A análise de dados é a coleta, o armazenamento, a interpretação e a comparação de informações sobre um negócio. Com ela, todo o conteúdo que envolve uma organização é transformado em diretrizes para a tomada de decisões estratégicas.
A avaliação dos informes de um empreendimento, em qualquer ramo, é uma atividade essencial para ajudar a melhorar os serviços e mercadorias e a enxergar as deficiências. No varejo, que lida diretamente com os consumidores, não seria diferente.
Com a análise de dados, é viável identificar as preferências dos clientes, por exemplo, e usá-las na elaboração das táticas de marketing, na gestão de compras, no gerenciamento do estoque etc. Ficou interessado? Quer saber mais? Então aprenda, neste post, sobre a importância da análise de dados no varejo. Confira!
Garante uma base consistente para a tomada de decisões
Com a análise de dados, informações que antes passavam despercebidas pelos gestores ganham a devida importância na administração do comércio e impulsionam bons resultados.
Por exemplo: se você souber quais são os produtos com maior rentabilidade na sua loja, poderá reforçar seu pedido de compras de acordo com essa lista. Também pode focar suas ofertas e promoções sobre esses itens, contribuindo para a ampliação do faturamento.
A lógica é simples: quanto maior for controle sobre os dados do estoque, menores serão as chances de problemas com furtos. Por isso, a análise de dados é como um combustível para o planejamento, já que aponta o que faz sucesso e demonstra os pontos que carecem de correção.
Da mesma forma, as informações sobre os produtos com mais saída no estoque revelam a preferência do público. Essa é mais uma alternativa para aproveitar a análise de dados a favor de sua gestão.
Conquista precificação estratégica
A análise de dados desempenha um papel fundamental na precificação correta dos produtos, desde que haja uma gestão da informação de qualidade. Porque não basta apenas coletar informações sem uma tática. É indispensável fornecer tratamento para esses materiais.
A precificação adequada é uma parte sensível da gestão pela sua importância para o negócio e pela complexidade de seus cálculos. Você precisa saber a margem de lucro que cada uma das mercadorias representa para a loja.
É essencial conhecer o volume de vendas de cada item, o valor percebido pelo cliente, as despesas com transporte e armazenamento etc. Desse modo, fica bem mais fácil manter o desempenho financeiro e, ao mesmo tempo, proporcionar ao público preços competitivos.
Obtém informações relevantes sobre o público-alvo
Outro benefício da análise de dados é conseguir um completo mapeamento sobre seus clientes. Dessa forma, você ganha muito mais subsídios para suas estratégias de marketing.
Pode fazer promoções exclusivas nas datas de aniversário ou proporcionar condições especiais de pagamento para os melhores pagadores.
A sua gestão de compras melhora sensivelmente com a observação constante do comportamento dos clientes.
Ganha mais competitividade e reconhecimento no mercado
A análise de dados é essencial ainda na pesquisa de mercado, principalmente para traçar medidas mais eficazes para a captação de um novo público.
Um negócio que conta com uma gestão de dados eficiente consegue entender as minúcias dos cenários no qual ele está inserido. Assim, a empresa percebe com mais nitidez as nuances das relações comerciais: quem traz vantagem, quem é concorrente, qual é a previsão de desempenho para os próximos meses etc.
Com a análise de dados, você monitora o potencial de terceiros em afetar as suas vendas. Dessa forma, quando for preciso intervir para reverter um prejuízo, haverá tempo hábil para sua reação.
Reduz seus custos
Mais um respeitável benefício da análise de dados é seu efeito na redução das despesas. Com uma verificação constante das contas, será possível identificar os desperdícios e elaborar um plano para diminuí-los ou até mesmo eliminá-los.
Lembre-se de que a busca pela lucratividade, além do aumento nas vendas, exige a contenção ou a queda de seus custos.
Alcança mais velocidade em suas respostas
A análise de dados permite interpretar fatos e tendências muito mais rapidamente. Hoje, a capacidade de responder em alta velocidade é muito apreciada pelos consumidores. Em alguns segmentos, esse critério é até mesmo um item essencial para a sobrevivência.
