Há tempos estava para escrever sobre a evolução da área de Analytics no Brasil e não podia deixar passar depois de ir ao Think With Google 2018.
Esse evento existe há anos, iniciou com uma visão mais voltada a insights de setor e utilização de formatos de mídia, depois falou-se bastante em YouTube, em seguida veio atribuição e, ano passado, foi a vez da era da assistência. Este ano, o tema foi "Data-Driven". Ok, esse termo é o que mais falamos na área de Analytics, não é novidade. A novidade é ter outras áreas da empresa falando sobre isso.
Além de estar bem claro o caminho que o Google está seguindo, é ótimo provocarem esse tema em todas as empresas.
O que acontece é que a área de Analytics cresceu muito nos últimos anos, hoje todas as empresas e agências investem minimamente na disciplina. Porém, muitas vezes a sua utilização ainda é, digamos, atrasada. Ao invés de usarem os dados para orientar ações, usam os dados para "provar que foram efetivas". Ser orientado a dados não é isso.
A área de Analytics não deve ser especialista em torturar os dados até que digam o que querem. Mas sim especialista em transformar dados em recomendações para a tomada de decisão. A utilização de dados deve orientar próximos passos para alcançar o objetivo traçado no início.
E aí está uma das principais dificuldades: definir qual é o objetivo. Em geral no Brasil, não somos treinados a fazer perguntas nas universidades, mas apenas a respondê-las. Então, quando temos que descobrir qual o real problema, determinar a principal pergunta, definir o objetivo, há uma certa dificuldade.
No universo de agências, infelizmente ainda vejo muitas pessoas planejando e acompanhando campanhas em busca de impressões e cliques. E muitas agências que ainda possuem uma área de BI para fazer só relatórios. Ainda há muito o que se evoluir em atribuição, life time value e jornada do consumidor. O que precisamos não é apenas uma transformação digital, mas uma transformação cultural.
Uma das coisas que mais gosto é ver a evolução dos clientes no aprendizado de utilização de dados e de análises para tomadas de decisão. Essa evolução tem várias fases, não acontece do dia para noite, e é gratificante.
Espero que, com essa "nova era de dados" que vivemos, realmente há uma nova virada no mercado. Em que, de verdade, a área de Analytics não será apenas uma ponta do processo, mas estará no centro dele.
Fonte: Amanda Gasperini, Business Intelligence and Media Manager at Fbiz
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