já a partir do próximo ano. E 51% delas querem acelerar o mercado.
Atualmente, as empresas investem mais em big data e analytics (63%), plataformas de segurança (59%), mobile (51%), cloud (50%) e IoT (45%), e nos próximos dois anos elas investirão prioritariamente em big data e analytics (78%), cloud (61%), plataformas de segurança (58%), IoT (53%), mobile (44 %), aprendizado de máquina/IA (29%).
O estudo também mostra que os maiores desafios às iniciativas de transformação digital no Brasil são a falta de liderança (24%), falta de gerenciamento (19%) e de habilidades da força de trabalho (16%).
Impacto no varejo
A indústria de varejo está em plena transformação digital. O setor se encontra em um momento cheio de oportunidades e no qual a inovação é chave para se aproximar e dinamizar a conversa com uma nova geração de consumidores, muito mais atento e exigente. Segundo dados da Nielsen, já em 2018, os Millenials — mais conhecida como geração Y — representarão metade do consumo global e este número aumentará para 75% em 2025.
"O varejo está-se consolidando como uma das indústrias estratégicas da SAP na América Latina. No primeiro semestre deste ano, as vendas deste setor totalizaram dois dígitos, tanto em soluções na nuvem como em instalações on-premises", diz Muruzabal. Ele destaca que o momento do varejo é o de uma indústria em plena transformação digital. "Estamos em um momento muito especial para o setor, e a velocidade com que esse segmento cresce e se transforma não acontece por acaso, tem tudo a ver com os modelos e mudanças pelos quais o consumidor está hoje."
Para Muruzabal, mais do que nunca, o cliente deve ser o grande foco de atenção. "A experiência do cliente é a porta de entrada para uma transformação digital bem-sucedida e as ferramentas do dia a dia, como as que proporcionam dados emergentes para entender os padrões de comportamento do cliente; a “omnicanalidade” para gerenciar o relacionamento, e as tecnologias emergentes como a aprendizagem de máquina — capazes até de detectar o humor da pessoa de acordo com seus comentários — são vitais para gerar as respostas desejadas pelas empresas".
No Brasil, uma das grandes companhias que atuam no varejo, que já percebeu a nova realidade e atualizando seus negócios, levando-os para a nuvem, é o grupo Boticário, terceira maior empresa de cosméticos do país e maior rede de franquia do mundo. Com mais de 4.070 lojas no Brasil e em nove outros países, o Boticário começou a jornada da transformação digital com uma variedade de soluções da SAP para simplificar seus negócios.
Além do significativo valor que oferecemos para varejistas em todo o mundo, incluindo Macys, Burberry, Mink, L'Oreal, The BodyShop, e, na América Latina, para empresas como o grupo Éxito, Liverpool, El Palacio de Hierro, Mabe e as lojas brasileiras Marisa, que estão avançando sem seus planos de transformação digital com nossa participação, estamos focados, com nossa expertise e experiência, em alavancar a transformação digital, para empresas de todos os segmentos e portes", salienta Muruzabal.
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