Suponha que em determinado mês tenha havido uma baixa inesperada nas vendas. Com a avaliação completa das informações, é viável identificar esse desvio antes que esse mês encerre.
Assim, o empresário pode criar táticas que revertam tal quadro. Isso se repete em várias outras operações, e o efeito em cascata nos resultados globais é bastante expressivo.
Consegue uma visão panorâmica do negócio
Como já dissemos, os dados precisam de tratamento. Não é suficiente apenas coletá-los. Para que a análise de dados tenha êxito, é necessário que esses informes transitem de forma ágil entre o time. Além disso, a circulação não pode ficar restrita aos seus respectivos departamentos de origem.
Informações dos setores de vendas, de compras e de estoque, entre outras, precisam estar integradas e acessíveis. É isso que garante a visão panorâmica de um empreendimento.
Nesse sentido, os ERPs (sigla inglesa para Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Empresarial, em tradução livre) são excelentes alternativas para resolver essas demandas.
Tratam-se de soluções de informática que agrupam, em um único banco virtual, diversas operações e dados: gestão de vendas, gestão de compras, gestão fiscal, gerenciamento do estoque etc. Abaixo, observe como esses programas de informática colocam os dados para trabalhar a favor da empresa.
Oferta de produtos direcionados às preferências do consumidor
A análise de dados automática ajuda a compreender as necessidades de compra do cliente, um dos principais fatores que impulsionam as vendas. Além disso, muitas vezes o consumidor também não sabe exatamente o que ele quer.
Por isso, é necessário orientá-lo quanto aos resultados que terá ao utilizar determinado produto e informá-lo sobre outras mercadorias disponíveis na loja, bem como suas qualidades.
Tudo isso exige ter à mão o máximo de informações possível sobre essa mercadoria: prazo para entrega, disponibilidade no estoque, condições de pagamento etc.
Melhora nas ações de marketing
Todos sabem que as avaliações de dados são itens essenciais nas táticas publicitárias. Para que as suas campanhas sejam bem-sucedidas e surtam o resultado almejado, será preciso contar com as informações corretas: quais mercadorias vendem mais, qual é perfil do consumidor, entre outros tantos registros.
Mais uma vez, a análise de dados surge como providência indispensável na rotina do empreendimento, principalmente se o objetivo for aumentar as vendas. Com a ajuda da tecnologia, é viável reunir tudo isso em uma única plataforma digital. Afinal de contas, é o conhecimento sobre o perfil do público que direciona as iniciativas de propaganda.
Gerenciamento de custos de estoque e compras
Uma gestão automática do estoque vai permitir muito mais simplicidade aos processos. Essas ferramentas de informática entregam dados sobre o giro das mercadorias. Desse modo, a equipe de compras ganha muito mais poder de negociação junto aos fornecedores.
Mais agilidade na comunicação e nas operações
Os ERPs não deixam o ritmo do negócio parar. Um erro de comunicação, ou até a simples omissão de um dado, pode causar enormes danos ao empreendimento.
Com interfaces específicas para seu ramo de atuação, você visualiza o que está acontecendo em todos os setores do estabelecimento e garante que os dados estejam sempre interligados. Assim, a equipe compartilha as informações em tempo real por meio dessas plataformas.
Relatórios com interpretação analítica de dados
Esses softwares produzem relatórios com a mensuração dos resultados para servir de amparo na tomada de decisões. Eles exibem de forma clara as suas conquistas. Da mesma maneira, indicam em quais pontos estão as falhas. Assim, a caminhada em direção ao sucesso fica muito mais fácil.
A análise de dados, portanto, é fundamental para o sucesso de uma iniciativa comercial, principalmente no varejo, no qual o contato com os clientes é direto. Com o apoio da tecnologia no tratamento do conteúdo, aumentar o faturamento da loja será bem mais simples.
Fonte: Micro Universo
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