segunda-feira, 23 de abril de 2018

Marcas de cerveja lideram ranking das mais valiosas do Brasil.

Skol, Brahma, Antarctica e Bohemia integram BrandZ, da Kantar. Sadia é a mais amada.

2018 foi um ano de grande valorização das marcas brasileiras, e o setor de cevejarias é o principal impulsionador desse movimento. É o que revelou o levantamento BrandZ, pesquisa anual da Kantar Millward Brown e Kantar Consulting a pedido da WPP, apresentado na última sexta-feira (20).

As 60 marcas mais valiosas levantadas pelo estudo tiveram crescimento em dólar de 22,5%, em relação a 2017, totalizando US$ 65 bilhões. Skol se mantém como a marca mais valiosa do Brasil (US$ 8.2 bilhões), mas outras três companhias da categoria também figuram a lista: Brahma (US$ 4.4 bi); Antarctica (US$ 2.9 bi) e Bohemia (US$1.6 bi).
Na opinião de Eduardo Tomiya, CEO da Kantar Consulting para América Latina, o estudo valida a percepção sobre o processo de construção de marcas valiosas. “Um exemplo é a Skol, que se conecta de forma consistente com os jovens e apresenta atributos que combinam alto valor de marca com fatores emocionais”.
O setor de bancos também está bem cotado e parece não ter sentido os efeitos da instabilidade econômica do país. A partir do ano que vem, se a previsão de crescimento se mantiver, a categoria será a mais valiosa do país. Bradesco ficou com o segundo lugar, somando US$ 7 bi e crescimento de 58%. Itaú figura logo em seguida na terceira colocação (US$ 6.1 bi) com crescimento de 42%.
Outro movimento importante observado é o crescimento do setor de serviços e varejo. Havaianas cresceu 156%, ocupando a liderança nesse quesito, seguida de Magazine Luiza (+133%) e Banco do Brasil (+127%).
Não menos importante, o atributo de mais marca mais amada ficou com a Sadia, que também figura no top 10 das mais valiosas, com valor de US$ 1.4 bi, ocupando a oitava colocação.
Para chegar ao ranking, os analistas da Kantar avaliaram cinco princípios que determinam o crescimento e valor das marcas no Brasil: propósito bem definido, inovação, boa comunicação, experiência de marca e amabilidade (atributos emocionais).
Top 10 das marcas mais valiosas do Brasil 2018
1        Skol – US$ 8.263     
2        Bradesco– US$ 7.018
3        Itaú– US$      6.198 
4        Brahma– US$ 4.478 
5        Globo– US$    4.318 
6        Antarctica – US$ 2.977       
7        Bohemia– US$ 1.605
8        Sadia– US$ 1.469    
9        Ypê– US$ 1.399       
10      Natura– US$ 1.350   

Fonte: PropoMark

Nenhum comentário:

Postar um comentário