Dar e receber feedback é uma parte fundamental da experiência das
pessoas nas redes sociais. Os Likes, num aspecto geral, servem como ferramentas
para a manutenção de relacionamentos entre as pessoas e cumprem o papel de
indicadores sociais de aceitação e estima. Além disso, podem adquirir diferentes
significados para pessoas diferentes em cada contexto. É a opção curtir que
garante a construção de vínculos para manter relações virtuais com os
amigos e conhecidos.
Os comentários, compartilhamentos, ou seja, cada ação dentro dos
círculos criados nas mídias sociais carrega um significado intrínseco
específico, mas é o Like, a interação mais simples, que traz as interpretações
mais diversas e a maior dinamicidade no sentido de feedback. Apesar de ser
percebido pela maioria das pessoas como um capital social de menor valor, o
Like reflete a justificativa para muitas pessoas estarem constantemente ativas
no Facebook e nas redes sociais, que é a busca por aprovação, receber um
indicativo de aceitação constante nos conteúdos e ações.
Por ser uma forma menos esforçada de comunicação do que comentários ou mensagens, o Like é um sinal social que geralmente vêm para reduzir incertezas interpessoais, formar impressões e desenvolver afinidade. Pode ser um sinal de adequação ou aceitação social, pode significar apoio psicológico e empatia, ou simplesmente sinalizar que um amigo viu uma publicação.
O Like tem então uma importância teórica como um bem social. E essa
ambiguidade em torno dos seus significados é importante para compreender as
motivações do compartilhamento de conteúdo e o papel do feedback dos contatos
no ecossistema de mídia social.
Embora o Like contenha muito menos informação do que um comentário ou uma mensagem baseada em texto, não deixa de ser uma forma de conteúdo e, portanto, tem valor de engajamento. Dentro de um contexto particular, o número de curtidas que uma pessoa recebe pode indicar popularidade ou características de personalidade. Por exemplo, quanto mais Likes uma atualização de status de uma pessoa receber, mais extrovertida a pessoa vai parecer frente a um estranho.
É nítida a associação direta com a popularidade. Quer um exemplo? Uma pesquisa comportamental desenvolvida pelo Facebook Research descobriu que os usuários do Facebook se incomodam com a pressão por postar conteúdos populares entre os amigos, e que uma parcela dos jovens não hesita em excluir uma publicação ou foto por não ter interações suficientes. Os Likes podem ser descritos então como micro operações, que podem ajudar criar um ambiente onde é decretada uma lei de atenção recíproca, mesmo exigindo baixo nível de preparação social.
Mas o quão importante é para as pessoas ter um número suficiente de Likes e por quê?
Mais da
metade (52,7%) dos participantes do estudo do Facebook confirmaram que a
obtenção de um número suficiente de curtidas é importante para eles. No
entanto, apenas 16% dos participantes concordaram com a afirmação “Se o meu
post não recebe Likes suficientes, isso me faz sentir mal”. Embora a
maioria dos entrevistados não se sente mal sobre não ter Likes suficientes, em
respostas abertas, as descobertas envolvendo as motivações das pessoas ao
apertar o botão curtir foram curiosas.
As respostas incluíram quatro principais variáveis:
• Contrato
social (Somos amigos e precisamos demonstrar que gostamos das mesmas coisas)
• Atenção (Estou
realmente interessado no que meus amigos têm a dizer e em como se sentem em
relação às coisas)
• Apoio (Quero
parecer atencioso ou simplesmente ser solidário)
• Empatia (Me
identifico ou me relaciono de alguma forma com o que foi publicado).
O que importa mais – O número de curtidas ou de quem vieram esses likes?
Os
participantes se mostraram mais preocupados em receber Likes de pessoas
específicas, ao invés de uma determinada quantidade. De acordo com a
pesquisa, 42,5% dos participantes disseram que se importam mais com quem são as
pessoas que dão Like em suas postagens do que com o número de curtidas
recebidas, enquanto apenas 10,5 % disseram que o número era mais
importante. Além disso, 58,1 % concordaram com a afirmação que “Há certas
pessoas de quem eu desejo receber Likes, mais que de outras”.
O Like é a ação online mais onipresente no mundo. O simples ato de comunicação, independente do conteúdo, já é capaz
de passar uma mensagem simbólica que envolve o tempo e esforço que um
amigo está disposto a de dedicar ao outro, às opiniões e mensagens alheias. O
valor do Like como interação está ligado ao seu simbolismo como indicador de
aprovação, empatia e aos significados ocultos que o botão curtir carrega.
Por Renato Serra, Social Media da Grupom Consultoria e Pesquisa.
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