quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Eleições 2012: Terceira Rodada de Goiânia

Camila Teles


                Está no ar a terceira rodada da pesquisa Rádio 730 am/Grupom com dados sobre a cidade de Goiânia. A pesquisa tem o objetivo de avaliar a intenção de voto da população eleitora da cidade, além de traçar um paralelo com as outras duas rodadas da pesquisa.  A pesquisa foi registrada sob protocolo número: 00249/2012 de 12/09/2012.


LEVANTAMENTO ESPONTÂNEO (quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor)
                Nesta terceira rodada, o número de entrevistados que não avaliou se manteve com poucas mudanças nas três rodadas. Mesmo assim, a quantidade de eleitores neste grupo é surpreendente e sugere que o resultado do pleito pode surpreender aqueles que consideram a eleição em Goiânia como já definida.
Paulo Garcia segue na frente no levantamento espontâneo, com 34,8% das intenções. Em relação à primeira rodada da pesquisa, os números do atual prefeito subiram aproximadamente 10 pontos percentuais. 
Os eleitores que não sabiam quem são os candidatos diminuíram significativamente: na primeira rodada, eles representavam 30,6% dos candidatos; na terceira, 1,9%. Os eleitores que votaram em não candidatos, eram 3,1% na primeira rodada. Na segunda e terceira rodadas não houveram votos de intenções para não candidatos. Isso mostra que o eleitor está mais informado, sugerindo que a campanha eleitoral tem surtido efeito.
Os números de Jovair Arantes e Elias Junior, subiram da primeira para a terceira rodada, 6 e 4 pontos percentuais, respectivamente. Jovair agora ficou com 8,1% das intenções.
Os índices dos demais candidatos também evoluíram, mas como o somatório das intenções de voto espotânea não foi superior a 5%, decidimos não representá-los no gráfico.
Confira o gráfico para os dados detalhados:

















LEVANTAMENTO ESTIMULADO (quando é mostrado ao eleitor um leque com os candidatos a prefeito)
                No levantamento estimulado, não apresenta grandes mudanças em relação ao levantamento espontâneo.. Paulo Garcia subiu de 13 pontos percentuais num comparativo entre a primeira e a terceira rodada, continuando à frente dos outros candidatos.
O número de eleitores que pretendiam votar em branco/nulo caiu 5 pontos percentuais, da primeira para a terceira rodada. Caso siga essa tendência, é possível que este número diminua ainda mais nestes 15 dias que antecedem as eleições. Jovair Arantes subiu 6 pontos percentuais e ficou com 11,1%. Mesmo assim, os números da pesquisa sugerem que o provável é que não haja um segundo turno. O candidato Elias Junior caiu de 8,2% para 7,4%.
Os índices dos demais candidatos também evoluíram, mas como o somatório das intenções de voto espotânea não foi superior a 8%, decidimos não representá-los no gráfico.




Não votariam (quando é oferecido ao entrevistado um leque com os candidatos a prefeitura e é pedido que ele selecione aqueles em que não votaria – múltipla escolha)
Quando perguntados em quem não votariam, a maioria dos eleitores em todas as rodadas disseram não votar em Isaura Lemos. Mesmo ficando em segundo lugar, Professor Pantaleão teve a razão entre eleitores na primeira e terceira rodadas maior: 15,6 pontos percentuais.
                Jovair Arantes subiu 13 pontos percentuais, ficando com 46,1%. José Netho e Rubens Donizetti ficaram em quarto e quinto lugares, respectivamente, avançando aproximadamente 14 pontos percentuais cada. Simeyson Silveira subiu 13 pontos percentuais e ficou em sexto lugar.
                O número de eleitores que não pretende votar em Elias Junior subiu pouco: somente 6,4 pontos percentuais. Os números de Paulo Garcia sofreram queda: apesar de subirem de 29,5% na primeira rodada para 33,7% na segunda, terminaram a terceira rodada com 29% - 0,5 pontos percentuais abaixo da primeira rodada.



                No levantamento espontâneo, os números da pesquisa indicam que o resultado da eleição ainda não pode ser afirmado com certeza. O elevado número de eleitores que não avaliaram decidirá o rumo que as eleições irão tomar. Já o levantamento estimulado sugere que talvez não haja um segundo turno, já que os números de Paulo Garcia estão subindo cada vez mais.
                Continue acompanhando o Blog Grupom para mais informações sobre as Eleições 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário