segunda-feira, 5 de março de 2018

Planejamento de redes sociais para seu negócio.

Início de ano é tempo de refletir sobre o que se espera do novo ciclo que se inicia. Os planos ajudam a nortear os passos para sucesso e prosperidade. Planeje o seu posicionamento estratégico em redes sociais para que 2018 seja de crescimento em reconhecimento de marca e em vendas.
A importância de cuidar de sua marca nos meios digitais vai além do aumento imediato em vendas. No digital, o poder de influência é muito forte entre as indicações de seus compradores. A reputação da sua marca refletirá não só nas compras diretas dos seus seguidores, mas na identificação que o público tem com ela. No on-line, milhões de pessoas navegam diariamente por conteúdos e opiniões, escolhem seus favoritos e interagem com ele.
Para que toda essa força haja a seu favor, é preciso ter um posicionamento digital, baseado no planejamento estratégico nessas redes sociais. Separei alguns passos imprescindíveis para esse fim:

1. Planejamentos periódicos

Separe pelo menos um dia de seu mês e pense em tudo que você gostaria de publicar em seus canais digitais. Encare essa atividade como algo vital para o sucesso de sua estratégia digital, pois de fato é. Ainda que você contrate um serviço terceirizado para a gestão de suas contas, é preciso acompanhar. Lembre-se: é o seu negócio que está no olhar do seu cliente e futuro cliente pelas telas de celulares, tablets, computadores, dentre outros. Você provavelmente domina detalhes sobre o seu negócio que a empresa de marketing digital desconhece.
Analise as tendências de seu mercado e veja o que pode aproveitar para veicular seus produtos/serviços. De acordo com sua realidade, defina se os planejamentos serão mensais, quinzenais ou semanais. E desenvolva o seu olhar analítico sobre o que está sendo publicado sobre sua marca nas redes sociais. Acredite, faz muita diferença!

2. Conteúdos exclusivos e formatos diferenciados

Empreendedor, compreenda que os conteúdos de mídias sociais precisam ser diferentes. Não adianta publicar o mesmo conteúdo do Facebook no Instagram, no Twitter... Desenvolva uma estratégia eficaz e mensure seus resultados e conversões: invista em redes que realmente vão criar um relacionamento direto com seus clientes. De nada adianta estar em todas e ter uma presença fraca.
Aposte em conteúdos de vídeos, pois a tendência continua a ser de crescimento para esse formato. Dependendo da rede escolhida e do posicionamento da sua empresa, não há necessidade de grandes produções. Nesse caso, filme do seu celular mesmo, edite em diversos aplicativos gratuitos e publique em seus canais. Você perceberá que os usuários vão interagir ainda mais com seus conteúdos. Vá fazendo mudanças a partir dos comentários e resultados recebidos.

3. Datas comemorativas

Campanhas Sazonais são extremamente importantes para vendas, disso não há dúvidas. Então empreendedor, observe as datas comemorativas e prepare promoções exclusivas para o seu público nas redes sociais. Isso atrai novos clientes e, desenvolvendo corretamente, ajuda a alavancar seus rendimentos.
Mas não foque somente em datas comemorativas tradicionais. Busque datas que celebram o seu mercado e também a região onde o seu negócio está inserido. O sentimento de pertencimento de sua empresa em um contexto regional alavanca as possibilidades de prospecção, parcerias e vendas com outros empresários.

4. Invista em conteúdo

Sites continuam importantes. Mais que um “cartão de visita”, eles reforçam a marca, informam seu propósito, endereço, contatos. São o local da “fala oficial”. Por sua importância, devem ser sempre atualizados.
Um bom blog estreita sua relação com o público. Invista em conteúdos que norteiem o seu negócio. Se você vende alimentos, dê dicas de boas pedidas para os dias quentes. Se trabalha com roupas, escreva sobre tendências de moda. Com isso, seus clientes, além de comprar, aprendem com sua empresa. Explore textos que tenham dicas, tutoriais e até mesmo curiosidades. Com um ambiente assim, ainda é possível fechar parcerias e conversões de acessos via seus canais digitais.

5. Off-line e on-line

Estar nas redes sociais é muito além de ter páginas e perfis com milhares de seguidores. Tome muito cuidado com essas métricas de vaidade. É preciso que o seu negócio cresça no digital, mas que a empresa esteja preparada para atender as demandas que podem surgir. Continua valendo a máxima: surpreenda positivamente o cliente. Nada de frustrá-lo.
Outro ponto de atenção: seu negócio precisa ser transparente com os clientes. Em casos de crises por conteúdos polêmicos, retrate-se.  Em casos de problemas com clientes no mundo real que foram parar no universo digital, seja humilde para reparar erros e esclareça quaisquer questões que surjam. A confiança é fortalecida se sua postura for acertada.
Atente-se sempre: o universo digital é deslumbrante com quase infinitas possibilidades. Mas só é possível desfrutar de bons resultados com assertividade, criatividade e responsabilidade.
Mãos à obra!
Fonte: Sebrae Minas

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