quarta-feira, 27 de julho de 2011

Goiânia perde centenários

O IBGE no Censo de 2010 indicou que Goiânia perdeu entre 2000 e 2010, 61 habitantes centenários. No decênio 2000/2010, houve uma redução significativa de 35,3% de seus habitantes com mais de 100 anos. Goiânia segue a tendência brasileira de alargamento da parte superior da pirâmide etária e apesar da população estar envelhecendo, não consegue manter sua população centenária.

Essa queda no número de cidadãos goianienses com mais de 100 anos foi mais representativa para os homens, perdemos 44,3% de habitantes. A redução de mulheres com mais de cem anos foi menor, de 27,6%. Acompanhe os gráficos abaixo:
Pirâmide Etária de 2000 da cidade de Goiânia

Pirâmide Etária de 2010 da cidade de Goiânia

Em contrapartida, cientistas preveem o aumento da longevidade humana para 150 anos e de acordo com o cientista Audrey de Grey, a primeira pessoa que vai comemorar seu aniversário de 150 anos já nasceu, de acordo com notícia publicada no UOL Notícias. (com link acessado em 27/07/2011)

Com o aumento da expectativa de vida e a maior preocupação dos médicos e cientistas com o assunto, cada vez mais, as pessoas podem gozar de boa saúde na velhice e inclusive, superar as expectativas de vida já apresentadas na população mundial (a maior foi de 122 anos, de uma francesa). Quando será que a população centenária de Goiânia vai voltar a crescer?

segunda-feira, 25 de julho de 2011

A satisfação do seu cliente em primeiro lugar. (V)

Ao longo de sua atuação no mercado, a Grupom desenvolveu uma ferramenta capaz de medir a satisfação dos consumidores com relação aos seus produtos ou serviços.

O Satisfação em foco é um produto especialmente desenhado para atender a atividades comerciais focadas em B2C (Business to costumers), como concessionárias de veículos, construtoras, serviços de saúde, entre outros segmentos.

A ferramenta afere a satisfação dos consumidores durante o momento de pós-venda e identifica problemas pontuais antes de serem potencializados, melhorando os processos e garantindo mais qualidade no atendimento. O resultado são clientes mais satisfeitos e maior rentabilidade para o seu negócio.

Entenda como funciona o processo:

Abaixo, um exemplo de monitoramento efetuado pelo serviço de Satisfação em foco:




Grupom completa nesse mês de agosto 39 anos de atividades com mais de 3.600 trabalhos entregues.

Para contato ou maiores informações, ligue (62) 32373700.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Qualidade Grupom: O monitoramento ISO e o Cliente Oculto (IV)

O Monitoramento ISO
A obtenção da Certificação ISO implica, entre outros fatores, na sistematização de processos de controle que auditem constantemente a qualidade dos processos e a qualidade percebida pelos usuários quanto aos serviços da empresa que recebe a certificação.

Nesse cenário, a pesquisa e a auditagem dos indicadores qualitativos da Grupom verificam a percepção dos produtos finais e dos processos da empresa contratante pelos públicos interno e externo, garantindo maior profissionalismo à pesquisa e credibilidade ao processo de qualidade.
Cliente Oculto
Com a ferramenta Cliente Oculto, pesquisadores da Grupom ocupam o lugar do seu cliente/usuário visando obter, por meio da experiência direta e de critérios de avaliação previamente estabelecidos, o quadro da situação real do objeto investigado.
A metodologia é ideal para avaliar pontos-de-venda, atendimento, estrutura, lançamento de serviços/produtos e argumentos comerciais, testando o atendimento presencial, telefônico e eletrônico.
A Grupom completa nesse mês de agosto 39 anos de atividades com mais de 3.600 trabalhos entregues.

Para contato ou maiores informações, ligue (62) 32373700.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Valorização do Mercado de Imóveis já atinge 12,2% em 2011

O valor médio dos imóveis novos (apartamentos, casas e salas comerciais) atingiram no início de junho de 2011, sobre 2010, uma valorização de 12,2%. Mais que o dobro das aplicações no Mercado Financeiro e das cadernetas de poupança na Região Metropolitana de Goiânia.
No período de 2006/2011 a valorização já ultrapassou a 39%.
O gráfico que apresentamos com a curva de crescimento ano a ano, está baseado no estudo/sondagem mensal do mercado imobiliário que fazemos para a ADEMI/GOIÁS.
O salto no valor médio das vendas em 2010 (R$2.692,72) para o valor médio dos primeiros 5 meses (Janeiro a Maio) de 2011 (R$2.990,82) ainda está muito aquém do valor médio encontrado em outras capitais brasileiras.
Encontramos alguns valores médios maiores do que em Goiânia nas seguintes capitais: Brasília, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Porto Alegre, Vitória, Recife e Salvador). Em algumas destas capitais o valor médio do metro quadrado é mais de duas vezes superior do que em Goiânia.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Excelência estreitando o relacionamento com o cliente. (III)

O programa de Qualidade Grupom envolve três serviços fundamentais: manutenção de clientes, monitoramento ISO e cliente oculto, além de Projetos Ad Hoc, sob medida para a sua necessidade.
Manutenção de clientes:
Com o objetivo de converter desejos e necessidades em vendas, a Grupom desenvolveu diversos produtos que compreendem melhor os consumidores.
Destes trabalhos, resultou o Manutenção de Clientes, uma importante ferramenta para gerentes e dirigentes comerciais que leva interatividade e impulsiona ações na área de vendas.
Direcionado para produtos e serviços de maior valor agregado, como imóveis, automóveis e serviços na área da saúde, este produto é aplicado durante processos de venda ou negociações e indica com clareza os desejos e necessidades dos avaliados apontando o melhor formato de oferta a ser apresentado.
Para isso, são estabelecidos parâmetros e indicadores que evidenciam o perfil do cliente, sua capacidade e desejo de compra e avaliação dos produtos concorrentes.


