sexta-feira, 9 de março de 2018

5 Tendências do Varejo para 2018.

As tendências foram apresentadas na edição 2018 da NRF, maior evento de varejo do mundo, em Nova York.

integração da loja física com a online foi destaque da edição 2018 da NRF Retail’s Big Show, o maior evento mundial do varejo, que ocorre anualmente em Nova York e onde são debatidas as tendências e o que está acontecendo nas lojas de todo o mundo.

Sebrae-SP, mais uma vez, marcou presença com uma missão empresarial que, neste ano, levou 40 empreendedores de micro e pequenas empresas de São Paulo. Além do congresso, eles puderam conferir as novidades em uma feira de tecnologia e visitas técnicas a 17 estabelecimentos de destaque no varejo nova-iorquino incluindo empresas como Microsoft Store, Levi’s, Adidas, Nike, Amazon Store, REI, entre outras.

As palestras e produtos expostos na Feira nessa edição ressaltaram a reinvenção do ponto de venda para se tornar atrativo no mundo digital e da junção desses dois caminhos, com bastante cuidado para a experiência que o consumidor vai ter dentro da loja.

Grandes varejistas do mundo online, como a Amazon, estão abrindo lojas físicas para também proporcionar essa experiência ao cliente, segundo Gustavo Carrer, consultor de marketing do Sebrae-SP que acompanhou o grupo.

“O que mais se vê na prática lá são as operações omnichannel, em que o cliente compra no site e retira na loja, e também quando o produto não está disponí- Lojas física e online integradas Tendência foi apresentada na edição 2018 da NRF, maior evento de varejo do mundo, em Nova York vel na loja e há a opção de o cliente comprar pelo tablet ou num painel touch screen, e ter o produto enviado para a casa”, explica Carrer.

“As lojas físicas estão cada vez mais parecidas com o online e o meio virtual está tentando levar as experiências da loja, usando bastante as técnicas de storytelling, ou seja, contando histórias que antes eram contadas apenas nas vitrines, agora também nas mídias sociais”, completa.

O empresário Josué Medina, proprietário do Emporium Medina, com quatro lojas de alimentos nordestinos e naturais na capital, viajou com o grupo em busca de novidades e já está colocando em prática o conhecimento adquirido.

“A viagem serviu para consolidar alguns planos no meu negócio. Percebi que estava fazendo certo ao investir no treinamento da equipe e ofertar um atendimento personalizado na loja física, que é um dos meus diferenciais”, diz. A missão também ajudou o empresário na tomada de uma decisão importante, já que pretendia abrir mais três novas lojas este ano.

“Voltei decidido a abrir apenas duas lojas físicas e investir no e-commerce, delivery e implantação das ações de clique e retira. Percebi que o principal bem do cliente é o tempo dele e temos de ajudá-lo a economizar esse tempo sendo bem atendido. Vou investir em ações que ajudem nisso”, finaliza.

Destaques da NRF 2018, segundo os consultores do Sebrae-SP:

1. “CLIQUE E RETIRE”
A compra online e a retirada na loja, ou nos armários (lockers) já é algo conhecido no Brasil por causa dos grandes lojistas. Nos EUA, a tendência também já começa a ser vista nos pequenos negócios de bairro, nas compras mais rotineiras.
2. CUSTOMIZAÇÃO DE PRODUTOS
Mesmo as grandes empresas estão abrindo espaços para a personalização de produtos. O produto pode ser customizado dentro da loja como a experiência da Nike que personaliza o tênis na hora da compra, seja com um grafismo de artista famoso, ou trazido pelo próprio cliente, que tem à sua disposição um aparato de materiais e ainda a orientação de um especialista.
3. REALIDADE VIRTUAL E REALIDADE AUMENTADA
Ainda são poucas experiências implantadas, mas os grandes varejistas americanos têm projetos e estão estabelecendo parcerias com empresas de tecnologia. Em breve, estarão disponíveis para o pequeno varejo, chegando finalmente no Brasil.
4. LOJA ONLINE X LOJA FÍSICA
O ambiente online é cada vez mais usado para atrair clientes para ir até a loja. Com o uso consolidado de celulares e das mídias sociais, a estratégia é usar a geolocalização para levá-las até lá. A loja física virou um “parque de diversões” onde os clientes têm uma experiência mais profunda com a marca e produtos.
5. VÁRIOS TIPOS DE NEGÓCIOS
Não existe um modelo único de negócios nem um formato único de lojas para o sucesso, seja franquia ou grande rede, ou só loja online ou só loja física, ou pequenas redes de bairro, independentes. Existem vários formatos de sucesso, que vão conviver juntos.

Um comentário:

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