Atualmente, estamos vivenciando uma profunda transformação na maneira como levamos nossa vida e realizamos nossas atividades cotidianas. Nossa entrada definitiva na era da hiperconectividade e da Internet das Coisas está revolucionando tudo à nossa volta.
Obviamente, todas essas mudanças se expandem também para o mundo corporativo. A rápida obsolescência de produtos e serviços, associada ao amplo acesso à informação e à crescente competitividade em qualquer setor empresarial, exige que as empresas estejam constantemente inovando para poderem sobreviver a essa nova realidade.
Porém, investir em inovação sem um direcionamento adequado e estratégico não garante vantagem competitiva. É preciso saber onde, como e quando inovar. Mas como fazer isso? A inteligência de mercado é a resposta!
Mas o que é a inteligência de mercado?
De maneira simplificada, a inteligência de mercado pode ser descrita como a busca, organização e análise de informações relevantes para empresa, com o objetivo de entender as tendências do mercado em tempo real. Essa estratégia permite que a empresa possa se antecipar em relação a essas tendências e se preparar adequadamente para possíveis ameaças.
Por meio da transformação e tradução de dados brutos, como referências sobre mercados concorrentes e comportamentos de consumo, por exemplo, em informações acessíveis e passíveis de análise, os gestores e colaboradores da empresa podem ter insights corretos sobre as inovações e estratégias necessárias à organização naquele dado momento.
Os dados utilizados para as análises relacionadas às estratégias de inteligência de mercado são coletados, basicamente, por meio da internet. O gigantesco volume de dados disponibilizados diariamente na rede (Big Data) é um prato cheio para isso.
Porém, é necessário esclarecer que, se por um lado a imensa quantidade de dados pode ser extremamente benéfica para ações de inteligência de mercado, por outro lado, a complexidade de análise dessas informações aumenta de maneira proporcional.
E a simples coleta de dados brutos, por si só, não diz nada. É preciso saber interpretá-los e analisá-los, fazendo as perguntas certas, no momento certo. É exatamente aí que está a inteligência de mercado.
Por sorte, hoje em dia, não são mais necessários grandes investimentos para que isso ocorra, como a criação de um setor específico para essa função dentro da empresa, por exemplo.
Com o aumento de soluções de TI simples, qualquer gestor pode se transformar num grande analista de dados. Há soluções, como softwares e plataformas de inteligência empresarial, já disponíveis no mercado, e que podem ser adquiridas e aplicadas por empresas de todos os tamanhos e segmentos.
Por que ela é importante para as empresas?
Por meio da compilação e análise de dados como comportamento de consumo, queixas e reclamações, hábitos e preferências dos clientes, bem como de estratégias e produtos lançados pela concorrência, é possível criar uma base sólida de conhecimentos para, a partir daí, criar e inovar estrategicamente.
Confira algumas das perguntas que podem ser respondidas com a inteligência de mercado:
- Quem é o cliente atual? E o potencial?
- Quais os reais problemas do mercado?
- Qual é o segmento de mercado específico em que a empresa atua?
- Como está a percepção da marca pelos consumidores?
- Quais são os principais influenciadores do mercado?
- Quais são as tendências de mercado atuais? E futuras?
- Quais as ações, evoluções e direcionamentos da concorrência?
- Quais as melhores abordagens de venda?
- Quais são as possíveis funcionalidades, produtos e serviços que podem ser desenvolvidos?
A inteligência de mercado permite que a empresa aja em vez de reagir. Ao contrário de resolver problemas e tapar buracos, a empresa se antecipa a esses problemas, criando soluções antes mesmo que alguma consequência negativa possa, efetivamente, surgir.
Além disso, é possível criar estratégias de comunicação mais direcionadas e individualizadas aos clientes, que embora pertencentes a um mesmo “grupo”, obviamente possuem distinções entre si. Assim, o relacionamento com os consumidores melhora sobremaneira, aumentando os níveis de fidelização e marketing boca a boca.
Por fim, a inteligência de mercado permite que a empresa tenha um direcionamento preciso e foco nas tomadas de decisões estratégicas, que vão direto ao ponto e permitem uma grande alavancada na competitividade, garantindo assim, a sobrevivência da organização no mercado atual.
Como a inteligência de mercado trabalha em conjunto com a inovação estratégica?
A inteligência de mercado pode ser utilizada em todos os setores e departamentos da empresa: recursos humanos, vendas, marketing, etc. Porém, ela se torna essencialmente importante quando se fala da área de inovação.
Como citamos na introdução desse post, inovar é necessário a toda e qualquer empresa minimamente preocupada e atenta às tendências de mercado. Entretanto, é preciso saber com precisão onde inovar, por que e quando. Do contrário, as ações de inovação podem se revelar infrutíferas e até mesmo fracassarem, gerando um grande desperdício de recursos financeiros, humano e intelectual.
Por meio do acesso aos dados e informações relevantes sobre o negócio, os clientes, o mercado de atuação e os concorrentes, providos por estratégias de inteligência de mercado bem aplicadas, a empresa estará apta a inovar com excelência. A análise correta dos dados gerados permite que sejam criados produtos, serviços e estratégias que se encaixem na vida do cliente e que sejam destaque em relação à concorrência.
Entender o que os clientes estão necessitando realmente, criando alternativas que possam sanar essas necessidades, ajudando-os efetivamente em algum ponto crucial de suas vidas, são os primeiros passos para alcançar a excelência e conquistar de vez os seus consumidores.
E é exatamente nesse aspecto que a inteligência de mercado atua, fornecendo vantagens competitivas e contribuindo de maneira efetiva para que a empresa se consolide de vez no mercado em que atua.
O grande desafio da inteligência de mercado está em associar os resultados encontrados nessas análises aos objetivos da empresa e dos clientes. Somente assim, é possível alavancar de maneira significativa a marca, os produtos e os serviços adequadamente.
Agora é a sua vez! A empresa em que você trabalha investe em inteligência de mercado com o objetivo de inovar de maneira estratégica? Como isso é abordado dentro da organização? Compartilhe sua experiência nos comentários e enriqueça a discussão sobre esse assunto!
Fonte: Blog Simplez
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