A Grupom completa nesse mês de agosto 39 anos de atividades com mais de 3.600 trabalhos entregues.

Para contato ou maiores informações, ligue (62) 32373700.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Imóveis novos - Região Metropolitana de Goiânia - Projeção

Nos primeiros meses de 2011 já foi vendido o equivalente a 57,2% do que se vendeu durante todo o ano de 2010.

A venda de imóveis novos (apartamentos, casas e salas comerciais) poderá ser maior que os 12 mil estimados no início do ano pelos empresários e profissionais do mercado e de pesquisas (Equipe Grupom).
Tomando por base os dados dos 5 primeiros meses do ano, esta estimativa deverá ser ampliada para mais de 14 mil unidades até o final deste ano.
Estes dados demonstram a euforia do setor e a possibilidade de uma nova quebra de recorde de vendas na cidade e região.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Comportamento do consumidor: as vantagens de conhecê-lo. (II)

Planejamento eficaz como ferramenta para o sucesso

É bastante comum que as empresas, em seu processo de planejamento, necessitem entender ou rever como o consumidor pensa ao fazer sua compra naquela categoria, ao constrastar o seu produto ou serviço ofertado com o dos concorrentes, ou mesmo investigar como ele se comporta diante de uma nova peça de comunicação.
A Grupom estuda o comportamento do consumidor aplicando metodologias a objetivos distintos. Conheça cada um deles:

Lançamento de Produtos
Para lançar um produto com sucesso, pesquisar é essencial. O lançamento de produto é uma ferramenta que verifica por meio de testes, como o consumidor relaciona-se com o novo produto, interpretando as mensagens nele contidas, a adequação à forma de uso ao estilo de vida e à classe social, bem como a existência de mensagens não planejadas.

Por meio de análise comparativa, o lançamento de produtos verifica o correto posicionamento planejando e o resultado materializado.

Ignorar as reações geradas pelo lançamento de um novo produto é correr um grande risco. É fato que equívocos nesta etapa podem trazer prejuízos para a sua marca ou afetá-la de forma irreversível.

Redefinição de estratégia
Durante o ciclo de vida de um produto ou serviço é sempre importante reavaliar as estratégias do composto de marketing (produto, distribuição, preço, propaganda), o posicionamento de mercado e a segmentação.

Para tanto é fundamental aprofundar os conhecimentos sobre o comportamento do consumidor e assumir uma postura que possibilite a quebra de paradigmas e crenças pré-existentes sobre o mercado, o produto e o comprador.

Alimentada das informações de uma nova investigação, que retrata o status atual do produto, sua empresa está segura para a tomada de decisões estratégicas.

Lançamento de peça ou campanha publicitária
Muitas vezes, uma peça de comunicação é concebida com uma determinada finalidade e “efeitos colaterais” indesejados surgem na interpretação da mensagem ou até mesmo no comportamento resultante do contato com essa comunicação.

O lançamento de Peça ou Campanha Publicitária identifica estes resquícios e dá ferramentas para ações assertivas.

A Grupom completa nesse mês de agosto 39 anos de atividades com mais de 3.600 trabalhos entregues.

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sexta-feira, 8 de julho de 2011

Como a inteligência setorial pode ser diferencial competitivo para a sua empresa? (I)

Informações metodológicas a serviço da estratégia
Na visão de diversas empresas e associações, a competitividade e as oscilações econômicas e sociais tornaram indispensável o acompanhamento constante dos mercados onde estão inseridas.

Neste contexto, ter informação gera respostas rápidas ao mercado e a possibilidade de planejar, que são verdadeiros diferenciais de empresas bem-sucedidas.

Uma empresa competitiva está atenta às tendências de mercado e consumo. Através de estratégias, análises do mercado e informações sobre o consumidor é que o processo de Inteligência Setorial se consolida, demonstrando a sua importância para a empresa que busca uma boa colocação no mercado.
A Grupom desenvolve modelos que possibilitam o completo entendimento das variáveis influenciadoras do mercado e a partir disso, faz análises históricas, em tempo real e projeções de dados.


Como funciona o Inteligência Setorial:
·         É uma pesquisa descritiva, quantitativa e censitária;
·         Mede o desempenho do setor e das classes de produtos;
·         Monitora tendências de compra/consumo;
·         Identifica a evolução dos desejos e anseios dos compradores ao longo do tempo.

O que o inteligência setorial possibilita ao seu negócio?
·         Planejar com uso de informações mercadológicas sistematizadas;
·         Responder rapidamente às oscilações do mercado, antecipando tendências e constatando novos fenômenos;
·         Ajustar estratégias por meio de indicadores que monitoram a implementação de projetos e produtos;
·         Promover atuação política fundamentada no desempenho do setor econômico e obter benefícios para todos os membros nas associações empresárias e de classe.

Investimento no Inteligência Setorial
Ao contratar o produto Inteligência Setorial, o valor cobrado inclui:
·         Investimento inicial para elaboração do modelo metodológico de coleta de dados, ajustes nos questionários, adaptação do sistema informatizado de coleta e tratamento de dados e realização de pré-testes;
·         Valor fixo mensal para coleta, tratamento e análise de dados, elaboração de relatórios e apresentação para os contratantes;
·         Os contratos são anuais.


A Grupom completa nesse mês de agosto 39 anos de atividades com mais de 3.600 trabalhos entregues.

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