quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

MERCADO DO LUXO VII - Práticos e poderosos


Por Paulo Britto


Uma das virtudes da lei enunciada por Gordon Moore, um dos fundadores da Intel, é o inexorável aperfeiçoamento dos equipamentos de TI - tablets, smartphones, notebooks e todos os outros que ainda chegarão ao mercado. Em um artigo que publicou em 1965, ele disse que a cada dois anos a quantidade de transistores disponível num circuito integrado dobrava. O resultado dessa virtude permite que hoje levemos em nossos bolsos, bolsas e pastas aparelhos charmosos, elegantes, funcionais, velozes e poderosos - também em versões luxuosas.

Ana Peretti, da Sony Mobile: as pessoas acionam mais de cem vezes por dia o botão do celular

Dois em um - O R7 Touch da Acer tem tela de 15,6 polegadas
sensível ao toque e de alta definição.
Pode ser facilmente transformado em tablet.
Por R$ 6.049. br.acer.com
Nesses equipamentos, o brilho não vem do acabamento em materiais sintéticos, mas de telas sensíveis ao toque construídas com lâminas de safira, virtualmente à prova de riscos; de pedras preciosas, como os diamantes na parte externa; ou do ouro que às vezes reveste quase todo o aparelho.
Nessa vitrine tecnológica brilha, por exemplo, o Vertu Ti, que em Londres custa o equivalente a R$ 29.500 na versão básica: é um modelo de linhas clássicas, com carcaça em titânio e detalhes como fundo em cerâmica revestido em couro (pode ser crocodilo), e que toca ringtones gravados pela Sinfônica de Londres. Opcionalmente, pode ser ornado com diamantes, mas o preço, então, vai a US$ 300 mil (R$ 694 mil).



Tela no pulso - O SmartWatch 2 é a segunda
tela do novo smartphone da Sony,
o Xperia Z1: usa-se no pulso como
um relógio para ler mensagens,
notificações e também atender ligações.
Por R$ 999. www.sony.com



Memória de elefante - Com tela de 13 ou 15
polegadas de altíssima resolução, o Mac Book Pro é
um ultrabook que se destaca pela rapidez.
Memória em estado sólido (chips) no lugar de disco rígido.
Por R$ 5.999. www.apple.com



















Cristais possíveis - A Swarowski tem fones de
ouvido luxuosos, mas sem preço de joalheria,
decorados com cristais violeta ou incolores.
Por R$ 309. www.swarovski.com
Na linha clássica figura também o ONE-77, feito pela Mobiano em Vancouver, Canadá, com edição limitada de 77 unidades. Inspirado no design e estilo dos esportivos Aston Martin, tem botões de safira, aplicações desse cristal na tampa traseira e está disponível em dois acabamentos: ouro 24 quilates e ródio. Para esse e outros smartphones, a Mobiado tem um fone de ouvido com acabamento em ouro e madrepérola por US$ 360,00 (R$ 833).
Em contraste com esse estilo clássico há modelos de smartphones da Amosu Luxury e da Goldgenie, ambas da Inglaterra, que produzem versões do iPhone 5S inteiramente folheadas a ouro, com adornos que vão de cristais Swarowski a diamantes e rubis. Os preços começam em £ 2.447 (ou R$ 9.090) e o céu é o limite. Para esses smartphones a Amosu vende um fone bluetooth folheado a ouro, com 184 diamantes - é um modelo MotoPure H12 da Motorola e custa US$ 12 mil (ou R$ 27.700).
Conectado - Misto de tablet e smartphone, o Galaxy Note 3, 
da Samsung, pode se conectar ao Gear, sua tela auxiliar de pulso,
que exibe notificações das mensagens recebidas.
 Por R$ 2.799. www.samsung.com




Para durar - Ultrabook e ao mesmo tempo tablet,
o HP EliteBook Revolve opera 8 horas sem recarga.
 Por R$ 6.599. www.hp.com











