Agora que você já se acostumou com
os wearables (dispositivos digitais para vestir/usar)
prepare-se para aprender uma nova palavra que marca a tendência da tecnologia
pessoal nos próximos 3 anos: awareables. Ela
define dispositivos digitais inteligentes (vestíveis ou não) que são capazes de
perceber (por isso a palavra aware) mudanças de humor ou disposição física de
seus donos e agir proativamente oferecendo solução ou ajuda.
A combinação das tecnologias atuais
de machine learning, reconhecimento de voz e inteligência artificial torna
possível e provável que awareables estejam nas suas mãos já em 2019. “Hoje, a
inteligência artificial já pode entender sua personalidade só olhando nos seus
olhos. Entrevistamos usuários que adotam rapidamente novas tecnologias e eles
enxergam um futuro onde seus dispositivos os conheçam melhor do que eles
mesmos”, diz o Dr. Micnós hael Björn, líder de pesquisas do Ericsson Consumer
& IndustryLab e principal autor da oitava edição do estudo anual 10 Hot Consumer Trends 2019.
O
estudo define as tendências da tecnologia pessoal e de consumo baseando-se na
opinião de milhares de usuários avançados de tecnologia. A edição de 2019
baseia-se em uma pesquisa online conduzida em outubro de 2018 com 5,097
usuários de internet de Johannesburg, Londres, Cidade do México, Moscou, Nova
Iorque, San Francisco, São Paulo, Shanghai, Sydney e Tóquio.
Essas são as 10 tendências para 2019:
1. Awareables
Seu
assistente digital vai saber mais de você do que você sabe dele. Mais de 60%
dos usuários de assistentes virtuais acreditam que os dispositivos que entendem
o nosso humor serão predominantes em três anos.
2. Discussões inteligentes
Seu
assistente digital vai debater e argumentar com você como qualquer pessoa da
casa, até na hora de escolher o que pedir para jantar. Mais de 65% dos usuários
de assistentes virtuais acreditam que os alto-falantes inteligentes
argumentarão como membros da família dentro de três anos.
3. Proteção contra Aplicativos Espiões
A
maioria (59%) dos entrevistados diz que é preciso adotar princípios globais de
proteção de dados pessoais e da integridade do indivíduo, já que mais da metade
deles (52%) acredita que os dispositivos pessoais digitais de todos os tipos
coleta muito mais informação do que é necessário no dia a dia. Mais de 45% dos
consumidores acreditam que os aplicativos coletam dados sobre eles, mesmo
quando não usam o aplicativo.
4. Epidemia de aceites forçados
Com
as regras de proteção de dados pessoais como GDPR e o uso excessivo de cookies
nos sites, os consumidores reclamam do tempo perdido dando OK nas barras e
alertas dos sites que visitam pedindo sua autorização para coletar dados
pessoais. Ter sempre que aceitar cookies de coleta de dados irrita 51% dos
consumidores, e 46% deles disseram que o ato levanta mais suspeita do que
confiança. Para 47% dos entrevistados, o modelo de negócios da internet,
baseado em publicidade que depende de cookies, precisa ser revisto. E 42% vão
mais além: é preciso mudar fundamentalmente a internet para que ela volte a ser
uma força do bem para a sociedade novamente.
5. Internet of Skills (Internet das habilidades)
Mais
de 50% dos usuários de realidade aumentada ou realidade virtual esperam para
breve ter aplicativos, óculos e luvas que ofereçam orientação virtual para
tarefas práticas e cotidianas, como cozinhar ou executar reparos.
6. Consumo Zero-Touch (sem toque)
Chega
de checar a geladeira e a despensa para saber se está na hora de comprar leite,
arroz, feijão ou sabão em pó. Cerca de metade dos usuários de assistentes
virtuais querem adotar contas e assinaturas automatizadas de serviços e
produtos, bem como esperam suprimentos domésticos de auto-reabastecimento e
querem que seus assistentes pessoais digitais executem as tarefas. Para 47% dos
respondentes a decisão é radical: esperam que seus assistentes cuidem das suas
finanças e até mesmo da declaração do imposto de renda.
7. Risco de Obesidade mental
31%
dos consumidores acreditam que logo terão que frequentar ‘academias da mente’
para praticarem exercícios mentais, conforme as decisões do dia-a-dia se tornam
cada vez mais automatizadas. Alguém aí se lembrou do roteiro do filme
"Wall-e" ?
8. Eco Me
Por
entender que seu bem-estar é diretamente ligado ao bem-estar do planeta, 39%
dos consumidores desejam um smartwatch ecológico que meça não só seus sinais
vitais mas também suas pegadas de carbono. E 4 em cada 10 respondentes disse
que é preciso que os assistentes pessoais digitais sejam capazes de regular
temperatura e consumo de energia da casa para torná-la eco-eficiente.
9. Meu gêmeo digital
No
melhor estilo "eu e minhas cópias", 48% dos usuários de realidade
aumentada ou virtual manifestaram o desejo de ter avatares virtuais que os
simulem perfeitamente, para que possam estar em mais de um lugar ao mesmo
tempo.
10. 5G automatizando a sociedade
Cerca
de 20% dos usuários de smartphones acreditam que o 5G melhorará a conexão de
dispositivos IoT, como eletrodomésticos e serviços públicos.
Por que isso é importante
O
estudo da Ericsson reflete os insights de consumidores influentes para o
mercado. Os respondentes têm entre 15−69,
vivem em áreas
urbanas e são
early adopters (os primeiros a adotar uma tecnologia assim que ela é lançada) com uso intenso de tecnologias digitais. Na
amostra, por exemplo, 47% usam semanalmente assistentes virtuais inteligentes
(Siri da Apple, Google Assistant, Alexa da Amazon, etc.) e 31% usam realidade
aumentada ou virtual (AR/VR) uma vez por semana.
Essa
amostra, segundo a Ericsson, é suficiente para representar a visão de 34
milhões de pessoas que, por serem early adopters, oferecem insights que tendem
a se materializar em produtos concretos no futuro ou que merecem ser avaliados
sobre tecnologias de futuro próximo, incluindo Inteligência Artificial,
Realidade Virtual, 5G e automação. O estudo também utiliza dados da plataforma
de analytics de 2017/2018 do ConsumerLab, que inclui dados de mais de 72 mil
usuários de smartphone com idade entre 15–69 de 50 países.
Para baixar o estudo completo e ver mais
dados, acesse esse link.
Fonte: PCWorld
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