terça-feira, 22 de agosto de 2017

Brasil tem 59,4 milhões de inadimplentes, mostra pesquisa


Pesquisa inédita do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostra que há no país hoje 59,4 milhões de pessoas com o CPF negativado - o que significa que o nome já foi parar nas listas de inadimplentes, após 90 dias de atraso. Em janeiro, eram 58,3 milhões de inadimplentes. A dívida média em atraso é de R$ 2.980, mas 43% não sabem ao certo o quanto devem.
Segundo o SPC Brasil, a maioria dos inadimplentes é de mulheres (56%), reflexo da população do país. Por faixa etária, a maior concentração de calotes está na faixa entre 25 e 49 anos, que detém 65% da amostra. E nove em cada dez inadimplentes pertencem às classes C, D e E (93%), enquanto os 7% restantes são das classes A e B.
"Mesmo com inflação abaixo de 3% e queda nos juros, o brasileiro ainda não sentiu no bolso os efeitos desse processo. O desemprego continua elevado, e a renda segue deprimida, afetando a vida financeira das pessoas", diz Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.
O estudo revela ainda que, de cada dez endividados, cinco (48%) não creem que conseguirão pagar nem parte das pendências nos próximos três meses.

Fonte: Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário