terça-feira, 28 de novembro de 2017

Pesquisa Comportamento do Consumidor - A Ferramenta para o Sucesso.

É bastante comum que as empresas, em seu processo de planejamento, necessitem entender ou rever como o consumidor de seus produtos ou serviços pensam ao fazer sua compra naquela categoria, ao contrastar o produto ou serviço ofertado com o dos concorrentes, ou mesmo investigar como se comportam diante de uma nova peça de comunicação.  O serviço de pesquisa Comportamento do Consumidor é um produto completo que utiliza métodos quantitativos e qualitativos, podendo ser de caráter exploratório ou descritivo.
Utiliza como principais métodos de pesquisa:
  • Prospecção de dados primários e secundários;
  • Pesquisa quantitativa de opinião, comportamento e tendências;
  • Coleta de dados com grupos de enfoque, observação no local de compra e/ou entrevistas (questionários em profundidade ou semiprofundidade).
A pesquisa define:
  • o comportamento do consumidor para uma categoria específica de produto;
  • atendimento ou não aos requisitos planejados na materialização do produto e da comunicação;
  • análise comparativa envolvendo posicionamento do produto diante da concorrência preexistente. 
Principais vantagens do Serviço de Pesquisa de Comportamento do Consumidor:
  1. Evita equívocos no lançamento de produtos;
  2. Oferece maior assertividade ao processo de planejamento;
  3. Instrumentaliza o processo de planejamento do novo produto/serviço;
  4. Evita erros no desenvolvimento do produto;
  5. Evita erros no desenvolvimento da comunicação;
  6. Apresenta a forma como o consumidor decide sua compra e como o produto/serviço é assimilado;
  7. Identifica e hierarquiza os valores do consumidor.
  • Saiba onde você pode utilizar a pesquisa de Comportamento do Consumidor.

  • Lançamento de Produtos: 
Para lançar um produto com sucesso, pesquisar é essencial e não podemos ignorar as reações geradas pelo lançamento de um novo produto.
O Lançamento de Produtos é uma ferramenta que verifica, por meio de testes, como o consumidor relaciona-se com o novo produto, interpretando as mensagens nele contidas, a adequação à forma de uso, ao estilo de vida e à classe social, bem como a existência de mensagens não planejadas.
Por meio de análise comparativa, o Lançamento de Produtos verifica o correto posicionamento de marca e preços, analisando criticamente o posicionamento planejado e o resultado materializado.
  • Redefinição de estratégias: 
Durante o ciclo de vida de um produto ou serviço, é sempre importante reavaliar as estratégias do composto de marketing (produto, distribuição, preço, propaganda), o posicionamento de mercado e a segmentação.
Para tanto, é fundamental aprofundar os conhecimentos sobre o comportamento do consumidor e assumir uma postura que possibilite a quebra de paradigmas e crenças pré-existentes sobre o mercado, o produto e o comprador.
Alimentada das informações de uma nova investigação, que retrata o status atual do produto, sua empresa estará segura.
Foco no novo consumidor
Um dos maiores desafios para as empresas nos dias atuais é obter uma compreensão sobre o "Novo Consumidor", que é fruto da grande transformação digital pela qual passamos. O consumidor mudou e passou a exigir cada vez mais das empresas, inclusive transparência em suas práticas. Estamos vivenciando uma grande mudança de paradigma e uma aceleração da complexidade nas relações entre consumidores e empresas. 
Se a sua empresa está vivenciando a necessidade de melhor entender o comportamento do seu consumidor, procure a Grupom! São mais de 45 anos dedicados ao estudo do comportamento de mercado e de consumidores.
Por equipe Grupom.


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