quinta-feira, 6 de julho de 2017

ENTENDA COMO FUNCIONA A GOVERNANÇA DE DADOS NA EMPRESA

A governança de dados é a maneira mais eficiente de se aproveitar todos os dados que circulam na empresa. Aproveitar todo o conteúdo produzido e transformá-lo em diferencial competitivo é, sem dúvida, a vontade maior de qualquer gestor.
Alcançar esse objetivo está cada vez mais difícil. Isso porque, a quantidade de dados gerados é cada vez maior, gerando um alto esforço para avaliar tudo e separar o útil do descartável, especialmente se forem usadas ferramentas limitadas, como planilhas eletrônicas.
Se você quer um guia prático para analisar e usar os dados de forma eficiente, continue a leitura e descubra o que é governança de dados, porque usar em sua empresa, suas funções básicas e os principais erros. Confira!

GOVERNANÇA DE DADOS

Dados mal armazenados ou inseridos de maneira incorreta, algo comum quando se usa planilhas, são ineficazes na hora de extrair informações com excelência.
Para que situações desse nível fossem resolvidas, algumas empresas criaram, dentro ou externamente da área de tecnologia, departamentos responsáveis exclusivamente para cuidar e gerenciar os dados da empresa. Essa estratégia de criação chama-se governança de dados.
Com uma governança de dados eficiente, é possível extrair informações de variadas fontes como CRM e ERP. Isso cria um repositório automático e combate qualquer tipo de violação de conteúdo.

POR QUE A EMPRESA DEVE USAR A GOVERNANÇA DE DADOS?

Muitos gestores se sentem perdidos em meio a tantos dados e informações, o que acaba prejudicando as suas análises e retardando a tomada de decisões estratégicas.
Se a empresa percebe que está nesse tipo de dificuldade e quer garantir uma resolução que seja eficiente e traga o retorno desejado, é necessário a governança de dados.
Ao investir na governança de dados, a empresa desenvolve e facilita a tomada de decisões, melhora os seus fluxos e processos e integra a área de TI com as demais áreas do negócio, garantindo melhores resultados.

COMO FUNCIONA

O departamento de governança de dados funciona por meio de captura automatizada. O funcionamento ocorre por uma ETL (extrair, transformar e carregar, em português).
O ETL eficaz e alinhado com as demais estratégias da empresa adéqua a qualidade dos dados, sem a necessidade do manuseio humano, e ainda diminui os erros no momento das análises, garantindo o acesso correto às pessoas indicadas.

AS DEZ FUNÇÕES RELACIONADAS À GESTÃO DE DADOS

Para entendermos, de fato, a importância da governança de dados, vamos pegar o guia da DAMA-DMBOK (padrão internacional para Gestão de Dados) e analisar a sua recomendação do conjunto de dez funções para gestão de dados. As dez funções são:

1. GOVERNANÇA DE DADOS

Responsável por demonstrar a função de autoridade e manutenção das estratégias, papéis, políticas e exercícios envolvidos com os dados ativos da organização.

2. DESENVOLVIMENTO DE DADOS

Responsável pelos exercícios de modelagem e implantação das estruturas dos dados do ciclo útil do desenvolvimento de informação dos sistemas.

3. ARQUITETURA DOS DADOS

Responsável por precisar as necessidades de dados. Alinhando os dados com as estratégias de negócio da empresa.

4. OPERAÇÕES DE DADOS

Responsável pela manutenção e armazenamento dos dados ao longo da vida útil.

5. DADOS MESTRES E DADOS DE REFERÊNCIA

Responsável por alinhar e controlar as atividades. Assim, garantindo a consistência e disponibilidade de visões ímpares dos principais dados reaproveitados na empresa.

6. BUSINESS INTELLIGENCE E DATA WAREHOUSING

Responsável por delimitar e controlar processos. Provendo dados de suporte às decisões. Geralmente disponibiliza os dados em aplicações analíticas.

7. DOCUMENTAÇÃO E CONTEÚDO

Especializada em implementar, planejar e controlar exercícios para manter, proteger e acessar dados não estruturados das organizações.

8. GERENCIAMENTO DE METADADOS

Os metadados são os que representam os dados como significados. Os significados equivalem aos conteúdos técnicos dos dados, que por sua vez, são extraídos através das informações. Esta extração ocorre no formato, na estrutura, e no tamanho. As informações sobre restrições também são usadas como conceitos e definições.

9. QUALIDADE DOS DADOS

Responsável por medir, avaliar e otimizar os dados. A gestão de qualidade, como o nome sugere, também garante a qualidade dos dados da empresa.

10. SEGURANÇA DOS DADOS

Possui a função principal de criar e manter políticas de segurança da informação na organização.

ERROS NA IMPLANTAÇÃO DA GOVERNANÇA DE DADOS

A governança de dados é muito eficiente e cumpre com excelência o seu trabalho no quesito armazenamento e leitura dos dados. Porém, isso tudo só é possível quando a implantação dessa estratégia ocorre de forma correta.
O planejamento inadequado do projeto pode resultar em várias falhas, como: orçamentos elevados, prazos estendidos para além da realidade da empresa e resultados fora da expectativa.
Os dois principais erros na implantação estão listados abaixo:

1. MOTIVAÇÕES E OBJETIVOS NÃO DEFINIDOS

Uma grande falha na implantação da governança de dados, é que muitos gestores querem aplicar essa tarefa sem definir de forma sucinta as motivações e não são claros quais os objetivos esperados com a adição da governança de dados.
Na maioria das vezes, a ordem da implantação vem de diretores e gerentes, porém, as motivações e necessidade para tal ordem não foram debatidas e analisadas de forma aberta e clara.
Para evitar esse erro é preciso que os objetivos e motivações sejam entendidos por todos.

2. ASSESSMENT INADEQUADO

Um erro muito comum entre as implantações malsucedidas da governança de dados é a realização inadequada do Assessment.
O Assessment é essencial para que a nova estratégia funcione com excelência. A partir dele, a empresa poderá planejar as atividades prioritárias para a implantação da governança de dados. Ele deve ser feito no início e apresentar de forma clara e explícita a real situação da empresa.
Para que o Assessment seja considerado válido, as seguintes atividades devem ser contempladas:
  • entendimento e conhecimento das características principais da empresa;
  • avaliação das atividades existentes;
  • divulgação dos pontos fortes e fracos da empresa (PFOA), e;
  • definição de um plano de ação.
É importante frisar que o Assesment deve ser feito por consultores externos e sempre devem considerar os aspectos tecnológicos.
Neste artigo você descobriu o que é governança de dados, a importância de contar com essa ferramenta na empresa, as suas principais funções e erros durante a sua implantação. Aplique essas dicas na sua empresa e eleve a qualidade e produtividade do seu negócio.
Fonte: Toccato

Nenhum comentário:

Postar um comentário