Armazenagem vip - O pen-drive da joalheria suíça Shawish,
em ouro amarelo, rosa ou branco, com safiras e brilhantes,
armazena 32 gigabytes.
Por US$ 32.000. www.shawish.ch
Quem preferir investir num iPad2 folheado a ouro pode encontrá-lo na Gold & Co. também em Londres - foi ela quem produziu os modelos agora disponíveis para os hóspedes do hotel Burj Al Arab, em Dubai. Custam o equivalente a R$ 23 mil. O luxo dos gadgets atualmente alcança até os pen drives: a joalheria Shawish, de Genebra, vende um de 32 gigabytes, em forma de cogumelo, feito em ouro e safiras, por US$ 16.500 (R$ 38.100).
"No Brasil, esses produtos não estão disponíveis. Na verdade, os tablets e smartphones mais caros passaram a concorrer com as joias; entre ouro ou pedras, tem muita gente preferindo um ultrabook", conta Eliana Gola, professora de design de joias no Istituto Europeo de Design em São Paulo.
Uso triplo - O Think Pad Helix pode funcionar de três modos:
como ultrabook, como tablet e como “central de apresentações”.
Por R$ 5.999. www.lenovo.com
Com preços que superam os R$ 6 mil, os melhores ultrabooks do mercado brasileiro são ao mesmo tempo leves e com grande poder de processamento, explica Carlos Buarque, gerente de marketing de consumo da Intel: "Temos desenvolvido tecnologias para que esses equipamentos sejam poderosos e econômicos em consumo de energia, para poderem usar baterias menores e assim serem mais leves", diz. Com peso em torno de dois quilos, muitos têm agora telas sensíveis ao toque - é o caso do Acer R7 Touch, do Asus Zenbook, do HP Split X2 ou do Inspiron 15R da Dell. Alguns, como o Sony Duo 13, o HP EliteBook Revolve e o Lenovo Helix, além de terem telas sensíveis ao toque praticamente transformam-se em tablets, favorecendo o conforto de quem os usa no colo ou na mesa. Entre os modelos sem touchscreen nem tela destacável estão o MacBook Pro tela Retina, da Apple, e o Samsung ATIV Book 9 Lite, que se integra ao novos tablet Galaxy Note 3 ou ao ou ao smartphone Galaxy S4, permitindo atender chamadas ou responder SMS pelo computador.
Estreia - Com o modelo Prada, a LG estreia no luxo:
tela de 4,3 polegadas, câmera de 8 megapixels e
sistema operacional Android. Por R$ 1.100. www.lg.com
A estratégia de estender o alcance do celular levou a Samsung e também a Sony a desenvolver dispositivos de pulso - Galaxy Gear e a Sony o Smartwatch 2 - que permitem que se saiba o que está acontecendo no smartphone sem ter de acioná-lo. Ana Peretti, diretora de marketing da Sony Mobile no Brasil, conta que em média as pessoas acionam mais de cem vezes por dia o botão do celular: "É para ver notificações, hora, tudo. Então o Smartwatch é a segunda tela do telefone", diz ela. O produto funciona junto com os novos modelos top de linha Xperia Z Ultra e Z1. Da mesma linha faz parte o Tablet Z - os três são à prova d'água.

Corra, Lola - Rapidez é o forte do Ativ Book 9 Lite da Samsung:
 por não usar disco rígido e sim memória em estado
sólido (chips), liga em apenas oito segundos e volta do
estado de hibernação em apenas dois.
Por R$ 3.099. www.samsung.com
Num mercado ávido por novidades e sofisticação, LG, Nokia, Huawei e Motorola também disputam espaço entre os consumidores com maior poder de compra. "A LG tem acompanhado o crescimento do mercado de luxo e sempre tem produtos para ele", afirma Bárbara Toscano, gerente de marketing de celulares da empresa, que dois anos atrás lançou um modelo com design Prada e agora tem o G2 no topo da linha. A Motorola, hoje controlada pelo Google, está nesse segmento com o Moto X, a Huawei com o Ascend P6 e a Nokia com os modelos Lumia 925 e Lumia 1020.
VIP - O Vertu Ti é um dos smartphones mais caros do mundo.
Sua tela de toque não é de acrílico, mas de safira.
Por 7.900. www.vertu.com










Nenhum comentário:

Postar um comentário