A análise de dados definitivamente já não é novidade no mundo dos negócios. A quantidade de empresas que investe em ferramentas como Big Data e metodologias como Business Intelligence só aumenta a cada dia. Mas por que será que a análise de dados nas decisões de negócios é tão importante? O processo por trás é complicado, mas a resposta é simples: porque melhora tanto a performance operacional como a experiência do consumidor.
Mas e você, sabe qual realmente é a importância da análise de dados nas decisões de negócio? Pelo sim ou pelo não, é melhor conferir aqui alguns dos principais motivos para ao menos começar a pensar no assunto!
Melhoria geral de processos operacionais
É fato: a maior preocupação das empresas ao investir na análise de dados é melhorar seus processos operacionais. Isso se explica por ser justamente no desenvolvimento de processos mais eficientes que é possível ganhar produtividade, rentabilidade e competitividade para o empreendimento.
Tecnologias ultrapassadas, processos morosos e informações incompletas ainda armazenadas em papel demandam muitos recursos da empresa para sua manutenção, sem contar com o tempo despendido pelos funcionários para manusear tamanha (e desnecessária) complexidade.
Em contrapartida, quando você passa a analisar seus indicadores de desempenho, como produtividade, valor de homem por hora, eficiência e agilidade de reação, entre outros, descobre exatamente em que pontos pode atuar para promover melhorias, trazendo a velocidade que o mercado exige em termos de respostas a demandas.
Desenvolvimento de produtos e serviços
Com o mercado cada vez mais dinâmico, estar sempre um passo à frente no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e de alta aceitação pelos consumidores é simplesmente essencial. Mas saber exatamente o que, quando e como criar é outra história.
Mais uma vez, a análise de dados pode ajudar bastante. Afinal, com ela é possível coletar informações sobre a satisfação dos consumidores em relação às soluções que sua empresa produz e, com esse feedback, entender melhor as reais necessidades do mercado. Assim você pode personalizar suas ofertas de modo a torná-las cada vez mais atrativas.
Um caso que serve muito bem para exemplificar a importância da análise de dados nas decisões de negócios é o da Kodak. A empresa fazia um sucesso enorme com a fabricação de câmeras fotográficas e rolos de filmes, mas não acreditou que o mercado mudaria tanto. Pois o cenário não só mudou como tornou seus produtos obsoletos. O que aconteceu? A Kodak quebrou.
Agora pense bem: se seus gestores tivessem feito uma análise de dados consistente, logo teriam chegado à conclusão de que o investimento em câmeras digitais os faria sobreviver às transformações. O fim da história poderia, portanto, ter sido completamente diferente.
Elaboração de análise mercadológica
O ambiente em que sua empresa está inserida tem características próprias, que mudam ao sabor da economia e da política de cada momento. Uma mudança de governo, por exemplo, pode afetar seus negócios, assim como a entrada de um concorrente novo, com muito patrocínio para se destacar.
Também nesse sentido, a análise de dados pode ser bastante útil, ajudando a entender a dinâmica do mercado, prever tendências (como uma crise) e se antecipar aos acontecimentos, de forma que eles não peguem seu negócio de surpresa.
Você ainda passa a conhecer melhor a concorrência e as estratégias que esses negócios usam, como se posicionam e que tipo de brechas abrem para que a sua empresa, com o desenvolvimento de novas soluções, ingresse em projetos mais proveitosos e rentáveis.
Promoção de um ambiente interno saudável
Como os funcionários são o público número um de qualquer organização, você precisa mantê-los satisfeitos e engajados para obter melhores resultados tanto em produtividade quanto no atendimento ao cliente final. E a análise de dados nas decisões de negócios também pode ser usada para promover um ambiente interno mais saudável na empresa.
Por meio de pesquisas de clima organizacional, coleta de dados do setor de recursos humanos, avaliações de desempenho e índice de satisfação interna, por exemplo, você passa a conhecer melhor seus funcionários, podendo desenvolver ações que aumentem a motivação e o engajamento. Isso sem falar na retenção de talentos, tão necessária atualmente.
No que se refere aos sócios e acionistas da empresa, você pode se munir de informações estratégicas para convencê-los sobre novos investimentos e também ressaltar aqueles pontos mais importantes para cada um nas reuniões da alta direção. Aqui, o velho ditado de que contra fatos não há argumentos se mostra mais que válido. Então se prepare para apresentar dados consistentes sobre o desempenho do negócio!
Elevação do posicionamento da marca
Também é possível usar a análise de dados para entender como sua empresa está posicionada no mercado e, a partir daí, desenvolver estratégias de comunicação institucional para chegar aonde você deseja.
Onde marcar presença, em quais canais de comunicação focar, como fortalecer sua autoridade no mercado, como se inserir estrategicamente em outros mercados para ganhar marketshare: todo esse conhecimento pode ser adquirido por meio da análise de dados e ser usado para que você se diferencie e conquiste seu espaço.
Lembre-se de que uma empresa bem posicionada tem muito mais visibilidade e está sempre na mira de investidores e parceiros de negócios, o que pode representar uma série de oportunidades para seu empreendimento.
Aperfeiçoamento da experiência do consumidor
A análise de dados nas decisões de negócios também vem sendo muito usada para entender hábitos e comportamentos de consumo, visando otimizar as estratégias de marketing e vendas das empresas.
Acompanhar cada consumidor em sua jornada de compra, compreender o funil de vendas e como gerar valor em cada etapa e estabelecer uma comunicação direta e personalizada com os clientes transformam o relacionamento entre marca e público-alvo, aumentando o engajamento da audiência e atraindo mais oportunidades de vendas.
Um marketing direcionado também ajuda na otimização de recursos, já que você deixa de usar o marketing massivo para ir direto naqueles contatos que têm maiores chances de se tornar clientes. E tudo isso se traduz em mais assertividade e rentabilidade para seu empreendimento.
Basicamente, a análise de dados traz conhecimento aplicável para que você possa melhorar sua empresa gradativamente, de forma planejada e estratégica, considerando todos os fatores de impacto aos quais você está sujeito.
Fonte: Blog Sonda
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