segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Oito ferramentas para monitorar o desempenho digital de seus concorrentes.

O trabalho deve ser feito de forma a evitar a perda de tempo e garantir resultados reais. 


Conhecer o mercado e os concorrentes de seu negócio é uma prática utilizada há muito tempo pelas empresas. Porém, a análise da concorrência deixou e ser usada apenas para a disputa e competição entre marcas para ser também uma forma de aprendizagem e aperfeiçoamento entre elas. 
Essa prática é percebida entre as maiores companhias do mundo. Praticamente 90% das empresas listadas na Fortune Global 500 admitem reunir informações sobre seus concorrentes, sendo que 70% das empresas americanas  aumentaram o orçamento investido em análise da concorrência.
Para o guru do marketing digital e empreendedor Neil Patel - famoso por potencializar os lucros de gigantes como Amazon, Google e GM - o mundo dos negócios não poderia vivenciar um momento melhor do que este em que a concorrência deixou de inspirar medo aos concorrentes. "Estou feliz por termos chegado a esse ponto, pois hoje os profissionais de marketing estudam seus concorrentes para promover melhorias, e a análise da concorrência é uma estratégia que defendo há um bom tempo".
Patel explica que esse método deve ser feito de forma pensada para evitar a perda de tempo e garantir resultados reais. Com plena consciência do posicionamento de mercado da empresa, definir alguns passos iniciais é fundamental para os resultados. "É preciso saber antes de tudo o que você deseja buscar, quais as ferramentas corretas para obter essas informações e como irá aprimorar esses insights para alavancar seu negócio".
Patel destaca ainda que mesmo com todo engajamento para analisar a concorrência, cada negócio precisa ter sua estratégia de conteúdo bem definida e baseada em técnicas provadas. "Caso não perceba uma melhora significante em tráfego orgânico e geração de leads, pode ser necessário ajustar o tipo de conteúdo criado", afirma. 
Conheça as ferramentas listadas pelo especialista:
1. Rank Signals - Esta ferramenta gratuita serve para comparar o posicionamento de sites concorrentes. "Você recebe uma visão geral do perfil pesquisado. Além disso, os dados complementares que aparecem nos resultados lhe permitem traçar estratégias para se destacar onde seus concorrentes ainda não estão presentes", explica Patel.
2. SEMrush - "Você conseguirá dominar a pesquisa de concorrência de SEO com o uso dessa ferramenta, extremamente versátil e abrangente", destaca o especialista.
Após digitar a URL, a ferramenta dará uma visão geral do domínio pesquisado. Dados como: principais palavras-chave orgânicas, palavras-chave pagas, landing pages e backlinks são alguns dos dados fornecidos.
3. SimilarWeb - A SimilarWeb faz análise de tráfego entre sites concorrentes. Descobrir quais canais angariam mais visitantes e de onde essas visitas vêm, é uma de suas funções. "Conhecer como funciona o tráfego dos concorrentes e incrementar seu negócio com esses insights é fundamental. Nada mais importa para um blog se ele não gerar tráfego, por exemplo."
4. Alexa - Esta ferramenta da Amazon possibilita a quem começar um negócio estar bem informado sobre o atual momento do mercado em questão. Capaz de fornecer insights analíticos que comparam e otimizam negócios na internet, é utilizada para classificar a relevância de websites. "Esta ferramenta é muito útil para certificar-se de que está falando a mesma língua que seu público. Ferramentas de marketing para benchmark, quantidade de visualizações por mês, tempo gasto no site e a taxa de rejeição são alguns destaques da Alexa."
5. Social MentionUtilizada para observar as atividades dos concorrentes em redes sociais, a ferramenta serve para rastrear menções às marcas e saber com qual freqüência seus concorrentes são mencionados. "Atualmente, muitos investem tempo e recursos em redes sociais. É imprescindível fazer um acompanhamento nesse cenário", afirma o especialista.
6. Spyfu - É possível conhecer quais são as principais palavras-chave pagas e o custo delas, mensal ou por clique. "Essa é a opção perfeita para iniciantes em campanhas PPC (pagamento-por-clique) por ser simples e eficaz. Com ela você consegue saber onde seus concorrentes estão investindo e se valerá a pena fazer o mesmo para seu negócio", destaca Patel.
7. BuzzSumo - Ao inserir o domínio a ser pesquisado será possível receber informações dos posts de melhor desempenho sobre o concorrente buscado. "Faça a seleção do que for de maior relevância ao seu negócio e crie estratégias para ir além. Recomendo que seja feito também um cadastro para testar a ferramenta, pois a opção gratuita é limitada".
8. Operadores de busca do Google - Diferente das buscas normais realizadas no Google, que trazem muitos resultados e muitas informações a serem checadas, os operadores de busca do Google são capazes de criar buscas mais sofisticadas e específicas. "É uma excelente escolha que possibilita receber um resultado compatível com o que é buscado. Os operadores possibilitam, por exemplo, encontrar conteúdos não disponíveis na navegação do site", finaliza o especialista.

Fonte: CIO


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