quarta-feira, 25 de julho de 2018

Brasil conta hoje com 117 startups de Tecnologia da Informação.

Levantamento realizado pela Liga Ventures aponta Gestão de Times, Data Science, Segurança e Privacidade de Dados, Outsourcing e User-Driven como as principais áreas de atuação.


O Brasil conta atualmente com 117 startups com soluções para 13 segmentos do setor de Tecnologia da Informação (TI). Dentre elas, 20% trabalham com as áreas de Data Science e Enriquecimento de Dados, 12% com Segurança, Fraude e Validação, e 10% com Cloud Manager e Otimização. Ainda, Gestão de Projetos, Tempo e Tarefas ficam com 9% desse total. As categorias com menor número de startups são: Colaboração e Produtividade, que representam 5%, Blockchain e APIs, representando 3%, assim como soluções para UX e UI.
Os números são do Liga Insights IT Startups, estudo anual realizado pela Liga Ventures, com base um banco de dados com mais de 10 mil startups no país. Foram analisadas  10.085 startups brasileiras e, dessas, 117 foram consideradas para a construção do landscape presente neste estudo. Para a seleção das startups, utilizamos como critério incluir aquelas que apresentam algum tipo de atividade, serviço e/ou produto relacionados às seguintes categorias: Blockchain e APIs, Busca e Seleção de Profissionais, Cloud Manager e Otimização, Colaboração e Produtividade, Data Science e Enriquecimento de Dados, Formação, Gestão de Projetos, Tarefas e Tempo, RPA e Workflow, Segurança, Fraude e Validações, Service-Desk e Help-Desk, Soluções de Bots, Soluções para Desenvolvimento, Soluções para UX e UI.
A análise das informações também resultou em um aprofundamento em cinco atores que compõem a cadeia, sendo eles: Gestão de Times, Data Science, Segurança e Privacidade de Dados, Outsourcing e User-Driven.
Analisando a data de nascimento das startups mapeadas, vemos que 64% delas nasceram a partir de 2014, com números expressivos no ano de 2015, com 21%. Quando olhamos para até 2010, 18% das startups mapeadas nasceram neste período. Como observação deste ponto, nesta faixa vemos algumas startups que nasceram e atuam desde a expansão do uso da nuvem como ferramenta de trabalho ou como modelo de negócios para a sua existência, como SaaS.
São Paulo é a cidade com o maior número de startups no mapeamento, com 49%, seguido por Rio de Janeiro, com 8%, e Florianópolis, com 6%. Seguindo a lista dos dez maiores berços de startups de TI, temos Porto Alegre, Brasília, Recife, Curitiba, Belo Horizonte, Joinville e Campinas. No total, 30 cidades brasileiras diferentes apareceram no mapeamento como sedes de startups relacionadas ao mundo de TI. No ranking de estados, temos como destaques SP com 58%, seguido pelo RS com 9% e RJ com (8%).

Fonte: CIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário