O Natal de 2017 promete ser o melhor dos últimos dez anos
para o goianiense – é o que aponta a pesquisa realizada pela Grupom Consultoria e Pesquisas para o
CDL Goiânia. Pelo menos, na quantidade de presentes. Mesmo com a crise, 644 mil
pessoas pretendem presentear neste Natal. Um número alto, considerando a população
economicamente ativa da capital, 812.222 pessoas, segundo dados do IBGE. Quem
vai presentear deverá comprar, em média, quatro presentes. Ou seja, serão 2,5
milhões de presentes adquiridos! Na lista dos sortudos, pela ordem de
preferência, estão: mãe (56,1%), filhos (49,4%), marido/esposa (30,1%) e irmãos
(15,9%), além de namorados, netos e outros parentes e amigos.
Movimentação
financeira
O consumidor deverá gastar R$ 277 milhões em presentes de
Natal, o melhor índice nos últimos dez anos. A última vez em que o mercado viu
movimentação semelhante para a data foi em 2013, com R$ 251 milhões investidos
em presentes natalinos. Lembrando que o feriado é o que deverá promover, em
2017, a maior injeção de dinheiro na economia em relação a outras datas
comemorativas de grande apelo comercial, como o Dias das Mães (R$ 133 milhões),
o Dias dos Namorados (R$ 83 milhões) e o Dia das Crianças (R$ 68milhões) e o
Dia dos Pais (R$ 66 milhões).
Perfil do consumidor
Neste Natal, o papai Noel goianiense não atende somente pelo
estereótipo do bom velhinho. Na realidade, ele tem idades variadas, entre 16 e
85 anos, sendo que 42,6% deles estão na faixa dos 25 aos 45 anos. 52% são
mulheres e 48% homens, ambos os gêneros com grau de escolaridade de até 1º grau
(22,1%), 2º grau (51,4%) e 3º grau (26,5%). Seja chefe de família (49,9%),
cônjuge (22,3%), filho (23,3%) ou agregado (4,5%), possuem renda pessoal média
de R$ 2.815,94 e familiar média de R$ 4.325,45.
Consumidor exigente
Apesar do perfil variado, o consumidor natalino tem um ponto
em comum: está mais exigente. Não é só o preço que conta. 58,6% dos
entrevistados estão preocupados com o atendimento – praticamente um empate com
o fator número um na hora de escolher o lugar da compra, o preço, conforme
apontado por 60,7% dos entrevistados. Ou seja, não adianta ter preço e não ter
atendimento. Outros fatores também foram elencados pelo consumidor como
diferenciais na hora de escolher onde fazer as compras: ofertas e promoções,
diversidade e disponibilidade de produtos, localização, conforto, segurança,
estacionamento, parcelamento e propaganda.
Produtos preferidos
Além disso, o papai Noel de 13,2% dos entrevistados já sabe
o que vai carregar na sacola. Roupas deverão fazer o maior volume, com 37,8% na
preferência de presentes, seguidos pelos brinquedos (21,6%), pelos calçados
(8,1%) e itens de perfumaria e cosméticos, acessórios (bolsas e relógios) e
celulares – todos com 5,4% das intenções de compras.
Onde comprar
As mais de 240 mil pessoas que irão investir em vestuário
também já sabem onde deverão realizar as suas compras. Elas representam uma
fatia dos 79,3% das pessoas que pretendem presentear nesse Natal. 80,3% dessas
pessoas irão realizar suas compras nas lojas de rua, sendo que a preferência
número um delas é pela Rua 44 (33,4%). Campinas é o segundo lugar na
preferência do consumidor para as compras realizadas em lojas de rua (30,6%),
seguido do Centro da cidade (29%), dos camelódromos (12,9%), das lojas de bairro
(8,4%), das feiras (8,2%) e da Avenida Bernardo Sayão (3%). Quem vai fugir das
ruas deverá fazer as compras em shopping centers (24,7%) e pela internet
(3,7%).
“Dinheiro à vista”
O consumidor deverá investir cerca de R$ 110,83 por presente.
O gasto total alcançará a média de R$ 428,87. Quem vai gastar nesse Natal
também já sabe como quer pagar: à vista, em dinheiro (67,7%) ou carão de débito
(14,4%). “Esses números mostram que o consumidor aprendeu com a crise. Grande
parte não quer começar o ano endividado”, analisa o diretor da Grupom, Mario
Rodrigues Filho. Uma fatia dos consumidores, entretanto, deverá apelar para o
crédito. 17,6% dos entrevistados deverão pagar suas compras usando o cartão de
crédito – 4,8% pagarão em uma única parcela, enquanto 0,2% deverão usar o
crediário.
Sobre a pesquisa
A pesquisa de intenção de compras de Natal foi realizada face
a face pela Grupom Consultoria e
Pesquisas para o CDL Goiânia, no
período de 8 a 17 de novembro de 2017, em Goiânia, com homens e mulheres de 16
a 85 anos, de todas as classes econômicas. No total, foram 623 entrevistas
realizadas.
Confira a pesquisa completa acessando o link AQUI.
Por equipe de comunicação da Grupom Consultoria e Pesquisas
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