segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Qual é o valor real de um Like? Entenda a importância do “Botão” curtir nas relações online.

Dar e receber feedback é uma parte fundamental da experiência das pessoas nas redes sociais. Os Likes, num aspecto geral, servem como ferramentas para a manutenção de relacionamentos entre as pessoas e cumprem o papel de indicadores sociais de aceitação e estima. Além disso, podem adquirir diferentes significados para pessoas diferentes em cada contexto. É a opção curtir que garante a construção de vínculos para manter relações virtuais com os amigos e conhecidos.

Os comentários, compartilhamentos, ou seja, cada ação dentro dos círculos criados nas mídias sociais carrega um significado intrínseco específico, mas é o Like, a interação mais simples, que traz as interpretações mais diversas e a maior dinamicidade no sentido de feedback. Apesar de ser percebido pela maioria das pessoas como um capital social de menor valor, o Like reflete a justificativa para muitas pessoas estarem constantemente ativas no Facebook e nas redes sociais, que é a busca por aprovação, receber um indicativo de aceitação constante nos conteúdos e ações.

Por ser uma forma menos esforçada de comunicação do que comentários ou mensagens, o Like é um sinal social que geralmente vêm para reduzir incertezas interpessoais, formar impressões e desenvolver afinidade. Pode ser um sinal de adequação ou aceitação social, pode significar apoio psicológico e empatia, ou simplesmente sinalizar que um amigo viu uma publicação.

O Like tem então uma importância teórica como um bem social. E essa ambiguidade em torno dos seus significados é importante para compreender as motivações do compartilhamento de conteúdo e o papel do feedback dos contatos no ecossistema de mídia social.

Embora o Like contenha muito menos informação do que um comentário ou uma mensagem baseada em texto, não deixa de ser uma forma de conteúdo e, portanto, tem valor de engajamento. Dentro de um contexto particular, o número de curtidas que uma pessoa recebe pode indicar popularidade ou características de personalidade. Por exemplo, quanto mais Likes uma atualização de status de uma pessoa receber, mais extrovertida a pessoa vai parecer frente a um estranho.

É nítida a associação direta com a popularidade. 
Quer um exemplo? Uma pesquisa comportamental desenvolvida pelo Facebook Research descobriu que os usuários do Facebook se incomodam com a pressão por postar conteúdos populares entre os amigos, e que uma parcela dos jovens não hesita em excluir uma publicação ou foto por não ter interações suficientes. Os Likes podem ser descritos então como micro operações, que podem ajudar criar um ambiente onde é decretada uma lei de atenção recíproca, mesmo exigindo baixo nível de preparação social.

Mas o quão importante é para as pessoas ter um número suficiente de Likes e por quê?

Mais da metade (52,7%) dos participantes do estudo do Facebook confirmaram que a obtenção de um número suficiente de curtidas é importante para eles. No entanto, apenas 16% dos participantes concordaram com a afirmação “Se o meu post não recebe Likes suficientes, isso me faz sentir mal”. Embora a maioria dos entrevistados não se sente mal sobre não ter Likes suficientes, em respostas abertas, as descobertas envolvendo as motivações das pessoas ao apertar o botão curtir foram curiosas.

As respostas incluíram quatro principais variáveis:

• Contrato social (Somos amigos e precisamos demonstrar que gostamos das mesmas coisas)
• Atenção (Estou realmente interessado no que meus amigos têm a dizer e em como se sentem em relação às coisas)
• Apoio (Quero parecer atencioso ou simplesmente ser solidário)
• Empatia (Me identifico ou me relaciono de alguma forma com o que foi publicado).

O que importa mais – O número de curtidas ou de quem vieram esses likes?

Os participantes se mostraram mais preocupados em receber Likes de pessoas específicas, ao invés de uma determinada quantidade. De acordo com a pesquisa, 42,5% dos participantes disseram que se importam mais com quem são as pessoas que dão Like em suas postagens do que com o número de curtidas recebidas, enquanto apenas 10,5 % disseram que o número era mais importante. Além disso, 58,1 % concordaram com a afirmação que “Há certas pessoas de quem eu desejo receber Likes, mais que de outras”.

O Like é a ação online mais onipresente no mundo. O simples ato de comunicação, independente do conteúdo, já é capaz de passar uma mensagem simbólica que envolve o tempo e esforço que um amigo está disposto a de dedicar ao outro, às opiniões e mensagens alheias. O valor do Like como interação está ligado ao seu simbolismo como indicador de aprovação, empatia e aos significados ocultos que o botão curtir carrega. 


Por Renato Serra, Social Media da Grupom Consultoria e Pesquisa.

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